- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Política na Bíblia: O coração do sábio se inclina para direita e do tolo para esquerda?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Eu vi uma mensagem na internet, onde a pessoa cita o texto bíblico de Eclesiastes 10:2, que diz que sábio vota na direita e tolo vota na esquerda. Os comentários colocados ali mostram que a Bíblia afirma que o cristão sábio deve votar no candidato de direita e o outro é tolo. Pode me ajudar a entender esse versículo?

Caro leitor, é muito comum textos isolados da Bíblia causarem confusão na compreensão de muitos. Isso ocorre porque cada texto tem um contexto [2] que precisa ser considerado para que a significação do verso seja interpretada corretamente segundo a ideia explicitada que o autor dele quis demonstrar ali.

Vamos compreender melhor o que Salomão [3] quis dizer com direita e esquerda em seu texto:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [4]

Política na Bíblia? Direita e esquerda

(1) O texto de Eclesiastes 10:2 na tradução de João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada, diz: “O coração do sábio se inclina para o lado direito, mas o do estulto, para o da esquerda”.

A primeira coisa a ser observada é que os conceitos políticos de “direita” e “esquerda” que temos atualmente sequer se pensavam na época em que o verso foi escrito.

Salomão era rei, portanto, vivia debaixo de uma monarquia, que era o regime mais comum dos povos dessa época.

Na monarquia o poder supremo está nas mãos do rei, portanto, conceitos políticos de direita e esquerda sequer passavam pela mente de um rei.

O que significava direita e esquerda na Bíblia?

(2) Na Bíblia direita e esquerda passam muito longe do atual significado dos termos (mais dentro do campo político).

Na Bíblia, a direita, ou o lado direito, era considerado o mais hábil, isso porque sabe-se que a maioria da população é destra e não canhota. Por isso, essa figura era bem compreendida.

A mão direita (ou o lado direito do corpo) da maioria das pessoas tinha mais habilidade que a esquerda, por exemplo. Consequentemente, o lado esquerdo era mais desajeitado.

Essa simples observação natural cria essa figura de linguagem comparativa entre a direita (lado direito) ser “melhor” que a esquerda (lado esquerdo).

(3) Além disso, o lado direito também era usado como figura de honra, prestígio e poder. Veja: “Filhas de reis se encontram entre as tuas damas de honra; à tua direita está a rainha adornada de ouro finíssimo de Ofir” (Salmos 45:9).

Observe que o texto usa aqui a figura do lado direito para mostrar a honra dessa rainha prestigiada por esse rei, que a coloca em um lugar de destaque.

Estevão, pouco tempo antes de morrer, viu Jesus glorificado à direita de Deus. Aqui temos a figura de honra e prestígio também aplicada:

“Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita” (Atos 7:55)

(4) Outro conceito interessante é o de desvio. Direita e esquerda pode também significar desviar-se do caminho correto.

Nesse caso a pessoa é incentivada a não ir nem para a esquerda, nem para a direita: “Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal” (Provérbios 4:27).

Esses eram basicamente os conceitos usados para direita e esquerda na época de Salomão. Mas ainda falta analisarmos o que Salomão quis demonstrar em Eclesiastes 10:2.

O que significava direita e esquerda em Eclesiastes 10:2?

(4) O que temos ali é uma comparação no estilo de “uma coisa” versus “outra”. A comparação de Salomão é de como age um coração bom e um coração mau (tendo em mente a explicação sobre direita e esquerda que mencionei no ponto 2).

Eu gosto muito de como a NVT (Nova Versão Transformadora) traduz esse trecho, pois capta o sentido real do ensino: “O sábio escolhe o caminho certo, mas o tolo toma o rumo errado.” (Eclesiastes 10:2 – NVT).

Aqui temos o real significado da expressão: uma comparação de como age o coração do sábio e o coração do tolo no que diz respeito a sua inclinação de fazer o mal ou o bem. Ou seja, nada a ver com posições políticas!

(5) Dessa forma, essa montagem que circula na internet ou é uma espécie de brincadeira irônica de provocação entre “direita e esquerda” ou é uma manipulação de alguém buscando ensinar o que a Bíblia não ensina, pois tira o texto de seu contexto e insinua algo que o texto não diz originalmente.

Por isso, como servos de Deus, tomemos cuidado com o apoio que damos a produções como essa.