- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Quem escreveu o livro de Salmos e quando foi escrito?

O livro de Salmos talvez seja um dos livros mais lidos e amados da Bíblia, que mais as pessoas têm contato diariamente, porém, muitos se perguntam quem escreveu o livro de Salmos, quando ele foi escrito e como ele chegou até nós na forma como está hoje. E para que saibamos mais detalhes sobre essa linda obra poética [1] que tanto nos inspira, vamos aprender mais sobre ele agora mesmo!

Quem escreveu o livro de Salmos e quando foi escrito?

Quem escreveu o livro de Salmos?

(1) A primeira coisa que precisamos saber é que o livro de Salmos são uma coletânea de hinos que foram muito usados pelo povo de Israel [2], são poemas cantados com acompanhamento musical (inicialmente instrumentos mais rústicos como a harpa, mas com o tempo também outros instrumentos). O livro de Salmos também é conhecido como saltério (que é uma coletânea de canções).

(2) Sobre quem escreveu o livro de Salmos devemos saber que não foi apenas um autor. Entre os autores conhecidos temos o rei Davi, que têm creditado a ele cerca de 73 salmos. Temos também Coré (11 salmos), Asafe (12 Salmos), Salomão (2 salmos, o Sl 72 e o 127), Moisés (Salmo 90), Etã (Salmo 89), e um salmo compartilhado entre Hemã e os filhos de Coré (Salmo 88). Além desses, temos ainda uma boa quantidade de salmos que são chamados de “salmos órfãos” devido não se saber exatamente quem foram seus autores. Assim, não é possível saber exatamente quem escreveu o livro de Salmos com exatidão. Sabemos o nome de alguns autores e de outros, não.

Quanto tempo demorou para o livro de Salmos ser escrito?

(3) Todos essas indicações de autoria que temos no próprio livro nos mostram que essa coletânea completa com 150 Salmos tenha levado cerca de 800 anos para ser composta e reunida, pois temos desde a autoria de Moisés até autores de algum tempo próximo ao reinado de Salomão. Não se sabe exatamente como o livro de Salmos tomou a sua forma atual, contendo esses 150 Salmos. Alguns pensam que tenha sido um trabalho de pesquisa e coleta desses poemas e canções, onde várias pessoas tenham tido a intenção de formar um hinário único para ser usado pelo povo de Israel, e que foram acrescentando esses hinos a ele com o passar dos anos à medida que novas composições reconhecidamente inspiradas apareciam.

Quem escreveu o livro de salmos escreveu sobre que assuntos?

(4) O livro de salmos trata de uma infinidade de assuntos. A diversidade de escritores ajudou a criar uma diversidade muito grande de temas. Seus conteúdos podem ser resumidos em algumas categorias de poemas que nos ajudam a entender os principais elementos que foram tratados pelos autores nessa bela coletânea. Os principais são: salmos de louvor, salmos messiânicos (que falavam sobre o ungido salvador [9] que viria), salmos de sofrimento, salmos sobre Sião (Jerusalém), salmos de lamento, salmos imprecatórios (onde os autores pedem a Deus o castigo de seus inimigos), salmos penitenciais, salmos de sabedoria, salmos históricos (narram histórias do povo de Israel), salmos de confiança.

(5) Certamente quem escreveu o livro de salmos (os seus vários autores), os primeiros autores principalmente, não imaginariam como esse livro seria amado não só ali por aquelas gerações, mas por centenas de gerações posteriores. Com isso vemos claramente o propósito de Deus em fazer a Sua palavra, através de autores divinamente inspirados, ultrapassar os limites do tempo e trazer mensagens que Deus deseja que o mundo conheça em todos os tempos.