- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Por que a Bíblia diz que o sol parou no céu se é o planeta que se movimenta e não o sol?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: No livro de Josué encontramos um fato que me intrigou: foi quando a Bíblia narra que o sol e a lua pararam no céu para que Israel derrotasse seus inimigos. A minha dúvida é que analisando essa passagem encontramos um erro, já que não é o sol que se movimenta no sistema solar [2], mas sim o planeta que gira em torno dele mesmo e do sol. Como isso pode ser explicado? Seria algum erro na Bíblia? Erro de tradução, por exemplo?

Caro leitor, essa realmente é uma passagem intrigante da Bíblia. Mas podemos compreender o porquê da narrativa estar daquela forma e você também entenderá. Vamos lá?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [3]

O sol e a lua pararam seu movimento normal no céu?

(1) O texto onde encontramos essa narrativa é Josué 10:12: “Então, Josué falou ao SENHOR, no dia em que o SENHOR entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel; e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeão, e tu, lua, no vale de Aijalom”.

A primeira coisa a se observar nesse texto é o que ele está descrevendo. Nesse ponto temos duas interpretações que são levantadas para o que significa “Sol, detém-te em Gibeão, e tu, lua, no vale de Aijalom”:

O Sol realmente parou no céu e houve um dia com mais horas:

a) Alguns pensam que Deus prolongou o dia para que Josué terminasse a batalha. Isso implicaria em aumentar o número de horas de um dia, o que teria causado muitos impactos de forma global.

Inclusive, pensam alguns, que esse acontecimento gerou o que chamamos de ano bissexto… Será? Não sabemos!

Os que pensam que essa seria a interpretação correta argumentam que para Deus não existem impossíveis e que o verso de Josué 10:13 indicaria claramente isso:

“E o sol se deteve, e a lua parou até que o povo se vingou de seus inimigos. Não está isto escrito no Livro dos Justos? O sol, pois, se deteve no meio do céu e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.”

O Sol e a Lua seguiram seu curso normal, o que houve foi alívio do brilho do sol:

b) Outros pensam que o que Josué buscou foi sombra, ou seja, que Deus de alguma forma os protegesse do brilho forte do sol e assim, com uma temperatura mais amena, eles teriam mais energia para a batalha.

Isso poderia ter sido feito com uma nuvem, por exemplo, à semelhança da nuvem que protegeu o povo de Israel do sol forte na caminhada no deserto.

Esses afirmam que a palavra traduzida para o português “deteve” (em 10:13), no hebraico é “Ìamad”, que significa algo como “fique quieto, silencioso ou parado“; e então “descanse”. Seria então Deus dando alívio da ação costumeira do sol a eles.

(2) Dito isto, considerando que a primeira explicação fosse a correta e tivéssemos nesse texto a descrição de Deus “parando” o sol e estendendo a luz do dia por mais horas, devemos compreender que a narrativa não tem o objetivo de trabalhar a parte científica dos movimentos dos astros.

Até porque nessa época ainda não se entendia dessas questões plenamente. O objetivo da narrativa é descrever o fato ocorrido da perspectiva de quem o estava observando.

Nesse sentido, considerando essa primeira hipótese do sol e da lua terem “parado” no céu, isso seria exatamente o que uma pessoa estaria vendo aqui da terra. Quando olhamos o sol, a impressão que temos é que ele se movimenta no céu.

(3) A narrativa feita dessa forma, então, não é um erro, até porque expressões como essa são comuns e são usadas até mesmo em nossos tempos modernos:

Quando dizemos, por exemplo, que “o sol vai se pôs” também estamos dizendo algo com base na perspectiva da observação e não científica, pois, o correto a se dizer é que a terra está em seu movimento de rotação e a luz do sol vai deixando de incidir naquele local em que estamos.

Assim, a Bíblia não está errada, mas correta em sua descrição, que foi feita da perspectiva da observação do autor!