- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa choro e ranger de dentes no velho e novo testamento?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Em muitos textos bíblicos temos Jesus dizendo que haverá choro e ranger de dentes em algumas situações. Essa expressão tem qual significado na Bíblia? O que podemos entender quando ela aparece nos textos? Gostaria muito de entender mais à fundo.

Caro leitor, Jesus usou muitas figuras de linguagem [2] para transmitir de forma poética vários ensinos importantes. Por exemplo, quando Ele precisou falar sobre as ansiedades da vida [3]

Ele acalmou Seus discípulos mostrando lindamente o cuidado de Deus: “Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles” (Lucas 12:27).

Quando Jesus fala sobre choro e ranger de dentes, Ele também usa uma figura de linguagem, mas dessa vez, uma figura poética de quão terrível será a condenação.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [4]

Choro e ranger de dentes no velho Testamento

(1) Temos aqui duas expressões em uma. Ranger de dentes era uma expressão que já havia aparecido na Bíblia, em Jó 16:9, que diz:

“Na sua ira me despedaçou e tem animosidade contra mim; contra mim rangeu os dentes e, como meu adversário, aguça os olhos”.

Aqui temos a expressão sendo usada com o sentido de uma manifestação de ódio contra alguém. Ou seja, esfregar os dentes uns contra os outros (ranger) de tanto ódio e ira contra alguém.

Choro é uma expressão conhecida. Ela indica algum tipo de sofrimento, de pesar, de tristeza. Em alguns casos pode ser usada como um “choro de alegria”, mas esse uso é menos comum.

Mas o uso que Jesus fez da expressão no Novo Testamento vai um pouco além desses significados.

Choro e ranger de dentes no Novo Testamento

(2) Em um dos textos em que Jesus usa a expressão, temos a aplicação dela no contexto da condenação final, ou seja, de quando Deus aplicará a Sua justiça sobre as pessoas que O rejeitaram.

Sobre isto, Jesus diz: “Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes, no reino de Deus, Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós, lançados fora” (Lucas 13:28).

Aqui a expressão indica desespero, sofrimento, pois essas pessoas verão sua condenação e saberão que não haverá como recorrer dela; antes, terão de cumprir sua penalidade eterna.

Isso gerará grande desespero, devido à gravidade da pena. Daí o uso de “choro” e também de “ranger os dentes”, que pode indicar também certo ódio, descontentamento e ira pela situação que se está vivendo. Certamente temos aqui um nível de aflição gigantesco.

(3) Em um outro texto Jesus aprofunda os detalhes sobre esses que irão chorar e ranger seus dentes: “Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes” (Mateus 13:41-42).

Essa expressão também aparece em Mateus 8:12, Mateus 13:50, Mateus 22:13, Mateus 24:51, Mateus 25:30, o que mostra que Jesus a usou várias vezes, mostrando aos Seus ouvintes que esse ensino deveria ter atenção por parte de todos. Jesus quis chamar a atenção para o terrível momento da condenação ao inferno.

Não será algo prazeroso. Será algo carregado da justiça de Deus, mas que provocará nos condenados dores terríveis e o distanciamento de Deus, que é a maior dor que alguém pode sofrer!

Essa situação não poderia provocar outra atitude senão choro e um ranger de dentes de agonia por estar passando por tão grande e justa condenação!