- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Por que Deus mandou matar até mulheres e crianças se é pecado matar?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: confesso que comecei bem minha leitura da Bíblia lá em Gênesis, mas quando cheguei em algumas partes que Deus manda matar cidades inteiras, inclusive mulheres, crianças e animais, fiquei perplexa. É isso mesmo que aconteceu? Deus mandou matar aquelas pessoas a sangue frio? Por que Deus mandou matar pessoas se Ele mesmo disse em Êxodo 20:13 “não matarás”.

Cara leitora, muitas pessoas realmente ficam perplexas com algumas questões que encontram na Bíblia. Mas isso acontece por desconhecimento do contexto [2] e da explicação sobre o que Deus fez em determinados casos e porque Deus fez.

Nós vamos analisar essa questão neste estudo. Mas primeiro, vejamos um desses textos onde Deus ordena que uma cidade inteira fosse morta, inclusive mulheres e crianças:

“Tudo quanto na cidade havia destruíram totalmente a fio de espada, tanto homens como mulheres, tanto meninos como velhos, também bois, ovelhas e jumentos” (Josué 6:21).

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [3]

Por que Deus mandou matar mulheres e crianças em alguns casos?

(1) Conforme observamos na Bíblia, em alguns casos narrados, o próprio Deus condena pessoas e até cidades inteiras e determina a penalidade [4] a ser aplicada.

Há casos em que o próprio Deus aplica a penalidade sobre os que condenou: “E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra debaixo deles se fendeu, abriu a sua boca e os tragou com as suas casas, como também todos os homens que pertenciam a Corá e todos os seus bens” (Números 16:31-32).

E há casos em que Deus ordena aos guerreiros de Seu povo que apliquem a penalidade, como é o caso que exemplificamos acima em Josué 6:21.

(2) Devemos compreender que Deus é o dono da vida e que retirar uma vida aqui da terra não é uma maldade de Deus, mas, é Ele exercendo Sua soberania de forma justa sobre aquilo que é Dele.

“Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (Salmos 24:1)

É por isso que centenas de milhares de pessoas morrem todos os dias. No Velho Testamento [5] Deus também exerce essa soberania sobre a vida, tirando-a como lhe agrada, no momento que lhe agrada e da forma que lhe agrada.

Por que Deus mandou matar cidades inteiras no passado?

(3) Quando Deus estabelece que Seus guerreiros cumpram Suas condenações impostas, Deus age de forma muito parecida com nosso sistema de justiça atual.

Hoje temos juízes que julgam causas. Mas não são os juízes que executam as penas. Eles apenas julgam de acordo com as leis.

Havendo uma condenação, o juiz entrega o condenado nas mãos daqueles que têm a função de fazer a pena ser aplicada. Deus faz algo bastante parecido no Velho Testamento em alguns casos.

Ele condena e manda que os guerreiros de Seu povo apliquem a pena. Essa pena é fruto da ação judicial de Deus (quando ele condena pessoas por algum motivo) e também do exercício da Sua soberania de dar e tirar a vida conforme Sua vontade e Seus planos (quando pessoas perdem a vida mesmo sem alguma culpa específica, como no caso de animais e crianças).

(4) Sendo uma ordem direta de Deus, baseada em Sua justiça e não no desejo humano de fazer mal ao próximo, não temos no cumprimento dessas ordens de Deus (naquele momento) uma violação ao mandamento de Êxodo 20:13 “não matarás”.

Devemos trazer à mente que estamos neste momento em uma sociedade teocrática, onde o próprio Deus governa de forma direta o Seu povo.

Suas ordens, tais quais as ordens dos soberanos reis humanos, deveriam ser cumpridas à risca e representavam a aplicação de Sua justiça e vontade.

(5) Mas por que as crianças também morriam nesse tipo de ação? Se Deus condenou os pais dessas crianças, com quem elas ficariam? Como poderiam continuar suas vidas normalmente diante dessa condenação?

Isso me parece indicar um ato de misericórdia de Deus para essas crianças. Levá-las seria bem melhor do que mantê-las diante de sofrimento muito maior!

Infelizmente as ações malignas de pais respingam nas crianças. Elas não pagam pelos pecados dos pais, porém, vivem consequências das más escolhas deles!

É como um juiz humano que precisa condenar pais humanos e a condenação desses pais acaba trazendo dificuldades às crianças, filhas desses pais!

(6) Dessa forma, devemos sempre observar todo esse contexto para compreender a ação de Deus em determinadas ocasiões na Bíblia.

Não estamos diante de casos habituais, estamos diante de casos excepcionais da aplicação imediata da justiça de Deus com propósitos definidos por Ele para que ficasse registrado para testemunho a todos.

Ele é quem determinou ali quem vive, quem morre e quem aplica a penalidade que Ele designou: “Porém a cidade será condenada, ela e tudo quanto nela houver; somente viverá Raabe, a prostituta, e todos os que estiverem com ela em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos” (Josué 6:17).

Apesar desse tema ser bastante difícil para nossa compreensão, devemos ter em mente que nunca existe injustiça da parte de Deus naquilo que Ele faz e manda fazer, pois Sua soberania é plena ainda que discordemos ou não a compreendamos de forma plena: “Atenta para as obras de Deus, pois quem poderá endireitar o que ele torceu?” (Eclesiastes 7:13).