- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Orar de madrugada é uma ordem bíblica? Veja tudo que a Bíblia diz

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Estamos em uma campanha em minha igreja, onde temos que orar de madrugada, às 3 da manhã. Eu não sou uma pessoa preguiçosa, mas fui mãe recentemente e tem sido muito difícil para mim acordar esse horário, isso me deixa quebrada no outro dia. Alguns irmãos me disseram que orar de madrugada é algo poderoso e que devo me esforçar mais, pois a Bíblia fala isso claramente. Me passaram até o texto de Provérbios 8:17 para ler. Será que seu eu orar em outro horário minha oração não será aceita? Será que Deus não me ouvirá?

Cara leitora, existem muitas confusões feitas em muitas igrejas sobre essa questão da oração em determinados períodos do dia. Essas confusões são baseadas em interpretações erradas de alguns textos.

Eu vou te ajudar a entender essa questão sobre orar de madrugada de forma simples e isso te trará paz, pode ter certeza!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Orar de madrugada é uma recomendação bíblica?

(1) Dizer que orar de madrugada faz com que a oração tenha mais poder, que ela será melhor recebida por Deus é uma grande besteira. O principal verso usado para embasar essa ideia de que essa oração nesse período do dia seria mais poderosa é Provérbios 8:17, principalmente a tradução na versão Revista e Corrigida (RC), que diz:

“Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão”. A pergunta é: quem está falando nesse texto? Qual o significado real dele?

Provérbios 8:17 ensina a orar de madrugada para ter mais poder?

(2) O texto de Provérbios 8:1-36 fala a respeito da sabedoria personificada (como se fosse uma pessoa). E quem está falando no verso 17 é a sabedoria. Ela fala diversas coisas nesses versos e no verso 17 especificamente ela fala exatamente sobre pessoas que se empenham em buscá-la. Essas pessoas a acharão.

A palavra hebraica usada ali é “shachar”, significa “procurar, buscar ou procurar cedo ou sinceramente”. Observe que a ideia do texto é mostrar uma sinceridade, um desejo, uma procura pela sabedoria.

O texto em nenhum momento ensina que devemos obrigatoriamente sempre orar de madrugada, que isso é obrigatório para que a oração tenha poder e nem que as orações de madrugada tem resultados mais positivos diante de Deus.

Orar de madrugada: Paulo e Silas?

(3) Para dar mais força ao argumento de que orar de madrugada teria mais poder, um dos exemplos citados é a oração de Paulo e Silas:

“Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam” (Atos 16:25).

Como resultado dessa oração [4] houve um grande terremoto, as portas da prisão se abriram e o carcereiro [5] veio a se converter em seguida (Atos 16:25).

Mas, evidentemente que esse texto também não ensina que orar de madrugada seja uma regra para que a oração tenha mais poder. Até porque meia-noite não é madrugada (se fossemos levar ao pé da letra). O texto é apenas descritivo, ou seja, descreve o que ocorreu conforme ocorreu.

Porque orar de madrugada e em qualquer horário é a mesma coisa segundo a Bíblia:

(4) A Bíblia afirma que Daniel costumava orar três vezes por dia em seu quarto (Daniel 6:10). Ele até poderia orar de madrugada, mas orava também em outros horários.

Moisés orou pelo povo, provavelmente de dia, pois o povo estava acordado (Números 21:7). Ana orou pelo nascimento de Samuel, também de dia, pois havia movimentação de culto ali em Siló, no local de adoração (1 Samuel 1:10).

Ezequias, após receber a notícia de que morreria, não se importou com o horário, orou imediatamente a Deus (2 Reis 20:2). Jonas orou dentro do peixe que o tragou por causa de sua desobediência. Dentro do peixe ele não sabia se era dia ou noite, apenas orou (Jonas 2:1).

(5) Esses são apenas alguns exemplos que mostram que Deus não se importa com horários. Ele se importa que oremos, que O busquemos de todo coração.

O horário em que isso é feito pouco importa. Pessoas oraram com sucesso na Bíblia de madrugada e também de dia ou de noite. Agradaram a Deus orando em diversos horários conforme vimos. Algumas pessoas gostam de orar na madrugada pelo silêncio, pela tranquilidade que encontram.

Algumas fazem propósito com Deus de orar nesse horário como uma forma de se esforçar mais. Outras preferem orar em outros horários. Você pode orar em qualquer período do dia segundo a Bíblia.