- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Por que o demônio sai da pessoa, volta e traz outros sete?

Você pergunta: Em uma citação de Jesus Ele diz que o demônio sai do homem, volta e traz outros sete e ali encontra a casa vazia, varrida e ornamentada e o estado dele se torna pior que o primeiro. O que quer dizer isso na prática? Qual ensino Jesus está querendo nos ensinar nessa fala difícil de entender?

Caro leitor, a passagem a que você se refere está em Mateus 12:43-45: “Quando o espírito imundo [1] sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. Por isso, diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa”. Vamos analisar esse texto para compreendermos o que Jesus quis ensinar aqui:

Por que o demônio sai da pessoa, volta e traz outros sete?

Por que o demônio sai da pessoa, volta e traz outros sete?

(1) Muitos se questionam sobre quem Jesus está falando aqui. O início do verso 43 parece mostrar que Ele está falando de uma pessoa qualquer ou comum: “Quando o espírito imundo sai do homem…”. Mas o final da citação no verso Mateus 12:45 parece indicar que Ele está falando da nação de Israel [2], usando a figura do espírito imundo que sai desse homem como comparação: Assim também acontecerá a esta geração perversa”. Essas são duas possibilidades. Jesus pode estar dando um recado ao povo israelita que estava rejeitando Sua vinda e também falando de como individualmente as pessoas O rejeitam e o que ocorre com elas. Mas independentemente do público alvo para quem Ele se dirige, o foco principal é o conteúdo da mensagem.

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [3]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [4]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [5]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [6]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [7]
- Outros Materiais (Comece aqui) [8]

(2) Jesus usa a vida desse homem em comparação com uma casa. Uma casa abandonada é um convite para que todo tipo de gente ruim tome conta dela. Na história de Jesus os demônios tomaram conta do coração de um homem porque claramente ele não tinha Deus em sua vida. Por algum motivo, que muitos pensam que seja a própria vinda de Cristo ao mundo, esse demônio saiu desse coração. Inicialmente foi expulso. No entanto, algo NÃO aconteceu nesse coração! Esse coração não recebeu a presença de Jesus. Ele permaneceu sendo uma “casa vazia” convidando o maligno a entrar nela. E uma casa vazia e abandonada voltará a ser saqueada pelo diabo. Quais ensinos podemos tirar dessa história ensinada por Cristo?

a) Um coração sem Jesus está aberto para a ação do diabo. Quando uma pessoa fica neutra com relação a Jesus, quando O rejeita, mantém seu coração sem Deus, o que é um convite para uma atuação cada vez maior do diabo na vida dela.

b) Não podemos ser isentos ou neutros com relação a Cristo. Ou Ele mora de verdade em nosso coração ou nosso coração está aberto, arrumado, varrido e ornamentado [9] para o diabo agir nele. Isso é algo sério e exige uma decisão de nossa parte.

c) Um coração aberto para o diabo sempre piorará com o tempo, pois o diabo gosta de destruir (Por isso Jesus diz que o demônio que saiu leva depois outros sete piores). Aquele povo rejeitou o salvador, por isso, o estado em que viveriam pioraria a cada dia. Todo aquele que rejeita Jesus Cristo está abraçando o maligno e uma vida de destruição!

d) Por isso, a maior obra de libertação de pessoas não é expulsar demônios, fazer exorcismos e nem entrevistar demônios como vemos absurdamente alguns fazendo na tevê. A maior obra de libertação é pregar sobre Jesus Cristo e levar a pessoa a compreender o evangelho da salvação e crer no Salvador, Jesus Cristo [10]! Isso fará com que sua casa seja habitada e cuidada por Deus!