- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que é a paz que excede todo o entendimento e como recebê-la?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Em uma das cartas de Paulo ele relata sobre uma paz que excede todo o entendimento. Eu sei que essa paz é a paz que Deus nos dá, mas o que seria exceder todo o entendimento? Como essa paz age em nossa vida de forma prática e como podemos tê-la? Gostaria muito de entender esse versículo.

Caro leitor, em Filipenses 4:7 temos essa linda mensagem: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.

Para entendermos a ação dessa paz em nossa vida, é preciso entender porque Paulo falou dela aqui e como ela age em nós.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

A paz que excede todo o entendimento

(1) A primeira coisa a se observar é que a paz que excede todo o entendimento é consequência [3] de uma forma diferente de encarar as realidades da vida.

Ela vem, segundo o texto, depois que aprendemos a controlar as ansiedades da vida [4] através da oração confiante colocada diante de Deus e atitudes de gratidão diante Dele. Vejamos o verso anterior:

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Filipenses 4:6).

O que é a paz que excede todo o entendimento?

(2) Observe que a paz que excede todo o entendimento vem depois que nós colocamos em prática o conselho bíblico de não andar ansiosos e de colocarmos nossos pedidos, nossas questões diante de Deus com “ações de graças”, ou seja, com um coração grato.

Ela é uma consequência, não é algo automático que vem sobre nós sem fazermos nada!

É em um coração grato, que confia em Deus, que ora, que tem comunhão com o pai, que brotará a paz que excede todo entendimento!

Mas agora precisamos definir o que é essa paz. Paz aqui vem do grego “eirene” e aponta para algo que nos traz “segurança, prosperidade, felicidade, um estado de tranquilidade”.

Quando o texto diz que essa paz “excede” está apontando para “algo superior, que está acima de, que sobressai”. E essa paz excede o quê? Todo entendimento. Entendimento é a nossa capacidade de percepção, de entender as coisas.

(3) Isso nos leva a compreender que Paulo está falando aqui de uma paz que será derramada sobre nós e que irá nos surpreender, uma paz que irá além do que podemos compreender com nossa razão, uma paz vinda diretamente de Deus e que inunda a vida daqueles que se entregam a Ele, que reconhecem sua pequenez diante de muitas questões da vida e que confiam no Senhor de todo o coração de forma agradecida.

Essas pessoas aprendem a não ser ansiosas pelo dia de amanhã, aprendem a orar e confiar em Deus e como resultado são inundadas por essa paz que excede todo entendimento, que é uma surpreendente bênção de Deus que podemos experimentar. Você já experimentou essa paz?

(4) A ação dessa paz é completa. Paulo ensina que ela “guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”. A palavra guardará no grego é “phroureo” e traz a ideia de uma guarda militar que protege da invasão inimiga.

Isso diz muito sobre essa ação de Deus em nossa vida! Quantos inimigos desejam destruir nossa mente, nosso coração, nossa saúde mental?

As ansiedades da vida atacam ferozmente nossa mente e coração, não nos deixando ter paz. Mas Deus nos promete Sua proteção contra esses inimigos quando nos colocamos debaixo dessa proteção que excede tudo que conhecemos através de uma fé viva Nele e de um coração agradecido!