- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que realmente significa “vinde a mim os que estais cansados e sobrecarregados”?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Uma das palavras mais lindas e poderosas de Jesus está registrada em Mateus 11:28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”.

Mas quando lemos esse texto geralmente nos enganamos na interpretação do que ele realmente quer dizer, do que realmente Jesus estava dizendo de fato ali. Hoje vamos aprender o real significa dessas lindas e poderosas palavras ditas pelo Senhor Jesus para nos abençoar.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Vinde a mim

(1) A primeira coisa clara nesse texto é a clareza de Jesus, demonstrando que as pessoas deveriam ir até Ele (Vinde a mim). Essa indicação de Jesus sobre esse caminho que esse grupo de pessoas para o qual Ele está falando deveria seguir, demonstra aquilo que Jesus disse e que está registrado em João 14:6:

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida [3]; ninguém vem ao Pai senão por mim”.

Jesus sabe exatamente quem Ele é e o tipo de mudanças que Ele tem poder de realizar na vida das pessoas. É por isso que Ele começa sua faça chamando as pessoas para ir até Ele. Esse é o primeiro passo.

Todos que estais cansados e sobrecarregados

(2) Certamente Jesus não está falando aqui do cansaço físico que todos experimentamos depois de nossas tarefas diárias. O cansaço do qual Jesus está se referindo é espiritual. À luz daquilo que estudaremos mais abaixo podemos claramente concluir que Jesus está se referindo ao peso que os religiosos colocavam sobre aquelas pessoas (e que muitos continuam colocando hoje em dia).

A terrível opressão em que viviam, debaixo de proibições sem sentido, de rituais vazios, de exigências que não os levavam à leveza de Deus, mas ao peso das doutrinas de homens. Essas eram pessoas que estavam cansadas e sobrecarregadas pelos fardos que tinham de carregar que, de forma alguma, aliviavam seus espíritos e as aproximavam de Deus.

Jesus também disse sobre a atuação daqueles religiosos: “Atam fardos pesados e difíceis de carregar e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los” (Mateus 23:4).

Tomais sobre vós o meu jugo e aprendei de mim

(3) Geralmente muitos interpretam a palavra “jugo” usada aqui como “peso” com um sentido positivo usado por Jesus. O jugo [5] era uma peça usada para unir dois animais quando puxavam uma carroça. Ele era colocado no pescoço e representava um peso para o animal.

Porém, o mais provável é que Jesus estivesse citando aqui uma metáfora judaica, onde esse “jugo” era quando a pessoa se colocava debaixo da “disciplina e discipulado de alguém, de um mestre”. Nesse sentido, aqueles líderes que estavam sobre aquelas pessoas apenas pesavam a vida delas, trazendo sofrimento ao invés de bênçãos (Mateus 23:4).

Nesse sentido, Jesus demonstra que Ele poderia oferecer a verdadeira instrução, aquela que conectava as pessoas a Deus, que aliviava seus corações através do perdão, que era leve, tirando a culpa e trazendo a pessoa a uma nova vida. Esse era o precioso aprendizado que Jesus queria passar para as pessoas. Esse era o jugo de Cristo, bem diferente do jugo dos religiosos e líderes de sua época.

Leia também: 5 Atitudes importantes a tomarmos nos momentos de crise [6]

E achareis descanso para você alma

(4) Esse trecho em Mateus 11:29 mostra fortemente o que falamos anteriormente. Jesus não está falando do cansaço físico, mas do cansaço espiritual trazido na vida das pessoas pelo pecado [7] e pelas opressões dos religiosos e líderes da época de Cristo (e de muitas outras épocas).

Somente debaixo do jugo de Cristo, ou seja, de Suas orientações e na Sua presença poderemos realmente andar no caminho melhor, de paz e de contentamento.

Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve

(5) Jesus não está falando aqui que a vida cristã é fácil. O que Ele está demonstrando é que todas as obrigações e disciplinas exigidas por Deus são boas e abençoadoras para nós e que esse jugo, ou seja, esse caminho cristão que cada um de nós deve seguir (o vinde a mim de Jesus), vem junto com toda a força de Deus para enfrentarmos os desafios e vencê-los, sem qualquer peso que não possamos suportar.

Bem diferentes das opressões desse mundo, que nos levam a um sofrimento terrível e a total distância de Deus.