- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa choro e ranger de dentes no antigo e novo testamento?

Você pergunta: Em muitos textos bíblicos temos Jesus dizendo que haverá choro e ranger de dentes em algumas situações. Essa expressão tem qual significado na Bíblia? O que podemos entender quando ela aparece nos textos? Gostaria muito de entender mais à fundo.

Caro leitor, Jesus usou muitas figuras de linguagem [1] para transmitir de forma poética vários ensinos importantes. Por exemplo, quando Ele precisou falar sobre as ansiedades da vida [2], Ele acalmou Seus discípulos mostrando lindamente o cuidado de Deus: “Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles” (Lucas 12:27). Quando Jesus fala sobre choro e ranger de dentes, Ele também usa uma figura de linguagem, mas dessa vez, uma figura poética de quão terrível será a condenação.

O que significa choro e ranger de dentes no antigo e novo testamento?

Choro e ranger de dentes no Antigo Testamento

(1) Temos aqui duas expressão em uma. Ranger de dentes era uma expressão que já havia aparecido na Bíblia, em Jó 16:9, que diz: “Na sua ira me despedaçou e tem animosidade contra mim; contra mim rangeu os dentes e, como meu adversário, aguça os olhos”. Aqui temos a expressão sendo usada com o sentido de uma manifestação de ódio contra alguém. Ou seja, esfregar os dentes uns contra os outros (ranger) de tanto ódio e ira contra alguém. Choro é uma expressão conhecida. Ela indica algum tipo de sofrimento, de pesar, de tristeza. Em alguns casos pode ser usada como um “choro de alegria”, mas esse uso é menos comum. Mas o uso que Jesus fez da expressão no Novo Testamento vai um pouco além desses significados.

Choro e ranger de dentes no Novo Testamento

(2) Em um dos textos em que Jesus usa a expressão, temos a aplicação dela no contexto da condenação final, ou seja, de quando Deus aplicará a Sua justiça sobre as pessoas que O rejeitaram. Sobre isto, Jesus diz: “Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes, no reino de Deus, Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós, lançados fora” (Lucas 13:28). Aqui a expressão indica desespero, sofrimento, pois essas pessoas verão sua condenação e saberão que não haverá como recorrer dela; antes, terão de cumprir sua penalidade eterna. Isso gerará grande desespero, devido à gravidade da pena. Daí o uso de “choro” e também de “ranger os dentes”, que pode indicar também certo ódio, descontentamento e ira pela situação que se está vivendo. Certamente temos aqui um nível de aflição gigantesco.

(3) Em um outro texto Jesus aprofunda os detalhes sobre esses que irão chorar e ranger seus dentes: “Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes” (Mateus 13:41-42). Essa expressão também aparece em Mateus 8:12, Mateus 13:50, Mateus 22:13, Mateus 24:51, Mateus 25:30, o que mostra que Jesus a usou várias vezes, mostrando aos Seus ouvintes que esse ensino deveria ter atenção por parte de todos. Jesus quis chamar a atenção para o terrível momento da condenação ao inferno. Não será algo prazeroso. Será algo carregado da justiça de Deus, mas que provocará nos condenados dores terríveis e o distanciamento de Deus, que é a maior dor que alguém pode sofrer! Essa situação não poderia provocar outra atitude senão choro e um ranger de dentes de agonia por estar passando por tão grande e justa condenação!