- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa Jesus ser o primogênito de entre os mortos?

Você pergunta: Por que o apóstolo Paulo chamou Jesus de primogênito de entre os mortos se Jesus Cristo ressuscitou e não ficou morto? Não entendi muito bem o que ele quis dizer com essa expressão. Pode me ajudar a entender melhor a profundidade desse texto?

Cara leitora, algumas expressões da Bíblia exigem que façamos certas conexões com termos e significados citados em outros livros para que consigamos entendê-las. Daí a importância de estudarmos toda a Bíblia e não apenas alguns livros específicos. Mas você verá que fazer essas conexões não é um bicho de sete cabeças.

Por que Jesus foi chamado de Primogênito de entre os mortos?

Por que Jesus foi chamado de primogênito de entre os mortos?

(1) O texto onde Paulo menciona essa expressão é Colossenses 1:18: “Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia”. Alguns versos antes Paulo descreve a glória de Cristo. Ele começa falando que Jesus é o primogênito de toda a criação (Colossenses 1:15). Explicamos sobre isso aqui neste estudo: o que significa primogênito [1]. Depois fala sobre todas as coisas sendo criadas por meio de Cristo e para Ele (Colossenses 1:16). Paulo lembra que Cristo é antes de todas as coisas e sustenta todas as coisas (Colossenses 1:17).

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

(2) Quando Paulo diz que Cristo é o primogênito de entre os mortos tem o foco de explicar algo grande sobre Jesus. Sabemos que primogênito, dentro da Bíblia, é aplicado para designar o primeiro filho de um casal. Na cultura judaica [8] esse primeiro filho recebia até mesmo uma porção a mais de herança, pois tinha a responsabilidade de substituir o pai na liderança da família. Esse é o significado mais usual da expressão primogênito.

(3) No entanto, no texto de Paulo, primogênito de entre os mortos aponta não para um nascimento humano, para um primeiro filho morto de um casal, mas para Cristo como o primeiro de entre os mortos a vencer a morte. O foco de Paulo aqui é na ressurreição de Jesus [9], na vitória Dele sobre a morte. Essa vitória Dele sobre a morte abriu caminho para a nossa vitória também (daí ser chamado de primogênito de entre os mortos, indicando que outros também venceriam). Ele foi o primeiro a realizar tal obra, teve a primazia nisso, como em todas as coisas! Jesus destruiu esse inimigo, que é chamado na Bíblia de o último inimigo: “O último inimigo a ser destruído é a morte” (1 Coríntios 15:26).

(4) Por fim, entendemos que Paulo deseja demonstrar a grandeza da glória de Cristo em todos os aspectos, tanto de quem Ele é, do que Ele fez e da forma como fez. Jesus venceu plenamente cada etapa de Sua missão e, vindo em forma humana, nos trouxe a esperança de que, junto Dele, também, como Ele, seremos cada um a seu tempo, vitoriosos também sobre a morte que virá sobre nós.