- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Sábado ou domingo? Qual dia a Bíblia manda guardar?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: até hoje não consegui entender porque muitas igrejas guardam o domingo e não o sábado conforme está nos dez mandamentos. A Bíblia é clara a respeito do desejo de Deus de que guardemos o sétimo dia, o sábado do Senhor. Por que as igrejas atuais insistem em desobedecer esse mandamento? Existe uma explicação bíblica razoável para isso a não ser a desobediência às leis do Senhor?

Caro leitor, a questão da guarda do sábado sempre aparece nas discussões a respeito dos mandamentos de Deus. E geralmente são discussões bem acaloradas, diga-se de passagem!

Principalmente entre aqueles que são sabatistas [2], ou seja, que observam a guarda do sétimo dia tal qual era feito no Velho Testamento [3], do pôr-do-sol da sexta-feira até o pôr-do-sol do sábado e, por isso, condenam aqueles que não fazem dessa forma.

No entanto, a Bíblia é uma revelação de Deus em sua completude e não apenas no Velho Testamento. Por isso, é muito importante avaliar a questão do sábado considerando toda a Bíblia, o que faremos a seguir:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [4]

Devemos guardar o sábado ou o domingo?

(1) Não existe qualquer dúvida da importância do sábado na Bíblia. O próprio Deus o deu, mesmo antes da lei ser dada (Êxodo 16:23) e em sua lei moral, nos dez mandamentos, Ele o designou:

“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro” (Ex 20:8-10).

Esse dia tinha como objetivos principais o descanso do trabalho diário e a adoração a Deus como o Senhor de todas as coisas.

(2) Esse dia era tão importante que por não guardá-lo o povo de Israel recebeu diversas maldições da lei em suas vidas:

“Mas, se não me ouvirdes, e, por isso, não santificardes o dia de sábado, e carregardes alguma carga, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então, acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém e não se apagará” (Jeremias 17:27).

Isso demonstra a importância desse dia na lei de Deus e como quebrar a observação a esse dia era algo que desagradava extremamente ao Senhor.

O erro daqueles que condenam o domingo

(3) O grande erro daqueles que acusam os que guardam o domingo de estarem quebrando a lei de Deus, está em não considerar o que o Novo Testamento nos ensina sobre o sábado e sobre as leis do Velho Testamento que tiveram forma temporal em sua aplicação e formas.

Diversas leis tiveram aplicação temporal no Velho Testamento. Por exemplo, leis cerimoniais e judiciais que foram aplicadas apenas no Velho Testamento na nação de Israel.

Um exemplo claro disso era a lei que exigia que feiticeiros fossem mortos: “A feiticeira não deixarás viver” (Êxodo 22:18). Observe que ainda hoje Deus condena a feitiçaria, porém, a forma judicial disso ser tratado foi pontual para aquele momento.

Ou seja, hoje os cristãos não têm apoio da Bíblia para caçar feiticeiros e matá-los com base na lei de Deus. O princípio permanece (não ser feiticeiro e participar de feitiçarias), mas não a forma judicial de tratar a questão (matar a pessoa). Algo parecido aconteceu com o sábado e passa despercebido por muitos.

No Novo Testamento o objetivo do sábado é cumprido no primeiro dia da semana

(4) O sábado faz parte da lei moral de Deus, ou seja, aquelas leis que valem para todos os tempos. Porém, o que o Novo Testamento mantém sobre o sábado é o seu objetivo, seu propósito principal, a alma dessa lei dada por Deus.

E esses objetivos eram cumpridos pela igreja de Cristo em um novo dia, marcado pela nova aliança, o primeiro dia da semana, o dia em que Cristo ressuscitou, o domingo:

“No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite” (Atos 20:7).

Aqui temos um caso interessante, a cerca de 15 ou 20 anos após a morte de Cristo. Vemos aqui claramente que a igreja primitiva costumava se reunir no domingo e guardá-lo, inclusive com a prática da ceia do Senhor, orações, pregação e adoração a Deus.

Além deste, temos outros textos que também expressam essa realidade da igreja primitiva em sua guarda do domingo e não do sábado (1 Coríntios 16.2; Apocalipse 1.10).

Por que a igreja primitiva observava o domingo com o apoio dos apóstolos?

(5) A resposta a essa pergunta vem com o entendimento claro do objetivo de Deus sobre o mandamento do sábado. Em Êxodo 20:8 a palavra traduzida por “sábado” do hebraico “shabat” significa “descanso”.

Isso deixa claro em nossa mente que o texto ficaria mais ou menos assim: “lembra-te do dia de descanso para o santificar” (Êxodo 20:8).

No Antigo Testamento esse “dia de descanso” era o sétimo. Mas no Novo Testamento ele passa a ser o primeiro dia da semana conforme dissemos no ponto quatro.

Existe algum erro nisso? Evidentemente que não. O cerne do mandamento está preservado quando ele é obedecido em sua essência no domingo pelos cristãos.

(6) Evidentemente, muito debate ocorre hoje e também ocorreu no passado sobre o sábado. Muitos estão presos a detalhes desnecessários sobre ele ao passo que esquecem de seu espírito principal, da alma dele, do objetivo que o fez ser ordenado por Deus.

Isso ocorreu muito nos tempos de Jesus e foi veementemente condenado por Ele: “E, se o homem pode ser circuncidado em dia de sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, por que vos indignais contra mim, pelo fato de eu ter curado, num sábado, ao todo, um homem?” (João 7:23).

Quando o espírito central da lei de Deus é substituído por detalhes sem fundamento que visam apenas colocar peso sobre as pessoas, a lei de Deus não cumpre seu objetivo na vida delas, razão pela qual Jesus condenou a atitude dos fariseus.

Resposta de Paulo a acusações sobre não guardar o sábado na igreja primitiva

(7) Na igreja primitiva esse tipo de acusação também ocorria por parte de pessoas que queriam impor certas leis que validariam a maturidade das pessoas, fato que fez com que Paulo trouxesse regras claras sobre a liberdade em Cristo em diversos aspectos da lei e também sobre o sábado:

Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo” (Colossenses 2:16-17).

A observância de rituais cerimoniais da lei na igreja de Cristo é claramente rejeitada por Paulo, que não permite que os cristãos sejam julgados e censurados por diversos motivos, inclusive por causa dos “sábados”.

Paulo [7] não estava rejeitando a guarda do objetivo do sábado aqui. Ele considerava que a forma como a igreja guardava o primeiro dia da semana estava de acordo com o objetivo do sábado e que não havia qualquer outra regra a acrescentar a essa prática, razão pela qual os cristãos não podiam ser julgados e condenados por ninguém quanto a isso.

(8) Dessa forma, fica muito claro nas escrituras e também na prática observada pela igreja primitiva nos anos seguintes, que o domingo era observado por eles e que o objetivo, o espírito da lei do sábado era cumprido plenamente e que deve continuar sendo observado (lembra-te) como um dia especial (santificado), onde nos dedicamos a adoração a Deus e ao descanso necessário das nossas atividades diárias.

Aqueles que se prendem aos detalhes legais do Antigo Testamento se perdem no objetivo do mandamento, assim como os fariseus fizeram, debatendo detalhes dispensáveis e esquecendo-se de usar esse dia para abençoar e serem abençoados, cumprindo a alma da lei do Senhor.