- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Quem tem vício de cigarros pode ser batizado?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Eu tenho um vício desde minha adolescência que o é de fumar. Tenho lutado muito contra esse vício e muitas vezes caído nele. Há cerca de uma ano me converti, aprendi muito da palavra de Deus, entreguei meu coração a Jesus, mas meu pastor não quer me batizar, pois diz que ainda tenho o vício de fumar porque não deixei totalmente o cigarro. Ainda luto contra esse mal. Quem tem o vício de fumar não pode ser batizado segundo a Bíblia? Pode me ajudar a entender isso?

Caro leitor. Infelizmente vejo que muitos pastores hoje em dia não tem estado preparados para orientar corretamente as pessoas que chegam a Cristo e que lutam contra os mais diversos vícios.

Às vezes muitas injustiças são cometidas nessa questão. Mas vou explicar isso melhor:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Quem tem vício de cigarro não pode ser batizado?

(1) A primeira coisa a se pensar sobre isso é que quando alguém se converte não significa que a pessoa acordará no outro dia totalmente livre de todos os vícios e erros do passado. Isso não acontece.

O que acontece é uma ação do Espírito Santo [3] conjuntamente com nosso esforço para avançar no processo de santificação. Assim, muitos que se convertem ainda enfrentarão dificuldades com vícios dos mais diversos.

O próprio apóstolo Paulo observou esse detalhe: “Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço” (Romanos 7:19). É a famosa luta da carne contra o Espírito.

(2) No entanto, aquele que teve um encontro verdadeiro com Jesus Cristo, passará a enxergar seus vícios e pecados diversos não mais como algo normal e aceitável em sua vida, mas como coisas contra o qual quer lutar para agradar a Deus.

E terá uma luta diária para melhorar essas questões! Isso é o que se espera de uma pessoa que nasceu de novo! Essas duas observações são muito importantes para que possamos compreender se quem tem vício de cigarro pode ser batizado.

(3) A meu ver, quando a liderança da igreja recebe um candidato ao batismo que tem o vício de fumar, deve, primeiramente, em conversa com essa pessoa, constatar se ela tem em mente que o cigarro é um vício prejudicial não só à saúde, mas também a uma vida santa e de bom testemunho.

Havendo nessa pessoa essa visão e também ações comprovadas de luta contra o vício, creio que poderá sim ser batizada.

Digo isso porque mesmo os que já foram batizados ainda vivem lutas contra certos vícios, não é verdade? Quantos servos de Deus que já foram batizados lutam contra a mentira, a pornografia, a avareza e outros pecados e vícios e caem neles vez ou outra?

Por isso, o simples fato da pessoa estar lutando contra um vício não deve ser impedimento para ser batizada. Se fosse um impedimento, deveríamos, para ter coerência, analisar todos os vícios possíveis de alguém antes de batizar (e os nossos próprios), o que a Bíblia não ensina a fazer e que também é impossível.

(4) Mas temos que considerar também que se essa pessoa viciada em cigarro enxerga isso como algo normal, que não atrapalha em nada a sua vida, seu testemunho cristão e, ainda por cima, pensa que deve continuar com essa prática, sem qualquer desejo ou esforço de parar com tal vício, aí sim estamos diante de um caso em que penso não ser recomendado efetuar o batismo nesse momento.

Essa pessoa precisa refletir mais sobre essa questão e ser orientada da importância de lutar contra vícios prejudiciais [5] e sobre o seu testemunho como cristã.

Ela precisa entender que biblicamente os vícios não podem ser encarados como algo normal na vida do crente:

“invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam” (Gálatas 5:21)

(5) É importante lembrar também que vícios não desaparecem do dia para noite. Eu sei que Deus pode operar milagres, no entanto, a via mais natural de ação de Deus é a via natural, ou seja, essa pessoa viciada terá de se esforçar, buscar tratamentos, enfrentar as tentações, etc.

Não é algo fácil, ainda mais para quem tem o vício químico desde muito novo. Por isso, se existe nela esse desejo de vencer, de largar o vício e se ela crê de verdade no Senhor Jesus, penso que não haja proibição bíblica para impedir que seja batizada nesse caso específico

(6) Mas sei que existe muitas vezes certo radicalismo de alguns líderes que não batizariam essa pessoa, mesmo diante daquilo que eu trouxe à reflexão no ponto 3.

Para essas pessoas eu pergunto: Toda pessoa batizada é batizada em perfeição total? Sem nenhum vício ou pecado? Existe alguma ordem na Bíblia em que se diga que só os totalmente perfeitos serão batizados?

Ou a condição mais essencial para o batismo é a fé em Jesus Cristo [6] e a disposição de andar nos caminhos Dele, buscando a santidade de vida a partir da luta diária contra o pecado que, claro, é constante e não uma luta de apenas um dia?

Assim, quem tem vício de cigarro pode ser batizado em alguns casos, mas há casos em que o batismo deve ser negado pelo menos por hora até que a pessoa tenha uma visão correta sobre esse vício.