- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que era o ano do jubileu descrito na Bíblia? Ainda vale para hoje?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Em um de meus estudos da Bíblia li a respeito do ano do jubileu, mas não entendi bem como funcionava essa lei do Antigo Testamento, pois parece que tinha que devolver terras, soltar escravos e coisas desse tipo. Gostaria de saber mais detalhes sobre ela e se hoje em dia ela deve ser praticada por nós. Pode me ajudar a entender com mais detalhes essa questão?

Caro leitor, quando estudamos as leis que Deus deu no Antigo Testamento [2] nos deparamos com leis bem interessantes e diferentes do que estamos acostumados em nosso mundo moderno.

Por isso, para compreender essas leis dadas por Deus, precisamos analisar sempre à luz da época em que foram dadas e pensando no propósito de Deus com aquela lei naquele determinado momento. Vejamos:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [3]

O que era o ano do jubileu?

(1) Deus deu diversas leis ao seu povo (Israel) que tinham dentre vários objetivos, um especial, que era o de distingui-los dos outros povos, ou seja, fazer deles um povo diferenciado em suas práticas e em sua adoração a Deus.

E uma dessas leis que tinha esse claro objetivo era a lei que organizava o ano do jubileu. Nós podemos encontrar a referência completa e detalhada sobre essa lei em Levítico 25:8-11; Levítico 27:17-24 e em Números 36:4.

Vamos agora tratar dos principais detalhes dessa importante lei do ano do jubileu.

(2) O ano do jubileu acontecia de 50 em 50 anos: “Contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos, de maneira que os dias das sete semanas de anos te serão quarenta e nove anos” (Levítico 25:8).

Ou seja, sempre no quinquagésimo [4] ano. Os principais objetivos desse ano especial separado por Deus era que o povo vivesse um ano de libertação, restauração, fé e consagração ao Senhor através de diversas práticas que deveriam ser observadas nesse ano.

Eram práticas que deveriam ocorrer na sociedade e na vida de indivíduos. Vejamos algumas delas:

Detalhes sobre as exigências no ano do jubileu:

(3) Podemos perceber claramente em todas as exigências de Deus uma forte e clara intenção de mostrar ao povo que a terra era Dele, que Ele a havia dado como dádiva ao Seu povo.

Isso, claro, exigia que aproveitadores não fossem beneficiados, que houvesse respeito pela terra e pelo direito de todos de usufruir dela de alguma forma, inclusive os escravos.

Levítico 25:13 – As pessoas deviam voltar as suas possessões iniciais: Deus havia dado a terra prometida e repartido entre as tribos de Israel.

Transações comerciais aconteciam e vendas de terras eram comuns, mas no ano do jubileu tudo deveria voltar aos primeiros donos.

Com isso Deus barrava especulações no acúmulo de terras feitas por pessoas que tinham o objetivo de explorar e acumular patrimônio indefinidamente, até mesmo explorando pessoas.

Assim, o preço das transações deveria obedecer ao tanto de anos que ainda faltava para chegar o ano do jubileu. Se faltasse muito, o preço seria mais caro, se faltasse pouco, mais barato (Levítico 25:14-17).

Levítico 25:20-22 – A terra não podia ser semeada: No ano do jubileu era proibido semear a terra. A terra deveria descansar. Era uma espécie de sábado [6] para a terra.

O sustento das pessoas viria de uma colheita superior dada por Deus no ano anterior e o povo deveria crer que Deus o sustentaria, daí esse ano ser um ano de exercício da fé na provisão de Deus: ”Então, eu vos darei a minha bênção no sexto ano, para que dê fruto por três anos” (Levítico 25:21).

Levítico 25:23-24 – A terra não podia ser vendida como propriedade perpétua: as transações envolvendo terras deveriam obedecer à lei do jubileu, isso significa que uma pessoa que vendesse uma terra não poderia vendê-la eternamente a outra pessoa.

A venda valia sempre até o ano do jubileu, quando deveria voltar ao primeiro dono. Deus explica essa lei dizendo que a terra é Dele.

Levítico 25:29-31 – Propriedades em cidades muradas não entravam no ano do jubileu: A lei do jubileu parece ser aplicada a terras não muradas (campos).

Aqui temos uma orientação de que se a venda de uma casa dentro de uma cidade murada acontecesse, a pessoa tinha até 1 ano para resgatar essa propriedade, comprando-a de volta.

Caso isso não ocorresse, ela seria de propriedade perpétua do comprador, ou seja, ela não entrava na lei do jubileu: “Se, passando-se-lhe um ano, não for resgatada, então, a casa que estiver na cidade que tem muro ficará em perpetuidade ao que a comprou, pelas suas gerações; não sairá do poder dele no Jubileu” (Levítico 25:30).

Levítico 25:32-33 – Os levitas tinham um direito especial, uma exceção à regra: Os levitas tinham certo número de cidades dentro das terras das outras tribos.

Eles tinham o direito de vender alguma de suas posses por algum motivo que achassem importante e de resgatá-las mais tarde pagando o preço ao comprador.

Mas no ano do jubileu tudo deveria voltar às mãos dos levitas, mesmo casas nas cidades muradas e campos.

(4) Além dessas regras referentes às terras, temos também ordenanças para que escravos fossem libertos no ano do jubileu e que pessoas que tinham dívidas impagáveis e que tinham dado a si mesmas e até as suas famílias para trabalhar para o pagamento dessas dívidas, só poderiam exercer esse trabalho até o ano do jubileu, quando seriam soltas e livres da dívida (Levítico 25:39-54).

Com isso Deus estabelece uma proteção contra aproveitadores que pudessem manipular dívidas e fazer as pessoas escravas até o fim da vida.

Com isso, esse ano seria um ano especial em Israel, ano de restauração, de libertação, de fé e muitas outras coisas que Deus queria provocar nessa nação.

(5) Por fim, concluo que essa parece ter sido uma das leis que não foram observadas e obedecidas pelo povo de Israel, uma das razões pelas quais o povo de Israel acabou indo para o exílio.

Hoje em dia esse tipo de lei não se aplica a nós, pois era uma lei claramente pontual e exclusiva para os tempos de Israel, quando se existia a possibilidade de obedecer essa lei de fato.