- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa falarão novas línguas em Marcos 16:17? Ainda acontece hoje em dia?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Estou estudando sobre o dom de línguas e me deparei com o texto de Marcos 16:17 que diz que os que creem falarão novas línguas. Estou um pouco confuso sobre o que seria essa falar novas línguas. As pessoas iriam inventar novas maneiras de se comunicar? São as línguas estranhas ou línguas dos anjos? Como se dá esse tipo de sinal em sua opinião?

Caro leitor, vamos analisar agora esse texto ponto a ponto para que consigamos entender melhor o que Jesus quis comunicar nessa passagem:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

O que significa “falarão novas línguas” em Marcos 16:17?

(1) Marcos está narrando uma fala de Jesus Cristo quando este apareceu aos onze discípulos [3] após a Sua ressurreição [4] (Marcos 16:14). Temos a famosa ordem de evangelização, o “ide” (Marcos 16:15), seguida da fala de Jesus sobre sinais incríveis que iriam acompanhar os que crescem.

Cinco sinais são mencionados nos versos 17 e 18: (1) Expelirão demônios (2) Falarão novas línguas (3) Pegarão em serpentes (4) Se beberem algo mortífero não causará dano (5) Se impuserem as mãos sobre enfermos eles ficarão curados. Em nossa análise vamos nos ater ao segundo sinal mencionado.

(2) O texto completo diz: “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas…” (Marcos 16:17).

A palavra “línguas” usada nesse texto, no grego, é “glossa”, e significa dentro desse contexto “idioma ou dialeto usado por um grupo particular de pessoas”.

Dessa forma, esse sinal que Jesus mencionou significa que os que creem iriam de forma sobrenatural [5] conseguir se comunicar com pessoas de outras línguas. O objetivo dessa falar novas línguas nos parece ser claro dentro do contexto: a evangelização.

Falarão em novas línguas sendo cumprido

(3) Isso se torna muito claro quando analisamos esse acontecimento em Atos 2:6, quando vários discípulos de Cristo, havendo o Espírito Santo [7] descido sobre eles, falam em línguas que eram compreendidas por pessoas de outras nacionalidades que ali estavam, ou seja, eles falam em outras línguas, diferentes da sua língua materna:

“Quando, pois, se fez ouvir aquela voz, afluiu a multidão, que se possuiu de perplexidade, porquanto cada um os ouvia falar na sua própria língua” (Atos 2:6).

Você pode ler um estudo completo sobre as línguas em Atos, acessando este link: No pentecoste narrado em atos os discípulos falaram em línguas estranhas? [8]

(4) Um fato interessante sobre a profecia de Jesus em Marcos é que quatro dos sinais apontados são narrados no Novo Testamento [9]. Apenas um (Se beberem algo mortífero não causará dano) não é narrado. Isso parece apontar para um momento especial de derramamento de sinais na igreja primitiva que estava em seu início.

Isso significa que esses sinais nunca mais acontecerão? Evidente que não! Deus pode realizar tais sinais sempre que eles são necessários!

Eu conheço missionários, por exemplo, que indo para outros países, têm uma facilidade incrível de aprender a nova língua. Não tenho dúvidas de que temos aqui ações de Deus capacitando seus discípulos a realizar a obra!

Línguas estranhas e línguas dos anjos

(5) Dessa forma, não temos em Marcos 16:17 qualquer embasamento para afirmar, como alguns afirmam, que esse sinal seria língua de anjos ou línguas estranhas. Veja aqui um estudo sobre o que significa língua dos anjos (clique) [10].

O texto é cristalino a respeito do tipo de sinal especial que Deus derramou sobre Seus discípulos com objetivo claro de evangelização de várias nações, fazendo-os de forma milagrosa (e quem sabe de forma facilitada como um dom especial) conseguir aprender e falar o idioma falado pelos seus moradores, mesmo sem ter estudado essas línguas ou estudando-as com rapidez e facilidade!