- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Por que Nadabe e Abiú morreram perante o Senhor de forma tão severa?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Por que Nadabe e Abiú, filhos de Arão, foram mortos por Deus de uma forma tão severa? O texto diz que eles levaram fogo estranho perante o Senhor. Mas onde está o amor e misericórdia de Deus? Alguns textos me deixam um pouco confusa, pois Deus se mostra muito severo. Eu gostaria de entender melhor essa questão, pode me ajudar?

Cara leitora, uma análise mais detalhada desse acontecimento nos ajudará a compreender bem esse registro dessa severidade do Senhor para com Nadabe e Abiú. Será que Deus foi muito severo?

Por que Nadabe e Abiú morreram perante o Senhor?

(1) Nadabe e Abiú eram dois dos quatro filhos de Arão (Êxodo 6:23), que foram chamados por Deus para oficiarem como sacerdotes [2]:

“Fazei também vir para junto de ti Arão, teu irmão, e seus filhos com ele, dentre os filhos de Israel, para me oficiarem como sacerdotes, a saber, Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar” (Êxodo 28:1).

A Bíblia narra que eles foram consagrados [3] e instruídos sobre o trabalho que Deus deu a eles (Êxodo 30:30). Isso demonstra um tempo de preparação e instrução antes que começassem efetivamente seu trabalho como sacerdotes realizado ali no tabernáculo [4].

(2) Além de todas as orientações que encontramos na lei de Deus sobre como os sacerdotes deveriam se portar, temos também em especial uma lei que determinava o tipo de incenso que deveria ser usado no tabernáculo.

Era uma receita especial que só podia ser usada ali: “Porém o incenso que fareis, segundo a composição deste, não o fareis para vós mesmos; santo será para o SENHOR” (Êxodo 30:37).

Temos também uma indicação clara de que o fogo usado para acender esse incenso deveria vir do próprio altar do incenso, que ficava dentro do lugar santo:

“Tomará também, de sobre o altar, o incensário cheio de brasas de fogo, diante do SENHOR, e dois punhados de incenso aromático bem moído e o trará para dentro do véu. Porá o incenso sobre o fogo, perante o SENHOR, para que a nuvem do incenso cubra o propiciatório, que está sobre o Testemunho, para que não morra” (Levítico 16:12-13).

(3) Feitas essas observações, agora conseguiremos compreender melhor essa história. Nadabe e Abiú estavam realizando um serviço de culto a Deus e a narrativa nos diz o seguinte:

“Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara” (Levítico 10:1).

A consequência imediata foi que saiu fogo vindo de Deus e os matou imediatamente (Levítico 10:2).

Nadabe e Abiú, os Seus incensários e o fogo estranho

(4) O texto nos narra que Nadabe e Abiú tomaram seus incensários. Isso pode indicar que eles não usaram os incensários consagrados para o uso no tabernáculo.

O fogo estranho mencionado pode nos indicar que eles podem não ter usado o incenso determinado pela lei e, além disso, terem usado um fogo que não havia sido tirado do altar, conforme explicamos ali no ponto dois.

Isso mostra erros graves deles com relação às prescrições ordenadas por Deus. O trabalho parece ter sido feito de qualquer jeito, sem observar as ordens de Deus.

Por que Nadabe e Abiú agiram tão erradamente se conheciam a severidade de Deus?

(5) A narrativa nos mostra um fato interessante: Logo após a morte de Nadabe e Abiú, Deus fala a Arão sobre mais uma regra para os sacerdotes:

“Falou também o SENHOR a Arão, dizendo: Vinho ou bebida forte tu e teus filhos não bebereis quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações” (Levítico 10:8-9).

Isso pode indicar que Nadabe e Abiú poderiam ter cometido todos aqueles erros na forma de culto a Deus porque estavam embriagados [6].

Essa possibilidade é muito provável, e explica a atitude (quase que infantil) deles diante das coisas sagradas de Deus.

Por que Deus foi tão severo com Nadabe e Abiú?

(6) A severidade de Deus pode ser compreendida pelo fato deles já terem sido orientados quanto a forma de cultuar ao Senhor no tabernáculo, por terem sido negligentes quanto ao uso da bebida alcoólica e, dessa forma, desonrarem as leis de Deus.

Certamente eles também foram tomados como exemplo de que as coisas de Deus não devem ser feitas de qualquer forma. As exigências de Deus devem ser cumpridas.

Além desses fatos, temos também a questão de que os líderes são mais cobrados, devido ao seu conhecimento sobre Deus e a missão que Deus deu a eles. Isso é algo claro. Veja mais sobre isso no estudo: Por que Moisés não entrou na terra prometida? [7]