- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Quantos Herodes temos na Bíblia? Você sabia que tem pelo menos seis?

Você pergunta: Eu me confundo muito nas leituras dos evangelhos a respeito dos Herodes que aparecem ali. Menciona Herodes, depois Herodes Antipas, Herodes Agripa. Você pode me ajudar a entender melhor quem foram esses homens e quanto deles têm na Bíblia?

Caro leitor, esse monte de Herodes mencionados realmente confunde muito a cabeça do leitor, porém, vou te explicar de forma simples quem foi cada um deles e você verá como será bem simples compreender a partir de agora.

Quantos Herodes temos na Bíblia? Você sabia que tem pelo menos seis?

Quem foram os vários Herodes?

(1) A primeira coisa a entender é que são mencionados vários Herodes na Bíblia (pelos menos seis). Esse nome era um nome comum de vários reis que foram governantes da região da Palestina [1] (Região de Israel e arredores) por volta dos anos 37 a.C a 70 d.C. Esses governantes eram chamados de idumeus, pois eram de uma região chamada de Idumeia [2], que era o nome grego da região de Edom, onde antigamente moravam os descendentes de Esaú.

Herodes, o grande

(2) O primeiro desses governantes foi Herodes, o grande, que governou toda a região da palestina entre 37 a.C a 4 a.C, quando faleceu. Esse Herodes foi o que mandou remodelar o templo de Zorobabel, criando o grande e famoso templo de Herodes. Ele também foi o governante que encontrou com os Magos na época do nascimento de Cristo (Mateus 2:1) e que mandou matar os meninos com menos de dois anos em Belém da Judeia (Mateus 2:16).

Leia também: O que é o Templo de Salomão, Templo de Zorobabel, Templo de Herodes? [3]

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [4]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [5]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [6]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [7]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [8]
- Outros Materiais (Comece aqui) [9]

Herodes Arquelau, Herodes, Antipas, Herodes Felipe

(3) Após a morte de Herodes, o grande, os seus três filhos (Arquelau, Antipas e Felipe), assumiram cada um algumas partes do reinado do pai.

a) Herodes Arquelau governou a região da Judeia, Samaria, e Idumeia entre os anos de 4 a.C a 6 d.C. Vemos a menção sobre ele em Mateus 2:22: “Tendo, porém, ouvido que Arquelau reinava na Judeia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; e, por divina advertência prevenido em sonho, retirou-se para as regiões da Galileia”.

b) Herodes Antipas governou a Galileia e a Pereia de 4 a.C a 39 d.C. Ele é mencionado na Bíblia tendo graves problemas com João Batista e manda decapitar João Batista (Mateus 14:1-12). Jesus o chamou de raposa: “Naquela mesma hora, alguns fariseus vieram para dizer-lhe: Retira-te e vai-te daqui, porque Herodes quer matar-te. Ele, porém, lhes respondeu: Ide dizer a essa raposa que, hoje e amanhã, expulso demônios e curo enfermos e, no terceiro dia, terminarei” (Lucas 13:31-32).

c) Herodes Felipe governou a região que ficava a nordeste do lago da Galileia, isto é, Itureia, Gaulanites, Bataneia, Traconites e Auranites do ano de 4 a.C a 34 d.C. Temos na Bíblia um relato de Lucas sobre ele: “No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judeia, Herodes, tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe, tetrarca da região da Itureia e Traconites, e Lisânias, tetrarca de Abilene” (Lucas 3:1)

Herodes Agripa I

(4) Herodes Agripa teve ser governo de 41 d.C a 44 d.C e governou sobre toda a terra de Israel, da mesma forma que o primeiro Herodes, o grande. Ele foi quem ordenou a morte de Tiago: “Por aquele tempo, mandou o rei Herodes prender alguns da igreja para os maltratar, fazendo passar a fio de espada a Tiago, irmão de João” (Atos 12:1-2).

Herodes Agripa II

(5) Herodes Agripa II governou uma região que era praticamente a mesma de Herodes Felipe, entre os anos de 50 d.C a 70 d.C. O apóstolo Paulo esteve diante desse Herodes para fazer a sua defesa e foi ele quem disse a Paulo que quase se tornou um cristão após ouvir o testemunho incrível de Paulo: “Então, Agripa se dirigiu a Paulo e disse: Por pouco me persuades a me fazer cristão” (Atos 26:28).