- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Fermento na Bíblia: Por que era visto de forma tão negativa?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: eu já li muitos textos na Bíblia onde o fermento parece ser usado como sendo algo negativo, algo ruim. Sei que muitos desses textos tem o uso figurado do fermento, mas gostaria muito de saber um pouco mais sobre os significados do fermento [2] na Bíblia, pois também já vi ele sendo usado de forma positiva.

Caro leitor, a Bíblia realmente tem muitos simbolismos que exigem de nós estudantes um pouco de esforço para compreendermos cada um deles e a aplicação deles em muitos contextos diferentes.

Hoje vamos descobrir juntos um pouco sobre o fermento na Bíblia.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [3]

Quais os significados do fermento na Bíblia?

(1) A primeira informação, por mais óbvia que seja, é o que é o fermento. Ele é um agente (uma enzima, um organismo) capaz de provocar a fermentação; levedura. Ele Também pode ser a própria massa de farinha que, tendo azedado, provoca a fermentação em outra massa de pão, quando a esta se mistura.

O fermento penetra toda a massa, a influencia a crescer e muda aspectos como sabor, cheiro e tamanho. Após essa definição simples, devemos compreender que era algo comum na cultura dos israelitas comer pão com fermento (Veja citação em Oséias 7:4).

No entanto, Deus manda que eles tirem o fermento em algumas ocasiões. A mais importante delas é a Páscoa [4], que era seguida da festa dos pães asmos [5], ou seja, sem fermento:

“Sete dias se comerão pães asmos, e o levedado não se encontrará contigo, nem ainda fermento será encontrado em todo o teu território” (Êxodo 13:7).

O fermento na Bíblia (Antigo Testamento)

(2) Essa primeira proibição tinha como símbolo a pressa com que israelitas iriam sair do Egito, rapidez essa que não permitiria que a massa ficasse descansando para o fermento fazer o efeito desejado.

Além disso, temos ainda o fermento significando corrupção e degradação em muitas partes da Bíblia. Por exemplo, esse simbolismo estava presente na proibição de se colocar fermento em ofertas levadas ao altar:

“Não oferecerás o sangue do meu sacrifício com pão levedado, nem ficará gordura da minha festa durante a noite até pela manhã” (Êxodo 23:18).

Porém, em algumas ofertas o fermento era permitido, como, por exemplo, a oferta de paz: “Com os bolos trará, por sua oferta, pão levedado, com o sacrifício de sua oferta pacífica por ação de graças” (Levítico 7:13).

O fermento na Bíblia (Novo Testamento)

(3) Com o passar do tempo, o fermento foi sendo cada vez menos usado na cultura judaica, não só devido à demora na preparação das massas, mas também porque ele foi ganhando cada vez mais esse aspecto simbólico de corrupção e decadência moral.

Ou seja, ele passou a ser visto como algo que representava o oposto da santidade que Deus desejava. Jesus usou várias vezes esse aspecto negativo, por exemplo, falando sobre o fermento dos fariseus, que comparou a sua doutrina maligna e sua hipocrisia:

“Então, entenderam que não lhes dissera que se acautelassem do fermento de pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus” (Mateus 16:12).

(4) Existe muitas discussão se Jesus teria usado o fermento como simbolizando algo positivo em Mateus 13:33: “Disse-lhes outra parábola: O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado”.

Alguns pensam que essa mulher mencionada por Jesus seria a representação do maligno e o fermento simboliza o mal que ele tenta adicionar em meio aos servos de Deus para contaminá-los.

Já outros pensam que Jesus estava falando aqui do poder de “contaminação” positivo do reino de Deus, usando o fermento de forma positiva.

(5) O fato é que, simbolicamente, o fermento é usado na maioria das vezes na Bíblia como representando o mal e características dele.

O apóstolo Paulo também fez esse uso negativo, quando manda que nos livremos dos aspectos negativos, imorais e corruptos do velho homem sem Deus:

“Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado” (1 Coríntios 5:7 – NVI).

Observe que Paulo usa simbolicamente a massa sem fermento simbolizando uma vida sem a contaminação do mal, influenciada por Cristo.

E, consequentemente, usa o fermento como sendo tudo de ruim, toda contaminação maligna que deve ser deixada quando nos entregamos a Jesus Cristo.