- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Bem-aventurados os pobres de espírito: O que Jesus quis dizer com isso?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Você podia me ajudar a entender o que significa pobres de espírito quando Jesus disse que eles são bem-aventurados? Teria alguma coisa a ver com sermos pobres materialmente falando? As riquezas nesse caso atrapalhariam a parte espiritual da pessoa, atrapalharia ela de estar nos caminhos de Deus como Jesus disse ao jovem rico?

Caro leitor, essa palavra que você citou se encontra no famoso sermão do monte onde Jesus Cristo [2] trouxe uma pregação fantástica aos Seus discípulos [3] sobre diversos assuntos.

E um desses assuntos, o assunto de abertura desse sermão, foi as bem-aventuranças. Vejamos essa que você citou: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus” (Mateus 5:3 – Revista e Corrigida)

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [4]

Bem-aventurados os pobres de espírito, o que quer dizer?

(1) Algumas traduções para o português [5], as mais antigas, como, por exemplo, a versão de João Ferreira de Almeida Revista e Corrigida traduz como “pobres de espírito”.

As versões mais novas e revisadas trazem a tradução como “humildes de espírito”. Essa palavra “pobre” ou “humilde” no grego é “ptochos” e pode significar alguém que é pobre material, de bens mesmo; mas, nesse texto, ela significa algo como “humilde, aflito, destituído de virtudes cristãs e riquezas eternas”.

Conforme observamos, o complemento “de espírito” no texto mostra que a intenção de Jesus não era de falar sobre riquezas materiais.

Leia também: O que significa bem-aventuranças? [6]

(2) A melhor forma de entender o que Jesus quis dizer com pobres de espírito é buscarmos o que seria o contrário disso.

O contrário, considerando o contexto, seria “orgulhosos de espírito”, ou seja, pessoas que desprezam a Deus por não acharem que precisam de Dele, por não O reconhecerem como Senhor de suas vidas, por não O buscarem de fato e de coração. Esses tipos de pessoas não podem herdar [9] o reino de Deus.

(3) Os humildes ou pobres de espírito se caracterizam pelo fato de terem dentro de si um reconhecimento de quem são de verdade, de suas fraquezas, de sua condição pecaminosa, de sua pequenez, de sua total dependência de Deus e da atuação do Senhor em suas vidas. São pessoas interiormente humildes (pobres), pessoas que de fato reconhecem a grandeza de Deus e se submetem a Ele de coração.

(4) Esse é o tipo de pessoa que Jesus afirma que possui o reino de Deus [10] em suas vidas e que irão gozar das bênçãos do Senhor não só aqui na terra, onde serão bem-aventuradas (plenamente felizes), mas também herdarão a maior bênção de todas, a salvação proporcionada por Deus em Cristo Jesus.

Como ser pobre de espírito?

(5) Não existe uma receita passo a passo para ser pobre de espírito. O que existe é um exemplo do que é ser pobre de espírito. E esse exemplo é o próprio Cristo [11]:

“antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Filipenses 2:7-8).

Paulo conseguiu visualizar isso e declarou: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1 Coríntios 11:1). Buscar ser como Cristo foi nos levará diretamente a sermos pobres (humildes) de espírito conforme Deus deseja que sejamos.

Mas, claro, se eu pudesse indicar um começo, eu indicaria que o arrependimento sincero e o reconhecimento de que somos pecadores e precisamos de Cristo, é o primeiro passo!

O que não é ser pobre de espírito?

(6) Muita gente confunde algumas atitudes com ser humildes de espírito. Precisamos avaliar essas características e não confundi-las.

Ser pobre de espírito não é ter uma vida sem lutas por melhorias financeiras, não é a falsa modéstia, não é ser capacho das pessoas, não é deixar de lutar pelos seus direitos e pelo que é certo. Não é deixar de se alegrar pelas conquistas, não é deixar de sonhar alto, não é estar isento de todas as boas ambições da vida.