- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa elevo os olhos para aos montes no Salmos 121?

Você Pergunta: o que significa aquela expressão elevo os olhos para os montes no Salmos 121? Já ouvi muitas interpretações a respeito, mas confesso que nenhuma me convenceu totalmente. Que montes seriam esses e porque o salmista registra que eleva os olhos para eles? Poderia montar um estudo e me ajudar a entender?

Caro leitor, quando lemos o livro de Salmos estamos lendo uma grandiosa coletânea que tem como base principalmente a cultura judaica, pois o povo judeu tem foco central nos escritos. Sendo assim, temos ali elementos culturais, geográficos, linguísticos e outros que eram muito comuns àquele povo naquela época. Assim, para uma melhor compreensão dos Salmos, sempre temos que ter em mente esses elementos. Veremos isso muito claramente no Salmos 121.

O que significa elevo os olhos para aos montes no Salmos 121?

O que significa elevo os olhos para os montes?

(1) O salmos 121:1 diz: “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?”. O significado mais aceito de “elevo os olhos para os montes” é que o escritor, que escreve aqui um cântico de romagem, ou seja, um cântico de peregrinação, cantado pelos fieis quando em viagem para as festas oficiais do povo judeu, estava justamente a contemplar a grandeza das montanhas de Jerusalém [1]. Lembrando que era em Jerusalém que fica o templo maior de adoração, onde se faziam os sacrifícios e onde se comemoravam as festas nacionais desse povo. O salmista olha para os montes cheio de esperança, pois não só as montanhas representavam a grandeza e o poder de Deus, como Jerusalém representava, através do templo sagrado, a presença viva de Deus em meio ao Seu povo.

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

(2) Outra interpretação para “elevo os olhos para os montes” é que o salmista está fazendo uma espécie de provocação aos pagãos. Era muito comum que as nações pagãs fizessem templos e imagens de seus ídolos [8] em montes e embaixo de grandes árvores e fizessem suas orações e oferendas olhando para esses montes, como que chamando seus deuses para agir em favor delas. O salmista, então, estaria, em sua complementação, deixando claro que o socorro só poderia vir do único Deus verdadeiro e não de qualquer outro falso deus: “O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra” (Salmos 121:2). Ali onde o tradutor para o português usou a palavra “SENHOR” todas em maiúsculas [9], no original em hebraico , é o nome de Deus “Y ̂ehovah”.

(3) Considerando qualquer uma das duas interpretações, podemos notar que o salmista está focado na presença viva do Deus que o socorre; o salmista tem plena confiança Nele! Quando pergunta “de onde me virá o socorro?” ao final do verso um, não está de modo algum duvidando que Deus o socorreria, mas fazendo uma pergunta para introduzir uma resposta que seu coração já conhecia muito bem e que é o tema central deste salmo, que é a confiança plena no Deus todo poderoso que não dorme e não cochila na proteção de Seu povo!