- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Jesus deu poder aos discípulos para perdoar os pecados das pessoas?

Você pergunta: Ao ler João 20:23 fiquei um pouco em dúvida sobre o significado desse texto, pois ali parece que Jesus está dando poder aos Seus discípulos para perdoar os pecados das pessoas. Mas esse poder não é só Deus que tem? Ou era alguma espécie de dom especial que Jesus deu a eles para que conseguissem avaliar o arrependimento das pessoas e darem ou não o perdão a elas?

Caro leitor, alguns escritos bíblicos sobre coisas que Jesus disse [1] entram em uma categoria que costumo chamar de ditos difíceis de Jesus, ou seja, são frases que nos trazem certas dúvidas sobre seu real significado e que exigem que nos apliquemos mais ao estudo para buscar uma compreensão correta. Mas não é porque são difíceis que são impossíveis de entender com boas doses de estudo!

Jesus deu poder aos discípulos para perdoar os pecados das pessoas? [2]

Jesus deu aos discípulos o poder de perdoar pecados?

(1) O texto referido é de João 20:23: “Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; se lhos retiverdes, são retidos”. Essa fala de Jesus foi dita aos Seus discípulos [3] após a Sua ressurreição, em um domingo, no final da tarde, em uma casa onde eles estavam trancados com medo dos judeus (João 20:19). Jesus apareceu milagrosamente no meio deles. O foco da mensagem de Cristo a eles ali naquele momento era sobre a missão que eles teriam: “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (João 20:21). A seguir Jesus sopra sobre eles o Espírito Santo: “E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo” (João 20:22). E, então, vem a frase objeto desta nossa análise. O que Jesus estava querendo dizer com essa frase?

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [4]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [5]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [6]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [7]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [8]
- Outros Materiais (Comece aqui) [9]

Os apóstolos receberam um dom especial para perdoar pecados?

(2) Essa é a possibilidade que um exame superficial nos leva a entender, no entanto, é pouco provável que Jesus tivesse realmente dado esse tipo de dom a eles. Perdoar pecados requer uma análise infalível do coração das pessoas, um conhecimento pleno de fatos ocorridos e do que se passa no coração de alguém. Esse tipo de análise, que leva em conta todos esses aspectos, na Bíblia, só pode ser feita plenamente por Deus: “porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração” (1 Samuel 16:7). Existe uma menção do apóstolo Pedro declarando algo que se passou no coração de Ananias (Atos 5:3), no entanto, não temos menções ou quaisquer relatos que apoiem a ideia de que os discípulos de Cristo tivessem o poder de perdoar ou não os pecados das pessoas.

Qual o ensino de Cristo sobre esse texto, então?

(3) O mais provável é que Jesus esteja ensinando aos Seus discípulos que eles estavam sendo enviados e equipados com o Espírito Santo [10] para proclamar que o perdão dos pecados no nome de Cristo estava disponível a todos os arrependidos e que, também, a rejeição a Cristo representaria a retenção, ou seja, o não perdão dos pecados das pessoas. Essa autoridade foi dada aos apóstolos e a todos nós que somos discípulos de Jesus. Nós temos a autoridade para declarar às pessoas o evangelho [11], a boa notícia sobre o perdão pleno dos pecados pelo sacrifício de Jesus e também de mostrar o quão terrível é manter-se longe Dele. Não podemos também excluir aqui a autoridade da igreja de Cristo para ligar e desligar no céu e na terra, ou seja, a aplicação das disciplinas a pessoas que estão em desacordo com as exigências do evangelho. Veja aqui um artigo sobre este tema, clique [12].

(4) Esse entendimento é fortemente apoiado pela observação do que os apóstolos fazem logo após esse encontro com Jesus. Por exemplo, numa das primeiras pregações do apóstolo Pedro após a ascensão de Jesus, ele declara: “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38). Essa é exatamente a mensagem ordenada por Cristo, o poder de apresentar às pessoas o perdão de Deus disponível pelo sacrifício de Cristo. Observe que Pedro não perdoou ele mesmo os pecados das pessoas, mas levou as pessoas a se arrependerem diante de Deus e crerem no sacrifício feito pelo Senhor Jesus para a remissão dos pecados [13]. Ao mesmo tempo, aqueles que rejeitaram essa mensagem continuaram com a culpa de seus pecados sobre si mesmos.