- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Quem eram os nefilins? Anjos caídos que tiveram relações com mulheres?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Você poderia fazer um estudo sobre quem eram os nefilins citados da Bíblia? Já ouvi muitos pregadores dizerem que eram anjos caídos que vieram à terra em forma de homens para ter relações com as mulheres? Até onde isso é verdade? Gostaria muito de saber tudo que a Bíblia diz desse assunto.

Caro leitor, existe realmente muita fantasia sobre quem eram os nefilins. Talvez por um desconhecimento, ou por falta de um estudo com mais profundidade das citações bíblicas, acabam caindo em muitas historinhas inventadas por aí. Mas vamos saber hoje com detalhes quem eram os nefilins, se realmente eram anjos caídos que acabaram vivendo aqui na terra no meio dos humanos.

Quem eram os nefilins? Eram anjos caídos

Quem eram os nefilins? Exame das traduções:

(1) A citação mais detalhada (das duas) que temos na Bíblia sobre os nefilins está em Gênesis 6:4: “Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade”. Como você pode observar nessa tradução que usei acima (ARA – Tradução de João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada), não temos a palavra nefilins. Isso porque várias traduções seguem a tradução grega [2] do hebraico, chamada Septuaginta [3] e, nelas, a palavra hebraica “n ̂ephil” é traduzida como “gigantes” e não como nefilins. Já algumas traduções mais modernas usam “nefilins” como tradução dessa mesma palavra hebraica. A outra citação que temos é em Números 13:33: “Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles” (Tradução NVI – Nova Versão Internacional).

Leia também: Por que a Bíblia tem tantas traduções e versões diferentes? [4]

Quem eram os nefilins? Anjos caídos?

(2) De uns tempos para cá muitos têm pregado essa versão de que os nefilins seriam anjos caídos que teriam tido relações sexuais [6] com mulheres (Gênesis 6:1-3). No entanto, essa versão é fantasiosa, pois o próprio Jesus afirmou claramente que anjos não podem concretizar relações carnais: “Porque, na ressurreição, nem casam, nem se dão em casamento; são, porém, como os anjos no céu” (Mateus 22:30). Esse equivoco tem acontecido devido ao erro de usar o verbo hebraico “naphal”, que significa “cair”, como sendo a origem do nome nefilins e que significaria que eles seriam anjos caídos e não humanos. No entanto, a origem do nome deles pode apenas indicar o destino final desses homens perversos (sua queda) ou o seu caráter caído, o que é o mais provável quanto a origem do nome.

Quem eram os nefilins? A verdade clara na Bíblia

(3) A interpretação mais coerente em minha opinião é que os nefilins eram um povo da antiguidade, povo de alta estatura. Observando outros povos citados no Antigo Testamento [7], temos povos com citação bem parecida com os nefilins, como os anaquins e os refains: “povo grande, numeroso e alto como os anaquins; o SENHOR os destruiu diante dos amonitas; e estes, tendo-os desapossado, habitaram no lugar deles” (Deuteronômio 2:21). Observe que temos a citação de que os anaquins eram também povo bastante alto, considerados gigantes. Observe ainda que em Números 13:33 os nefilins são apontados como descendentes de Anaque (Ou “Enaque” em algumas versões): “Vimos também os gigantes [nefilins], os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles” (parte entre colchetes, acréscimo meu). Isso aponta claramente para os nefilins como sendo um povo de alta estatura e não seres espirituais vivendo entre os humanos.

(4) Dessa forma, a interpretação de que os nefilins seriam anjos caídos [8] que moravam aqui na terra por terem tido relações com mulheres é bastante duvidosa e me parece claramente contrária ao que a Bíblia diz sobre seres espirituais e relações carnais. Isso nos leva claramente a concluir quem são os nefilins: um povo antigo, de alta estatura, que por sua malignidade ganharam esse nome, pois eram caídos em suas ações.