- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa ser cerimonialmente impuro na Bíblia?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: No domingo ouvi uma pregação de meu pastor onde ele dizia sobre a pessoa ser cerimonialmente impura. Não entendi muito bem sobre o que seria estar cerimonialmente impuro, o que seria isso na prática, pois não era o foco da pregação dele. Gostaria de entender o que significa isso na Bíblia e se hoje em dia podemos ainda estar cerimonialmente impuros diante de Deus.

Cara leitora, a expressão cerimonialmente impuro não existe na Bíblia, mas é uma expressão teológica usada para explicar algumas questões importantes descritas na Bíblia que irei de ajudar a entender agora.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

O que significa cerimonialmente impuro na Bíblia?

(1) Essa expressão foi criada para nos ajudar a compreender o que a lei de Deus no Antigo Testamento [3] apontava sobre pessoas impuras ou imundas.

Uma pessoa impura ou imunda [4] era alguém que não estava naquele momento de acordo com as leis (exigências) de Deus (seja por atitudes internas ou problemas externos), ou seja, pessoas que não tinham observado algum aspecto da lei ou que estavam passando por algum problema em sua vida que as tornava imundas ou impuras por certo tempo.

Nesse contexto, estar impuro ou imundo significava que a pessoa não poderia participar dos rituais (cerimônias) de culto a Deus e que deveria guardar certo tempo até que pudesse novamente estar pura e limpa para participar.

É por isso que se diz que a pessoa estava cerimonialmente impura (em desacordo com as exigências de Deus). Mas vamos entender melhor com alguns exemplos.

Exemplos de cerimonialmente impuro

(2) Um exemplo interessante é que uma mulher que tivesse um descontrole na sua menstruação e ficasse com sangramentos frequentes estava cerimonialmente impura e não podia participar dos cultos e rituais:

“Também a mulher, quando manar fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua menstruação ou quando tiver fluxo do sangue por mais tempo do que o costumado, todos os dias do fluxo será imunda, como nos dias da sua menstruação” (Levítico 15:25).

Essa mulher deveria aguardar certo tempo após estar curada desse problema e então poderia participar de novo, ou seja, estaria cerimonialmente pura:

“Porém, quando lhe cessar o fluxo, então, se contarão sete dias, e depois será limpa” (Levítico 15:28).

(3) Um outro exemplo dessa pureza cerimonial exigida era referente às leis alimentares. Alguns animais não podiam ser comidos e comê-los constituía trazer para si impureza:

“para fazer diferença entre o imundo e o limpo e entre os animais que se podem comer e os animais que se não podem comer” (Levítico 11:47).

Podemos citar também doenças, como a lepra e outras doenças de pele, que também deixavam as pessoas cerimonialmente impuras (Levítico 13-14). Tocar fluxos corporais, como sêmen, ou tocar em um morto, também deixava a pessoa impura por certo período de tempo (Levítico 22:4).

Esses exemplos demonstram que Deus se importava com todas as áreas da vida da pessoa e que deveria haver uma observação criteriosa por parte de cada um para que o culto prestado a Deus fosse agradável.

Deveria haver pureza exterior e interior na prática do culto a Deus de acordo com as regras que o próprio Deus estabeleceu. Quebrar essas regras deixava as pessoas cerimonialmente impuras.

Hoje podemos ainda ficar cerimonialmente impuros?

(4) Após a vinda de Jesus Cristo [7] as leis cerimoniais tiveram seu cumprimento pleno, ou seja, não mais as observamos. Na época de Cristo se vivia muito a exteriorização [8] da lei, ou seja, tudo ficava muito no campo exterior.

Fariseus e líderes religiosos foram muito criticados por Cristo por conta disso. Jesus focou mais no aspecto interior da lei, ou seja, em como a impureza do pecado atinge o coração e nos torna impuros.

Sabemos que o ser humano pecaminoso está sempre contaminado pela impureza do pecado que o afasta de Deus, assim, as leis cerimoniais apontavam para Cristo, aquele que traria a pureza plena à vida de Seus servos através de Seu sacrifício perfeito.

Hoje nosso foco é andarmos em Cristo, que nos purifica e nos torna aceitáveis na presença de Deus: “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7).