- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa o reino dos céus é tomado por esforço em Mateus 11:12?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Sempre aprendi que a salvação é pela graça de Deus e não pelas nossas obras, no entanto, li uma fala de Jesus em Mateus 11:12 dizendo que o reino dos céus é tomado por esforço e não entendi nada! Existe algum esforço do homem para entrar no reino dos céus ou é somente pela graça de Deus?

Caro leitor, algumas falas de Jesus exigem um pouco mais de esforço interpretativo para conseguirmos extrair a mensagem que Ele quis passar.

É o caso desse texto, que é uma das falas de Cristo [2] que tem uma difícil interpretação. Vamos tentar aprender o que ele está ensinando?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [3]

O reino de Deus é tomado por esforço?

(1) Vejamos inicialmente o texto completo: “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele” (Mateus 11:12).

A primeira coisa a destacarmos é que Jesus está falando de um período de tempo específico, que vai dos dias de João Batista até aquele momento. Então, nesse período de tempo, diz Jesus, “o reino dos céus é tomado por esforço”.

O significado mais provável dessa frase de Jesus seria que o reino dos céus [4], ou seja, a mensagem proclamada, a verdade revelada naquele período de tempo, sofria grave oposição e resistência, mas mesmo assim se mantinha firme. Essa foi uma realidade desse período.

Podemos nos lembrar, por exemplo, da grave resistência de Herodes contra João Batista e o intento de matar Jesus quando este era uma criança.

(2) Em Lucas 16:16 temos essa mesma fala, mas narrada por Lucas da seguinte forma: “A Lei e os Profetas vigoraram até João [6]; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele”.

Observe que Lucas destaca o triunfo do anúncio da mensagem de Deus e a busca para entrar neste reino (que nem sempre era da forma como Deus desejava, já que muitos queriam entrar no reino de Deus pelos seus próprios méritos [7] e esforços pessoais, usando até mesmo a força).

Mas no reino de Deus as regras são de Deus e não dos homens! E, mesmo com esforços humanos, só entraria nesse reino quem se dobrasse ao REI DOS REIS!

Os que se esforçam se apoderam dele

(3) Agora precisamos analisar a última parte de Mateus 11:12, que diz: “e os que se esforçam se apoderam dele”. Essa frase não deve ser entendida como sendo um apontamento de que pessoas pelos seus próprios esforços entram no reino dos céus.

Jesus parece continuar sua crítica às pessoas que tentam se apoderar do reino de Deus (dominá-lo, ditar as regras) usando a força. Eu gosto bastante da tradução na linguagem de Hoje [8], ela nos dá bem a ideia central deste texto:

“Desde os dias em que João anunciava a sua mensagem, até hoje, o Reino do Céu tem sido atacado com violência, e as pessoas violentas tentam conquistá-lo” (Mateus 11:12 – NTLH).

Essa tradução parece captar muito bem o sentido dos originais, que é mostrar claramente como as pessoas lidavam com a mensagem de Deus.

(3) Dessa forma, observamos uma severa crítica de Jesus àquela geração de pessoas, que mesmo tendo presenciado uma grande obra de Deus em seu tempo, ainda assim se opuseram ao reino de Deus achando que podiam contê-lo, achando que Deus deveria agir como elas desejavam e não como Deus decretou em Seus planos!

Os esforços dessas pessoas seriam em vão, pois todo o plano de Deus se cumpriria, com ou sem oposição.

Deus colocou diante de todos as suas regras, a sua salvação, da sua forma e não da forma como o homem queria que fosse!