- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Todos os “João” da Bíblia e quem foi o João que escreveu Apocalipse!

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Qual foi o João que escreveu apocalipse? Sou nova convertida e estou um pouco confusa em minhas leituras do Novo Testamento. Lá nos evangelhos temos o evangelho de João. Depois tem três cartas de João. E ainda no começo de Apocalipse fala que quem o escreveu foi João. Teria alguma coisa a ver com João Batista, ele escreveu alguma dessas cartas? Pode me ajudar a entender melhor isso?

Cara leitora, às vezes esse monte de nomes repetidos realmente confunde a cabeça de quem está começando nas leituras da Bíblia. Mas com o estudo de hoje tudo vai ficar mais claro para você. Vamos à nossa análise?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Qual foi o João que escreveu Apocalipse?

(1) O início da narrativa de Apocalipse mostra que quem o escreveu se chamava João: “Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João” (Apocalipse 1:1).

Mas como saber exatamente quem era esse João, se o nome João era um nome comum nessa época?

(2) A primeira coisa a se pontuar é que a grandeza das revelações contidas no livro do Apocalipse só seria de fato aceita como sendo uma revelação de Deus se elas trouxessem fortes evidências disso.

Por isso, em Apocalipse 1:1, vemos narrado que as revelações vieram de Deus a Jesus Cristo, que através de um anjo comunicou a João.

Isso nos mostra que esse “João”, o receptor dessa grande revelação, não poderia ser qualquer João, mas um que era conhecido e que gozava de credibilidade diante daqueles que receberam essas narrativas do livro de Apocalipse.

(3) Apenas um João conhecido e com autoridade diante da igreja primitiva teria as características e credibilidade necessária para portar esses escritos.

Tais características só poderiam ser encontradas no Apóstolo João, que esteve com Cristo, que era judeu e, portanto, conseguiria tratar de todos os temas revelados com grande habilidade e autoridade.

Esses são fatores que apontam para a autoria do Apóstolo João. Além disso, no século 2 d.C vários escritores da história cristã identificavam o apóstolo João [4] como o autor (por exemplo, Justino Mártir e Irineu).

(4) Vale lembrar que o apóstolo João já havia escrito outras cartas consideradas inspiradas por Deus [5], sendo o evangelho de João e ainda as cartas de 1ª, 2ª e 3ª João, portanto, era já conhecido como um autor que comunicava questões importante da parte de Deus ao povo do Senhor.

Tudo isso fez com que a autenticidade de Apocalipse tivesse sido provada e aprovada com certa tranquilidade.

Quantos João temos na Bíblia?

(5) Por fim, para os leitores que ainda estão começando em seus estudos bíblicos é importante lembrar que temos pelo menos quatro “João” citado na Bíblia. Vamos ver cada um deles para que não confundamos:

a) João Batista, o filho de Izabel e Zacarias, que era primo de Jesus Cristo. Esse João não escreveu nenhuma carta ou livro conhecido. Ele morreu decapitado [6] a mando do rei Herodes Antipas (Mateus 14:1-12).

b) João, o pai do apóstolo Pedro, citado em João 1:42 (Algumas versões traduzem como Jonas).

c) João Marcos, que acompanhou Paulo e Barnabé em uma das viagens missionárias (Atos 12:25). Era mais conhecido por Marcos e foi o escritor do evangelho de Marcos.

d) João, o apóstolo. Esse foi apóstolo de Jesus Cristo e, dentre muitas coisas que fez, foi o escritor do evangelho de João, de 1ª, 2ª e 3ª João e de Apocalipse.