- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O vinho que Jesus bebia tinha álcool ou era apenas um suco de uvas?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Tenho um amigo crente que gosta muito de beber bebidas alcoólicas e sempre que o questiono sobre isso ele me diz que o vinho que Jesus bebia tinha álcool, então, isso indica que não é proibido beber. Eu gostaria muito de saber sobre isso, pois sempre aprendi que esse vinho que Jesus bebia era uma espécie de vinho sem álcool chamado de mosto [2]. Pode me ajudar a entender?

Caro leitor, quando falamos em nosso tempo sobre bebidas alcoólicas realmente o debate é grandioso. Já escrevi alguns textos aqui sobre o assunto, o último é este: 6 objeções a crentes que bebem bebidas alcoólicas [3].

Nele eu analiso se existe proibição na Bíblia sobre uso de bebidas alcoólicas e outras questões. Mas sobre a questão se o vinho que Jesus bebia tinha álcool, vamos às análises nos textos bíblicos:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [4]

O vinho que Jesus bebia tinha álcool?

(1) O texto mais famoso sobre a questão de Jesus e o vinho é a transformação da água em vinho feita por Jesus em um casamento que foi, inclusive, Seu primeiro milagre. Vejamos a descrição do milagre:

“Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água)…” (João 2:9).

A palavra vinho destacada neste texto é a palavra grega “oinos”, que é utilizada para identificar vinho que contém álcool, um vinho fermentado.

(2) Isso é facilmente verificável quando observamos, por exemplo, essa ordem de Paulo: “E não vos embriagueis com vinho (oinos), no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5:18 – parte entre parênteses, acréscimo meu).

Observe que Paulo usa a palavra grega “oinos” justamente para orientar que não se deve embriagar-se. Só dá para embriagar com vinho alcoólico, logo, fica claro, que o vinho que Jesus bebia tinha álcool.

Apesar de não termos a menção clara de Jesus ter bebido vinho nesse casamento, me parece uma conclusão óbvia já que Ele transformou a água em vinho.

Mas podemos ver em outros textos a indicação de que Jesus bebia vinho, pois, os fariseus o acusam de ser um bebedor de vinho (oinopotes) injustamente em Mateus 11:19.

Se o vinho que Jesus bebia tinha álcool então estou liberado para beber à vontade?

(3) Oba, quer dizer que a bebida alcoólica está liberada? Não é bem assim! Sabemos que era comum que os vinhos da época de Jesus fossem misturados com água.

Isso, certamente, diluía o teor alcoólico, fazendo com que a embriaguez (proibida veementemente na Bíblia) fosse mais demorada e fosse facilitado o controle daquele que bebia sobre sua condição. Isso certamente ajudava em muito aqueles que usavam a bebida de forma moderada e correta.

(4) Alguns comentaristas sugerem que quando o mestre-sala diz que o vinho que Jesus produziu pelo milagre era melhor que o primeiro, seja uma indicação de que fosse um vinho mais puro e que, nesse caso, o primeiro vinho que havia sido servido, seria aquele vinho mais misturado com água, portanto, mais fraco, menos alcoólico, um vinho de qualidade inferior:

“e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora” (João 2:10).

(5) O vinho que Jesus bebeu tinha álcool, isso é fato, no entanto, é importante que não usemos esse fato como uma licença para se entregar a bebedices, como se Jesus tivesse feito tal coisa.

A Bíblia tem advertências claras quanto ao perigo das bebidas (Provérbios 23:29-35). Além disso, acho importante que a questão cultural também seja levada em conta. A bebida na cultura judaica era vista de uma forma bem diferente do que na nossa.

Em nossa cultura a bebida não é vista com bons olhos quando faz parte da vida de um servo de Deus, por isso, devemos tomar cuidado não só com a embriaguez, mas com o bom testemunho cristão, além, é claro, dos graves problemas de dependência que a bebida pode trazer.

Devemos nos perguntar: vale a pena? Pensando nisso escrevi também um estudo onde mostro minhas razões para não beber: 5 razões por que, como crente, não tomo bebidas alcoólicas [6].