- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Por que Enoque e Elias não morreram se todos deveriam morrer?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Minha dúvida é por que Enoque e Elias não morreram se a Bíblia diz em Gênesis, que após o pecado, a morte passou a ser uma consequência do pecado? Depois, mais à frente, Paulo também diz que a morte passou a todos os homens, em Romanos 5:12. Se a morte passou a todos os homens, por que Enoque e Elias não morreram? Isso não é uma discordância dentro da própria Bíblia?

Caro leitor, sua pergunta é bem interessante e nos ajudará a analisar algumas questões relacionadas a regras que Deus estabelece na Bíblia e o fato dessas regras serem em algumas vezes quebradas e o que isso significa.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Por que Enoque e Elias não morreram?

(1) A Bíblia é bem clara quando afirma como regra geral a punição que Deus prometeu caso o homem comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal:

“mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:17).

Uma dessas punições foi a morte física [3] que passou a fazer parte da vida do ser humano. Mais à frente, no Novo Testamento [4], Paulo também trabalha essa questão e relata claramente esse fato:

“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12).

A morte, portanto, é uma regra geral na vida de todos os pecadores, como vimos.

Por que a regra geral não se aplicou a Enoque e Elias?

(2) Um fato interessante (e importante) que temos de ter em mente aqui é que as regras que Deus estabelece para os seres humanos não se aplicam a Ele mesmo, antes, são dadas para nós.

Isso significa que como aquele que faz as regras e as aplica, Deus tem toda a autoridade e poder para suspendê-las quando acha conveniente.

É exatamente o que ocorre quando Deus decide suspender a regra da morte física a Enoque, que foi levado para junto de Deus sem passar pela morte (Hebreus 11:5), e a Elias, que subiu à presença de Deus em um redemoinho, (e não em uma carruagem de fogo como muitos pensam), sem também passar pela morte (2 Reis 2:11).

(3) Esse tipo de ação de Deus é mais comum do que se imagina nas escrituras. Deus, em muitos momentos, suspende as regras que estabeleceu para realizar aquilo que chamamos de milagre.

Um exemplo claro para lançar ainda mais luz sobre a questão é quando Deus abre o Mar Vermelho [6] e os israelitas [7] passam pelo meio do mar.

Pelas leis naturais da física esse tipo de evento não ocorreria da forma como narrado na Bíblia. Mas Deus suspende certas leis da física (que Ele mesmo estabeleceu) ali naquele momento e age de acordo com Seus propósitos.

Da mesma forma que Enoque e Elias não morreram, mais pessoas não irão passar pela morte

(4) Deus indica em Sua palavra que Enoque e Elias foram como que modelos para o que ocorreria no final dos tempos.

Falando sobre isso o apóstolo Paulo revela que muitas pessoas, quando Jesus voltar pela segunda vez [8], não irão passar pela morte física, à semelhança de Enoque e Elias:

“Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1 Coríntios 15:51-52).

No dia da volta de Cristo, os servos que estiverem vivos não morrerão, antes, serão transformados e participarão do juízo e celebrarão a vitória com Cristo!

Onde estão Enoque e Elias?

(5) Para finalizar aproveito para responder a uma pergunta que sempre recebo de meus leitores, a respeito do lugar em que Enoque e Elias estão.

Sobre essa questão fica claro na Bíblia que eles foram servos fieis a Deus, portanto, salvos. Sendo assim, eles estão na presença de Deus, no céu, de onde aguardam o grande dia do juízo final, onde Deus julgará cada um de nós.

Aqui neste estudo tem mais detalhes sobre a questão: Para onde vai a nossa alma quando morremos? [9]