- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Qual a diferença entre inspiração, iluminação e revelação?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: alguns dias atrás comentei com meu pastor que eu estava inspirado na palavra do Senhor e ele me corrigiu dizendo que o correto é dizer que eu estava iluminado e não inspirado. Pela correria no final do culto acabamos não conseguindo finalizar essa conversa com mais detalhes, por isso, gostaria de saber qual é a diferença entre inspiração e iluminação? Pode me ajudar a entender?

Caro leitor, seu pastor falou algo correto. Apesar de não conhecer com detalhes o teor da conversa de vocês, irei trabalhar aqui as diferenças básicas entre três coisas que andam juntas quando falamos das Escrituras Sagradas e sua mensagem em nossa vivência diária, que são a inspiração, a iluminação e a revelação.

Infelizmente existe ainda muita confusão sobre isso atualmente e é importante sabermos de forma clara essa diferença.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Qual a diferença entre inspiração, iluminação e revelação?

(1) Vamos começar esse aprendizado trabalhando cada um dos conceitos para compreendermos melhor o que cada um significa. Depois trabalharemos algumas conclusões sobre o tema:

Inspiração

Essa palavra significa algo como “soprar para dentro”. No contexto do entendimento da Bíblia, observamos que elas (as Escrituras) foram inspiradas por Deus: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2 Timóteo 3:16).

Isso significa que Deus como que “soprou” para dentro de cada autor todas as capacidades e conteúdos que iriam compor a Sua palavra inspirada e que ficaria registrada.

Por isso, a Palavra do Senhor é perfeita e não está apoiada em quaisquer pensamentos próprios dos autores, mas na própria ação de Deus através deles.

“porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21)

Revelação

Literalmente “tirar o véu”. Revelação e inspiração andam lado a lado. A inspiração trouxe aos escritores bíblicos o conteúdo exato a ser registrado e esse conteúdo está recheado das revelações de Deus.

Revelações diversas, mas, principalmente, do próprio Deus, de Seus planos e de Sua vontade para o homem. A Bíblia nos afirma esse conceito claramente em algumas passagens:

“Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou” (João 1:18).

Assim, a Bíblia está cheia de conteúdo inspirado por Deus e que revela diversas coisas sobre Ele, sobre Seus planos, Seu desejo para nossas vidas, sobre Seu juízo final [4], etc.

A revelação acontece todos os dias na vida dos Servos de Deus, quando estes compreendem as verdades contidas na Bíblia Sagrada.

Iluminação

Esse conceito é simples de entender. Imagine que nossa vida sem Deus é uma escuridão (como de fato é). A luz que ilumina essa escuridão é a capacidade que Deus nos dá de entender a Sua palavra inspirada e revelada, de compreender Sua vontade, Seus planos e tudo quanto está contido na Palavra:

iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder” (Efésios 1:18-19).

Essa iluminação, porém, nos é concedida pela ação do Espírito Santo em nossa vida, que nos capacita a discernir [5] (enxergar de forma iluminada) as coisas de Deus e não apenas por um mero exame racional (humano) da Palavra do Senhor:

“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1 Coríntios 2:14).

(2) Agora que sabemos os conceitos sobre inspiração, iluminação e revelação, é importante ter em mente que em nossos tempos ninguém é mais inspirado a produzir algo como a Bíblia Sagrada, pois ela já foi concluída.

Da mesma forma, não temos mais revelações que estão no mesmo nível do texto bíblico, ainda que muitos por aí dizem tê-las.

O que temos hoje é a iluminação que o Espírito Santo [6] dá ao crente para compreender e aplicar o que já foi inspirado e revelado nas páginas da Bíblia Sagrada.

Por isso, devemos ter muito cuidado com “inspirações” e “revelações” que muitos por aí afirmam ter e que, sabemos claramente agora, estão fora da Palavra inspirada e revelada que o Senhor já nos deixou.