- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Deus pode riscar o nome de um filho Seu do Livro da Vida?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Em minha leitura em Êxodo observei que Moisés pede a Deus que riscasse ele do Livro da Vida. Minha pergunta é se Deus pode riscar alguém do livro da vida, ou seja, uma pessoa que já conheceu a Deus e foi verdadeiramente salva pode ser riscada desse livro citado na Bíblia?

Caro leitor, muitas dúvidas são levantadas com relação ao Livro da Vida mencionado na Bíblia. É sempre importante não nos basearmos em um único verso para tirarmos nossas conclusões. Por isso, hoje vamos detalhar mais este tema.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Riscar meu nome do livro da Vida?

(1) A primeira coisa a ser dita é que entende-se por livro da vida [3] um livro mencionado na Bíblia onde ficam escritos os nomes dos salvos: “E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo” (Apocalipse 20:15).

Esse livro, portanto, seria o registro de Deus com os nomes daqueles que são Seus verdadeiros servos. Em Apocalipse temos a menção de que os nomes escritos no livro da vida foram escritos desde a fundação do mundo:

“a besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo e caminha para a destruição. E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida desde a fundação do mundo, se admirarão, vendo a besta que era e não é, mas aparecerá” (Apocalipse 17:8).

Perguntas sobre ter o nome riscado do livro da vida

(2) Essas menções nos levam a algumas perguntas importantes: Se o Livro da Vida foi escrito desde a Fundação do mundo (ou seja, antes do nosso nascimento), isso significa que ele já está escrito e finalizado, logo, como poderia algum nome ser apagado?

E se ele pode ter nomes inscritos e apagados no decorrer da história, por que a Bíblia afirma que ele foi escrito desde a fundação do mundo, dando a ideia de algo já feito, concluído?

Tudo isso parece indicar que ter nomes apagados desse livro não é algo possível, pois indicaria algum tipo de falha de Deus em não saber muito bem os nomes que de fato fazem parte desse livro!

No entanto, esse argumento precisa lidar com alguns textos que parecem nos indicar que esses nomes podem ser apagados. Seria uma contradição na Bíblia? Vejamos:

Textos bíblicos mostram que dá para ter o nome apagado do livro da vida?

(3) Muitas pessoas fazem uma leitura errada do texto que está em Êxodo 32:32: “Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste”.

Moisés não está aqui se referindo ao que a Bíblia chama de Livro da Vida, que é um livro mencionado como sendo onde se registra os nomes dos salvos.

Era muito comum que houvessem listas com os nomes dos súditos em um reino. Moisés está aqui disposto diante de Deus a assumir o dano de ser riscado do reino de Deus (que provavelmente aqui signifique a morte física) em favor dos seus irmãos israelitas.

Mas Deus deixa claro que isso não seria feito, pois um homem não pode dar a vida para tirar os pecados de outro homem: “Então, disse o SENHOR a Moisés: Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim” (Êxodo 32:33). Ou seja, cada um responde pelos seus próprios pecados diante de Deus!

(4) Mas o que dizer do Salmos 69:28: “Sejam riscados do Livro dos Vivos e não tenham registro com os justos”. Se esse livro dos vivos citado aqui é o mesmo que o Livro da Vida citado em Apocalipse, temos um problema sério de contradição, pois pessoas não salvas teriam sido registradas e o salmista pede que sejam riscadas do livro.

Por isso, é mais correto compreender que esse livro dos vivos seja uma figura de linguagem para demonstrar o controle que Deus tem sobre quem morre e quem fica vivo no mundo e ainda sobre o juízo de Deus recebido pelos perversos.

(5) Ainda temos uma citação bastante complexa: “O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos” (Apocalipse 3:5).

Alguns entendem que esse texto mostra que se Deus não apaga o nome dos vencedores, logo, o nome daqueles que não permanecerem como vencedores serão, então, apagados.

Ou seja, Deus estaria mostrando nesse texto que haveria possibilidade de algum nome ser apagado do Livro da Vida. Será?

Na realidade é mais provável que esse texto possa estar afirmando apenas que não é possível (de modo nenhum) que um servo verdadeiro de Jesus seja apagado desse livro.

A fala de Jesus em João 10:28 parece deixar isso muito claro: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão”.

Dizer, portanto, que alguém verdadeiramente filho de Deus pode ser riscado do livro da vida parece contradizer em muito essa afirmação de Jesus!

(6) Assim, parece-me claro que não existe possibilidade de Deus ficar apagando e registrando nomes neste Livro da Vida.

Antes, pela Sua soberania, Ele tem tudo em Suas mãos desde sempre e aqueles que são salvos por Ele serão conduzidos plenamente até o fim, até alcançarem plenamente a promessa. Leia também: 7 razões bíblicas pelas quais não podemos perder a salvação [5].