- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Existe algum pecado na doação de órgãos? O que a Bíblia diz?

Você Pergunta: Existe algum pecado na doação de órgãos? O que a Bíblia tem a nos dizer a respeito dessa questão? Já ouvi alguns serem contrários a doação baseados naqueles textos que falam que iremos ressuscitar no último dia e se alguém doar seu órgão para outra pessoa teria problemas com relação ao seu corpo. Pode nos esclarecer quanto a isso biblicamente?

Cara leitora, existe muita confusão na mente das pessoas em relação a esse assunto. Mas podemos encontrar na Bíblia clareza suficiente para nos posicionar com muita tranquilidade sobre o tema. Vamos refletir juntos?

Existe algum pecado na doação de órgãos? O que a Bíblia diz?

Existe algum pecado na doação de órgãos?

(1) Evidentemente que a Bíblia não traz nenhuma orientação direta sobre esse tema, pois nos tempos em que a Bíblia foi escrita [1] nem se sonhava que um dia seria possível tirar um coração de uma pessoa falecida e transplantar em uma pessoa viva. Nesses casos, buscaremos princípios na Palavra de Deus que nos ajudarão a refletir se haveria ou não pecado na doação de órgãos.

(2) A primeira coisa a refutarmos é o argumento de que na ressurreição final nossos corpos serão ressuscitados e um órgão doado a outra pessoa traria problemas. É verdade que a Bíblia fala de uma ressurreição final de todos, vejamos: “num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1 Coríntios 15:52). Essa ressurreição, no entanto, será uma transformação de nossos corpos para a participação do juízo final e, posteriormente, vivermos a vida eterna (no céu ou inferno, de acordo com o julgamento de Deus). Pois o nosso corpo mortal não pode gozar do mundo espiritual como ele era aqui na terra. Deus irá transformá-lo.

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [2]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [3]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [4]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [5]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [6]
- Outros Materiais (Comece aqui) [7]

(3) Isso deixa claro que não importará se a pessoa doou seus órgãos, se foi cremada, se morreu em um acidente, se morreu em um naufrágio e foi comida pelos peixes, etc. O poder de Deus irá trazer de volta esse corpo transformado e incorruptível [8] no final dos tempos para participar do juízo final. Isso deixa claro que não existe pecado na doação de órgãos sob a ótica bíblica, pois o nosso corpo morto se desfaz de qualquer forma. Um outro texto interessante que cabe aqui é o Vale de Ossos Secos [9] (Ezequiel 37:1-14). De forma interessante, na visão de Ezequiel, Deus, em um cemitério, faz com que ossos secos tornem à vida, nascendo neles tendões, músculos, pele e órgãos. Isso deixa claro o poder de Deus sobre nós, ainda que nossos corpos tenham sido decompostos pela ação da morte.

Leia também: Cremação é pecado segundo a Bíblia? [10]

(4) Além, disso, quando uma pessoa morre e é enterrada ou cremada, o que ocorre com seus corpos? Voltam ao pó! Isso nos indica que não existe pecado na doação de órgãos, antes, existe bênção. Não é muito melhor pegar um coração que iria virar comida de vermes ou uma poeira sem serventia e doá-lo para que alguém que sofre de uma doença de coração, por exemplo, possa ter uma melhor qualidade de vida? Não sejamos loucos em nosso pensar. A doação de órgãos é uma bênção de Deus e um ato de amor ao próximo. Não existe qualquer impedimento bíblico mínimo que seja que proíba essa prática que hoje é possível pela bênção das mãos de Deus à nossa medicina.

(5) Por fim, finalizo dizendo que Jesus Cristo para mim é o maior doador de todos os tempos. Ele derramou seu sangue por nós, Ele se deu completamente, todo o Seu corpo, para nos trazer vida. Esse é o nosso exemplo maior. Por isso, ainda em vida, comunique seus parentes que deseja ser doador após a sua morte. Deixe claro que você entende que não existe pecado na doação de órgãos. Esse será um grande ato de amor pelo próximo e em nada irá te atrapalhar ou mesmo ir contra qualquer mandamento do Senhor na Bíblia! Pelo contrário, ser doador cumpre esta palavra do Senhor: “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” (João 15:12-13).