- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que Jesus quis dizer com dar a outra face? Não podemos reagir a nada?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Um dos ensinos de Jesus que me deixa mais confusa é quando Ele mandou dar a outra face quando alguém nos ferir. Algumas pessoas se aproveitam dos cristãos por causa disso e causam violências a eles, os fazem de bobos, pois acham que cristãos são bobos que tem sempre que dar a outra face, que devem sofrer. É isso mesmo que Jesus quis que fizéssemos?

Cara leitora, os ensinos de Jesus são sempre desafiantes, não só quanto ao entendimento correto deles, mas também quanto a prática deles no dia a dia. Mas hoje vamos aprender o que realmente quer dizer dar a outra face para que fique clara a intenção de Jesus nesse ensino.

Leia também: os 7 ensinos mais difíceis de Jesus Cristo [2]

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [3]

O que Jesus QUIS DIZER com dar a outra face?

(1) O famoso texto onde Jesus ensina sobre dar a outra face está em Mateus 5:39: “Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra”.

A primeira coisa a entender é que esse texto está inserido no trecho que vai do verso 38 até o 42 e que fala sobre vingança pessoal.

As leis do Antigo Testamento [4] sobre punição de erros de uma pessoa tinham o objetivo de adequar a punição ao erro cometido para evitar excessos.

É o princípio da proporcionalidade [5]. Porém, aos poucos, as pessoas começaram a achar que a vingança pessoal era aceita por Deus evocando o “olho por olho, dente por dente” fora da intenção original do mandamento que Deus deu. Jesus está combatendo isso.

(2) Os servos de Cristo deveriam ser capazes de controlar a sua reação quando fossem insultados ou agredidos. Dar a outra face é não se render a vingança pessoal, mas ser sábio na forma de reagir às injustiças e violências sofridas, de forma que Deus seja glorificado em nossas ações e reações.

Quando reagimos pagando o mal com bem impactamos as pessoas com um forte testemunho a respeito da ação de Deus em nossas vidas. Quando pagamos o mal com mal apenas mostramos que somos iguais aos que nos agridem. Esse é o foco principal do ensino de Jesus.

O que Jesus NÃO QUIS DIZER com dar a outra face?

(3) Dar a outra face não quer dizer que devemos nos manter em uma posição de sermos agredidos sempre. Jesus não está nos mandando estar sempre diante de quem nos agride nos apresentando a esse tipo de pessoa como um saco de pancadas.

Quando somos agredidos pagamos o mal com o bem, mas tomamos providências para que tais situações não ocorram novamente como, por exemplo, estar a certa distância do agressor ou mesmo buscar reparação na forma da lei através da justiça.

(4) Dar a outra face não significa abrir mão de nossos direitos. Temos, por exemplo, o apóstolo Paulo, diante de uma situação injusta que viveu, apelando para que fosse julgado por César, pois tinha direito a isso como cidadão romano que era:

“Caso, pois, tenha eu praticado algum mal ou crime digno de morte, estou pronto para morrer; se, pelo contrário, não são verdadeiras as coisas de que me acusam, ninguém, para lhes ser agradável, pode entregar-me a eles. Apelo para César” (Atos 25:11).

Paulo não escolheu a vingança pessoal, antes, colocou o caso nas mãos de quem era apto para julgar a questão, cumprindo assim o ensino de Jesus.

Isso nos mostra que dar a outra face não significa que temos de abrir mão de nossos direitos legais. Podemos recorrer a eles quando isso for justo.

(5) Dar a outra face não é aguentar injustiças calado. Quando somos injustiçados de alguma forma (ou vemos outros sendo injustiçados), devemos reagir de modo cristão (sem sermos vingativos), com mansidão e perdão se for o caso, porém, certas injustiças não devem ser aguentadas dia após dia de forma passiva.

Jesus ensinou Seus discípulos que são “bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça” (Mateus 5:10), o que implica em estarmos buscando sempre viver e agir em prol da promoção da justiça nesse mundo. Agir dessa forma não quebra o ensino de Cristo de dar a outra face.

(6) Finalizo dizendo que  a maioria das afrontas que vivemos no dia a dia nos instigará a nos vingar do ofensor com nossas próprias mãos. Esse é o curso natural do homem pecaminoso. Mas Jesus nos chama a reagirmos com perdão [7] e uma gigantesca ousadia dando a outra face, fazendo com que o ofensor seja impactado com o poder de Deus que emana das boas ações.

Se o caso for grave podemos saber que existe um Deus justo vendo tudo e que a punição pertence a Ele: “não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor” (Romanos 12:19)