- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Por que João 14:28 diz que Jesus é menor do que Deus?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Como entender essa questão da Bíblia dizer que Jesus é menor do que Deus? Lendo João 14:28 temos ali Jesus dizer que Deus é maior do que Ele e fiquei meio sem entender como Deus é maior do que Jesus se Jesus é Deus também? As religiões que afirmam que Jesus não é Deus estariam certas com base nesse versículo? Poderia nos esclarecer esse texto para uma compreensão mais correta disso?

Caro leitor, sua pergunta vai nos dar a oportunidade de trabalharmos juntos essa questão que deixa muitas pessoas confusas, mas que é facilmente compreendida com uma análise mais profunda do texto bíblico. Vamos juntos?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Jesus é menor do que Deus?

(1) O apóstolo João [3] está narrando nesse contexto a fala de Jesus a respeito de Sua morte e da vinda do Consolador, o Espírito Santo [4].

Ao final de Seu discurso, Jesus diz aos Seus discípulos: “Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu” (João 14:28).

Esse texto causa muita confusão na mente de muitos. Alguns dizem que nesse texto Jesus deixa claro que Ele não é Deus. Afirmam que o fato de Jesus dizer que é menor do que Deus mostra que Ele não é Deus e isso acaba com o pensamento dos que creem na trindade [5]. Será isso correto?

(2) Uma das regras mais básicas da interpretação bíblica [6] é que quando um texto é de difícil compreensão, outros textos devem ser consultados para que através deles se consiga uma compreensão melhor desse texto mais obscuro.

Nesse caso, usando essa regra, podemos primeiramente avaliar a seguinte questão: Jesus é apresentado como sendo Deus em outros textos bíblicos?

A resposta é sim! Após Jesus ter ressuscitado [7], observe o que diz aos discípulos: “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mateus 28:18).

Somente Deus tem toda autoridade no céu é na terra, certo? Esse é apenas um exemplo sobre a clareza da divindade [9] de Cristo na Bíblia. Para ver mais sobre a divindade de Cristo, leia nosso estudo: A Bíblia realmente afirma que Jesus é Deus? [10]

Jesus é menor do que Deus em que sentido?

(3) A apuração acima já nos aponta claramente que em João 14:18, quando é mencionado que Jesus é menor do que Deus, não existe uma negação da Sua divindade. Mas o que temos ali, então?

A resposta não é complicada: Jesus Cristo, enquanto humano, é menor do que Deus. Jesus está claramente falando aos Seus discípulos da Sua identificação com o ser humano, do Seu esvaziamento para que cumprisse a obra de salvação. Ele se fez homem. Veja o que Paulo diz sobre isso:

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Filipenses 2:5-8).

(4) A explicação de Paulo aos filipenses deixa claro que Jesus Cristo se esvaziou, se tornou servo, se tornou semelhante aos homens. Isso mostra claramente o que significa ser menor do que Deus naquele momento de Sua missão.

Jesus enquanto humano na terra, fazendo Sua missão, estava em total submissão a Deus e a Sua vontade. Ele escolheu se tornar menor por breve tempo. Isso o tornava menor.

(5) Isso fica claro em textos escritos após Jesus ter cumprido a Sua missão e assumido plenamente quem é: “proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor” (Apocalipse 5:12).

Observe que Jesus é digno de receber glória e louvor, coisas que as escrituras só aceitam que sejam dadas a Deus. Em outro momento, quando João se dobra e tenta adorar o anjo [11] que lhe dava as revelações de Apocalipse, veja a atitude dele:

“Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: “Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia” (Apocalipse 19:10). Somente Deus pode ser adorado e Jesus é adorado nas escrituras, o que mostra claramente que Ele é Deus.

(5) Dessa forma, rejeitamos o pensamento daqueles que tentam fazer malabarismos tentando negar a divindade de Cristo com base em João 14:28, não interpretando corretamente o fato de que Jesus é menor do que Deus naquele momento.

Uma análise profunda nos mostra claramente o que Jesus quis dizer e como Sua divindade de forma alguma foi sequer arranhada em Sua missão aqui na terra!