- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Em que casos a Bíblia permite o divórcio de um casal?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: irmão, eu tenho muita dúvida sobre em que casos a Bíblia permite o divórcio. Eu já ouvi pessoas falando que é somente em caso de traição. Mas fico pensando, e se uma mulher for agredida pelo marido, ela teria que permanecer casada com ele, sofrendo? Será que Deus apoiaria isso? Você pode nos ajudar a entender essa questão?

Caro leitor, o assunto divórcio [2] voltou a chamar muito a atenção nos últimos anos devido à grande quantidade de divórcios, não só em nosso país, na vida de pessoas que não temem a Deus, mas também dentro da igreja com um crescimento muito grande dos casos.

Existem casos em que a Bíblia permite o divórcio (vamos analisar abaixo), mas o divórcio tem sido muito generalizado ultimamente, onde pessoas se separam pelas menores coisas possíveis, trazendo muito dor e o desagrado de Deus sobre elas.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [3]

Em que casos a Bíblia permite o divórcio?

(1) Nós não temos muitos textos na Bíblia que falam de forma profunda sobre o divórcio. No Antigo testamento, somente Deuteronômio 24 trata de forma direta sobre o tema. O texto diz o seguinte:

Se um homem tomar uma mulher e se casar com ela, e se ela não for agradável aos seus olhos, por ter ele achado coisa indecente nela, e se ele lhe lavrar um termo de divórcio, e lho der na mão, e a despedir de casa…” (Deuteronômio 24:1).

Durante séculos se discutiu o que seria “achado coisa indecente nela”. Alguns interpretavam que qualquer motivo seria válido para um divórcio (escola do Rabino Hillel) e outros acreditavam que somente o adultério era um motivo válido (Escola do Rabino Shammai).

(2) E foi exatamente buscando respostas e experimentando Jesus que os fariseus o provocam sobre este tema. Jesus, então, traz mais algumas luzes sobre o casamento e sobre os casos em que a Bíblia permite o divórcio:

a) O casamento foi criação de Deus e é entre homem e mulher (Mateus 19:4-5);

b) O casamento foi pensado para não acabar (Mateus 19:6);

c) O divórcio foi permitido na lei de Moisés por causa do coração duro do ser humano (Mateus 19:8);

d) Mas o divórcio não é um padrão de Deus, o padrão foi a união em um casamento permanente que só poderia ser terminado com a morte (Mateus 19:8).

Casos em que a Bíblia permite o divórcio: Adultério

(3) Jesus em sua resposta deixou claro que o divórcio poderia acontecer caso houvesse relações sexuais ilícitas de um dos cônjuges, o que aponta para o adultério [4] (dentro desse contexto) como sendo um motivo permitido para divórcio:

“Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério” (Mateus 19:9).

Não temos registros de Jesus tratando de outras possibilidades para o divórcio, ele falou apenas sobre adultério, o que parece indicar que era a resposta apropriada àquele contexto e não uma ideia de que não existiam outros motivos possível.

Isso porque, depois, temos Paulo tratando sobre o tema e dando mais possibilidades bíblicas para um divórcio acontecer.

Casos em que a Bíblia permite o divórcio: Abandono

(4) O apóstolo Paulo, quando tratava em uma de suas cartas a respeito de pessoas que se converteram e se tornaram cristãs, abriu uma nova possibilidade ao divórcio:

“Mas, se o descrente quiser apartar-se, que se aparte; em tais casos, não fica sujeito à servidão nem o irmão, nem a irmã; Deus vos tem chamado à paz” (1 Coríntios 7:15).

Observe que em um caso em que um dos cônjuges se converte e o outro cônjuge o abandona existe uma tranquilização por parte do Apóstolo Paulo de que a pessoa estará livre, ou seja, poderia se divorciar sem qualquer pecado, pois a outra pessoa a abandonou, não tendo ela como seguir com o casamento sozinha.

Casos em que a Bíblia permite o divórcio: Violência

(5) Algumas pessoas têm aconselhado, por exemplo, mulheres que sofrem violência do marido a permanecerem casadas com o argumento de que não existe previsão para esse tipo de divórcio na Bíblia, então, essas mulheres deveriam aguentar e permanecer casadas mesmo sofrendo violências.

Eu não concordo com essa posição. Muitos teólogos têm defendido (e eu concordo) que o uso da violência está enquadrado no caso de abandono abordado por Paulo em 1 Coríntios 7:15.

Seria a fase mais drástica do abandono, ou seja, quando o cônjuge simplesmente abandona tudo que deve haver em um casamento e chega ao cúmulo da agressão.

Penso que divórcio em caso de violência está totalmente amparado pela Bíblia, além de ser algo necessário para proteção da pessoa agredida.

Casos em que a Bíblia permite o divórcio: outros casos?

(6) Não temos nenhuma outra previsão bíblica para o divórcio além das citadas. Assim, tirando esses casos claros e drásticos onde a Bíblia permite o divórcio por conta do coração duro e incrédulo de uma das partes (ou das duas), devemos tratar os outros casos como casos onde é possível trilhar o caminho da reconstrução do relacionamento.

Não devemos ter em mente que qualquer caso é motivo para divórcio. Os casos em que a Bíblia não aprova devem ser analisados cuidadosamente para que o caminho da luta pelo relacionamento e pela restauração aconteça com muito amor e respeito e com a ajuda de Deus.

Leia também: 5 dicas para superar o desejo de se divorciar [6]