- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Usar métodos para evitar a gravidez é proibido pela Bíblia?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Eu sou casada já há dez anos. Eu e meu marido optamos por não ter mais filhos, pois já temos três. Sobre esse assunto, vi alguém que menciona o caso de Onã, que foi morto pelo Senhor por não querer engravidar a sua mulher, jogando o esperma no chão. O que você poderia dizer sobre essa questão? Seria pecado usar métodos contraceptivos para evitar ter filhos? Não podemos fazer esse controle familiar segundo a Bíblia?

Cara leitora, geralmente esse caso de Onã, mencionado em Gênesis 38:9, é levantado por algumas pessoas que buscam proibir que um casal use métodos para evitar a gravidez.

Vamos analisar se isso realmente é verdadeiro? Se a Bíblia proíbe fazer controle familiar?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Usar métodos para evitar a gravidez é pecado?

(1) Sabemos que dentro da cultura judaica [3] os filhos são vistos como uma grande bênção (e de fato são). Não só significando bênçãos de Deus sobre a vida da família, mas também, maior força de trabalho para prosperar a família [4] e o próprio povo:

“Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta” (Salmos 127:4-5).

(2) Somado a isso temos a ordem de Deus registrada em Gênesis 1:28 para o primeiro casal: “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra”.

Tudo isso faz algumas pessoas pensarem que um casal não poderia usar métodos para evitar uma gravidez [5], antes, deveria deixar acontecer quantas vezes acontecer. Mas será que é isso mesmo que os textos bíblicos ensinam?

(3) A ordem de Deus a Adão e Eva para se multiplicarem em nenhum momento aponta para eles saírem fazendo filhos sem qualquer planejamento familiar.

Evidentemente, Adão e Eva se multiplicarem era necessário para que houvesse a raça humana. Era uma ordem óbvia de Deus ao primeiro casal, que acabara de ser criados e estavam ainda a conhecer sua sexualidade e a forma como a natureza funcionava.

Essa ordem não é um mandamento para que todos os casais em todas as épocas tenham filhos obrigatoriamente e tenham quantos filhos conseguirem produzir. Antes, é uma ordem de como funcionava o curso natural das coisas.

(4) Isso porque não temos na Bíblia qualquer proibição a um casal decidir evitar ter filhos ou mesmo ter uma quantidade de filhos que os dois consigam criar de acordo com suas condições.

Isso nos aponta para o fato de Deus dar certa liberdade aos casais, de acordo com suas possibilidades, terem ou não filhos, ou mesmo escolher a quantidade que desejam ter deles, claro, segundo a vontade de Deus, que esta acima de tudo!

O caso de Onã mostra que Deus proíbe métodos que evitam a gravidez?

(5) Para entendermos o caso de Onã, precisamos compreender um costume antigo que se chamava levirato. No levirato, quando havia o falecimento do marido e este ainda não tinha filhos, cabia ao irmão dele casar com a viúva e ter filhos com ela.

O filho dessa relação seria considerado filho do pai falecido, fazendo com que o nome de sua família não se apagasse. Foi exatamente o que ocorreu com Onã.

A Bíblia diz que um homem chamado Er se casou com Tamar (Gênesis 38:6). Er faleceu por ser perverso diante do Senhor (Gênesis 38:7).

Dessa forma, Onã, irmão de Er, foi pressionado a cumprir o levirato [8] e casar com Tamar, o que fez (Gênesis 38:8).

(6) Agora é que vem a atitude polêmica de Onã com a ex-cunhada e atual esposa: “Sabia, porém, Onã que o filho não seria tido por seu; e todas as vezes que possuía a mulher de seu irmão deixava o sêmen cair na terra, para não dar descendência a seu irmão” (Gênesis 38:9).

Note que Onã não estava usando um método para evitar a gravidez em comum acordo com sua esposa, como uma forma de controle familiar, antes, ele ejaculava na terra porque não queria que o filho que nascesse tivesse o nome do irmão.

Foi exatamente essa atitude que Deus condenou: “Isso, porém, que fazia, era mau perante o SENHOR, pelo que também a este fez morrer” (Gênesis 38:10).

O que ele fazia que era mau perante o Senhor? Era exatamente não cumprir o levirato para com seu irmão mesmo tendo aceitado cumpri-lo, tendo relações com Tamar. Onã queria os benefícios de ter uma esposa, mas não a responsabilidade do levirato.

Objeções sobre usar métodos para evitar a gravidez

(a) Todos devem se casar e ter filhos. Deus criou o casamento e mandou crescer e multiplicar!

Existem pessoas que decidem não se casar por motivo justo e também não ter ou ter poucos filhos. Podemos ver que o apóstolo Paulo decidiu servir 100% ao evangelho sem manter um casamento. Ele estava em pecado?

“E aos solteiros e viúvos digo que lhes seria bom se permanecessem no estado em que também eu vivo” (1 Coríntios 7:8). Paulo aqui viu que pessoas com motivações justas podiam escolher nem se casar para servir melhor ao evangelho!

(b) O controle familiar é semelhante a quem faz aborto, pois não deixa quem deveria nascer, nascer!

Esse é um grande absurdo! O controle da família é justamente ser diligente, buscando evitar situações que depois poderão virar pecado por falta de planejamento!

Jesus ensinou que é preciso calcular o “custo” de ser discípulo. No seu exemplo em Lucas 14:25-32, Ele exemplifica que o construtor primeiro calcula para saber se tem meios para construir uma ponte, por exemplo…

Se é assim para coisas menos importantes (uma ponte), tão mais é para ter filhos! Temos essa liberdade de planejar nossas famílias, porém, Deus sempre dará a última palavra, claro!

(c) Controle familiar é atrapalhar a soberania de Deus!

É justamente o contrário! Se Deus (soberano) quer dar um filho a alguém não deixará de dar por o casal realizar algum método contraceptivo! Isso se chama soberania!

E da mesma forma, se Deus (soberano) não quiser dar mais filhos ao casal, permitirá que o método contraceptivo funcione, pois os planos do casal estarão alinhados com os do Senhor!

(7) Portanto, não temos leis na Bíblia que proíbam um casal de organizar sua família e decidir quantos filhos tem condições de ter.

Aliás, o maior pecado em minha opinião é colocar filhos no mundo e não ter como cuidar deles, deixá-los abandonados, sem bases para serem crianças saudáveis e abençoadas.

Somente procriar para depois deixar as crianças como que “entulhadas” no mundo não me parece ser o propósito de Deus na ordem de multiplicar-se e encher a terra!

Fecho dizendo que filhos são bênção! O curso natural é que casais tenham filhos. Porém, nada há de pecado em organizar a família de acordo com o que Deus tem de planos para casa um. Se é 10 filhos, bênção! Se é apenas 1, bênção também! Se é nem se casar com os objetivos que Paulo ensinou, bênção também!