- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Por que Deus abandonou Jesus na cruz se ele e o Pai eram um?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Lendo os relatos da morte de Jesus na cruz me deparei com o registro de Marcos 15:34, onde Jesus pergunta a Deus porque Deus o abandonou. Isso me deixou um tanto confuso, pois Jesus já havia dito que Ele e o Pai eram um. Como Deus poderia abandonar Jesus no momento mais difícil na cruz? Qual o significado disso? Por que Jesus disse: Por que me abandonaste?

Caro leitor, as palavras de Jesus na cruz certamente foram de uma profundidade gigantesca. Elas precisam ser analisadas com toda consideração, pois nos dizem verdades bíblicas grandiosas.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que Deus abandonou Jesus na cruz?

(1) O relato de Marcos mostra que pouco tempo antes da morte de Jesus Ele diz uma frase profunda e que trouxe até mesmo um pouco de confusão perante os que ali presenciavam a cena:

À hora nona, [3] clamou Jesus em alta voz: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? Que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Marcos 15:34).

Jesus diz uma frase na língua aramaica [4] que, inicialmente, muitos confundiram, achando que Ele chamava pelo profeta Elias (Marcos 15:35), devido ao som parecido das palavras e também por muitos acreditarem que o profeta Elias viria novamente em algum momento da história. Mas Ele citava o Salmo 22:1.

Deus realmente abandonou Jesus?

(2) Sim, Deus abandonou Jesus. Mas para compreender essa questão é preciso compreender amplamente a missão de Jesus. A missão Dele era ser o sacrifício perfeito que tira o pecado do mundo (João 1:29).

E para que isso acontecesse Jesus precisou receber toda a maldição do pecado sobre si. Isso ocorreu na cruz. A Bíblia explica que Ele se fez pecado em nosso lugar:

“Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Coríntios 5:21).

Ou seja, naquele momento Deus olha para Jesus como o objeto de Sua ira, pois os nossos pecados estavam sobre Cristo! Assim, Deus abandona Jesus nesse momento, pois o Deus santo odeia o pecado e iria trazer toda a punição do pecado sobre Jesus:

“Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos” (Isaías 53:10).

(3) Deus abandona Jesus porque naquele momento houve uma separação entre o Jesus oferecido em sacrifício e o Pai, pois Deus desagrada inteiramente o pecado e, nesse caso, os pecados estavam sobre Jesus, nosso substituto.

Deus abandona Jesus, fazendo-se juiz para aplicar toda Sua ira sobre Ele naquele momento. Ira esta que deveria vir sobre nós pecadores, mas amorosamente recebida por Cristo que morreu em nosso lugar.

Isso faz com que Jesus, que em todo tempo estava em total comunhão com o Pai, tivesse um momento de grande dor, muito mais do que a dor física, mas a dor de separar-se da comunhão com Deus e de sentir o derramar da ira do Todo Poderoso sobre Ele, o que é algo terrível.

Jesus permaneceu abandonado por Deus?

(4) Mas, claro, isso não indica que Deus abandonou Jesus para sempre. O Jesus homem que nasceu para morrer em nosso lugar estava enfrentando o castigo que nos traz a paz:

“Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53:5).

No entanto, a vitória de Cristo foi a vitória do Pai e do Espírito Santo! A comunhão plena do Pai, do Filho e do Espírito Santo [6] é restaurada na morte de Cristo e Sua posterior ressurreição, que satisfez as exigências da ira de Deus e proclamou a vitória sobre a morte e sobre todos os inimigos:

e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz” (Colossenses 2:15).