- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O Salmos 121 diz “elevo os olhos para os montes”. Qual o significado?

Você Pergunta: Hoje estava lendo o Salmos 121 e não conseguir entender bem quando lá diz “Elevo os olhos para os montes”. O que vem a ser esses montes? Qual seria o significado dessa parte desse salmo? Elevar os olhos significa o quê? Pode me ajudar a entender isso?

Cara leitora, quando lemos a Bíblia encontramos nela, além de mandamentos, também muitas descrições históricas, geográfica, figuras de linguagem e também elementos comuns da cultura da época. O salmos 121 é um texto que nos traz alguns  desses elementos que precisam ser compreendidos para uma interpretação correta do significado que o autor quis passar em seu escrito. Vejamos:

Por que o Salmos 121 diz “elevo os olhos para os montes”

Por que o Salmos 121 diz “elevo os olhos para os montes”

(1) O Salmos 121 é identificado como um cântico de romagem. É possível que esse tipo de salmo fosse parte dos cânticos que eram cantados por romeiros que subiam até Jerusalém para adorar a Deus [1] ali no templo: “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?” (Salmos 121:1). E por que é importante saber detalhes como esses?

(2) Isso nos ajudará a entender algumas possibilidades para o significado de “elevo os olhos para os montes”. A primeira possibilidade e mais forte interpretação é que nesse cântico de romagem um dos peregrinos olha para os montes ali na região de Jerusalém [2], onde foi construído o templo de adoração. Compreendendo um pouco da geografia da região, notamos que a região onde foi construído o templo é sobre um monte chamado de Moriá ou também chamado Monte Sião. Jerusalém também era uma cidade que ficava em regiões montanhosas. Isso indica que a menção aqui era de alguém olhando para esse lugar especial de adoração e reconhecendo a presença cuidadora de Deus ali.

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [3]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [4]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [5]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [6]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [7]
- Outros Materiais (Comece aqui) [8]

(3) Nesse sentido, “elevo os olhos para os montes” demonstrava a alegria [9] de estar chegando em um local especial de adoração (o templo localizado nessa área montanhosa), onde se viveria momentos profundos na presença de Deus, o Deus que socorre (Salmos 121:2), o Deus que cuida dos Seus servos, que não cochila e não dorme (Salmos 121:3-4), o Deus que guarda e protege (Salmos 121:5-8).

Uma outra interpretação para “elevo os olhos para os montes”

(4) Uma outra interpretação possível é que “elevo os olhos para os montes” era uma espécie de provocação aos deuses pagãos. Isso porque era muito comum encontrar locais de adoração a vários deuses entre montes altos e próximo de árvores frondosas, onde povos pagãos faziam imagens, altares e templos aos seus deuses. Assim, muitos povos olhavam para os montes buscando o socorro de seus deuses. Dessa forma, o salmista estaria demonstrando que o socorro não vem de falsos deuses adorados nos montes, mas do Deus todo poderoso, o único Deus criador: “O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra”  (Salmos 121:2).

(5) Qualquer uma dessas possibilidades nos aponta para servos de Deus que viam o cuidado de Deus em suas vidas e o adoravam por todo esse cuidado. Seja pela alegria de estarem juntos em um lugar especial de adoração ou mesmo demonstrando que os falsos deuses adorados nos montes não eram nada perante o Deus verdadeiro, vemos nesse salmo um profundo momento de reflexão sobre o cuidado de Deus e a alegria de estar guardado pelo Todo Poderoso em todos os momentos da vida, principalmente naqueles em que precisamos ser socorridos.