- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Se Deus é amor porque Ele lançava maldições nas pessoas?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Fico muito confusa quando leio o antigo testamento e vejo Deus lançando maldições terríveis no povo. Como isso pode estar em harmonia com o fato da Bíblia dizer que Deus é amor? Isso me parece bem contraditório. Poderia me dar uma explicação sobre essa questão?

Cara leitora, a coisa que mais traz confusão na mente das pessoas que leem a Bíblia é ler a Bíblia de forma isolada, sem estudar com profundidade os contextos [2].

A leitura superficial sempre leva a muitas confusões e até a conclusões equivocadas. Vamos analisar essa questão que você colocou e veremos claramente isso.

Se Deus é amor porque lança maldições em pessoas?

(1) Se pegarmos, por exemplo, um único verso como o de Deuteronômio 28:20: “O SENHOR mandará sobre ti a maldição, a confusão e a ameaça em tudo quanto empreenderes, até que sejas destruído e repentinamente pereças…”.

Esse verso isolado e pinçado de um trecho maior da Bíblia pode nos levar a tirar conclusões erradas a respeito de Deus.

Por exemplo, alguns podem dizer que Deus é mau, que Deus é muito duro, que Deus não é amor baseados em textos como esse. No entanto, será que é isso mesmo? Será que uma análise correta nos levará a esse mesmo resultado?

Deuteronômio 28:1-14 – As bênçãos da obediência

(2) Quando analisamos o texto com maior exatidão observamos que Deus fez uma aliança com o povo.

Nessa aliança o povo deveria obedecer aos mandamentos e as leis de Deus (parte que cabia ao povo) e Deus os abençoaria (parte que cabia a Deus).

É uma aliança que chamamos de aliança de obras. Observe que temos primeiramente Deus estabelecendo uma série de bênção que seriam derramadas mediante a obediência. Cito uma para exemplificar:

“O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos; emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado” (Deuteronômio 28:12).

Deuteronômio 28:15-68 – As maldições da desobediência

(3) Na sequência do texto observamos que temos as consequências da quebra da aliança. Deus deixa bem claras as especificações de Sua aliança, de Seu “contrato” com o povo.

E como em qualquer aliança (ou contrato) temos os bônus (bênçãos), os ônus [4] (obrigações) e as punições (quebra da aliança).

Deus deixa claro o que aconteceria se a aliança fosse quebrada. Tanto que Ele gasta muito mais texto para deixar muito claro que a desobediência seria algo terrível para a vida do povo, buscando assim incentivar o povo a não ir por esse caminho.

(4) Além de tudo isso, Deus ainda coloca em Sua aliança palavras amorosas incentivando o povo a andar no caminho correto:

“Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (Deuteronômio 30:19).

Isso deixa claro a todos que Deus não é um ser maldoso que castiga pessoas inocentes como que por brincadeira. Antes, no Antigo Testamento [5], Ele propõe ao povo a bênção de escolher o caminho certo.

(5) Sendo assim, o que temos é um Deus justo que aplica exatamente a justiça designada em Sua aliança com o povo, aliança essa aceita pelo povo. Dessa forma, onde estaria a maldade de Deus? Onde estaria a falta de amor Dele?

Um pai que avisa o filho várias vezes sobre como deve se comportar e estabelece junto com o filho um castigo caso ele não se comporte estaria sendo mau em disciplinar o filho quando este não cumpre aquilo que é correto? Certamente que não!

(6) Finalizo dizendo que a Bíblia ainda menciona que Deus escreveu não só na Bíblia coisas que O revelam, mas também na natureza, na Sua criação e, por isso, todos que se afastam de Deus e preferem ouvir Seus próprios pensamentos pecaminosos também estão rebelados diante de Deus e isso os fará colher muitas maldições em Suas vidas, não sendo Deus injusto por permitir ou executar isso:

Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato” (Romanos 1:20-21).