- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Jesus deu poder aos discípulos para perdoar os pecados das pessoas?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Ao ler João 20:23 fiquei um pouco em dúvida sobre o significado desse texto, pois ali parece que Jesus está dando poder aos Seus discípulos para perdoar os pecados das pessoas. Mas esse poder não é só Deus que tem? Ou era alguma espécie de dom especial que Jesus deu a eles para que conseguissem avaliar o arrependimento das pessoas e darem ou não o perdão a elas?

Caro leitor, alguns escritos bíblicos sobre coisas que Jesus disse [2] entram em uma categoria que costumo chamar de ditos difíceis de Jesus, ou seja, são frases que nos trazem certas dúvidas sobre seu real significado e que exigem que nos apliquemos mais ao estudo para buscar uma compreensão correta. Mas não é porque são difíceis que são impossíveis de entender com boas doses de estudo!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [3]

Jesus deu aos discípulos o poder de perdoar pecados?

(1) O texto referido é de João 20:23: “Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; se lhos retiverdes, são retidos”. Essa fala de Jesus foi dita aos Seus discípulos [4] após a Sua ressurreição, em um domingo, no final da tarde, em uma casa onde eles estavam trancados com medo dos judeus (João 20:19).

Jesus apareceu milagrosamente no meio deles. O foco da mensagem de Cristo a eles ali naquele momento era sobre a missão que eles teriam: “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (João 20:21).

A seguir Jesus sopra sobre eles o Espírito Santo: “E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo” (João 20:22). E, então, vem a frase objeto desta nossa análise. O que Jesus estava querendo dizer com essa frase?

Os apóstolos receberam um dom especial para perdoar pecados?

(2) Essa é a possibilidade que um exame superficial nos leva a entender, no entanto, é pouco provável que Jesus tivesse realmente dado esse tipo de dom a eles.

Perdoar pecados requer uma análise infalível do coração das pessoas, um conhecimento pleno de fatos ocorridos e do que se passa no coração de alguém.

Esse tipo de análise, que leva em conta todos esses aspectos, na Bíblia, só pode ser feita plenamente por Deus: “porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração” (1 Samuel 16:7).

Existe uma menção do apóstolo Pedro declarando algo que se passou no coração de Ananias (Atos 5:3), no entanto, não temos menções ou quaisquer relatos que apoiem a ideia de que os discípulos de Cristo tivessem o poder de perdoar ou não os pecados das pessoas.

Qual o ensino de Cristo sobre esse texto, então?

(3) O mais provável é que Jesus esteja ensinando aos Seus discípulos que eles estavam sendo enviados e equipados com o Espírito Santo [7] para proclamar que o perdão dos pecados no nome de Cristo estava disponível a todos os arrependidos e que, também, a rejeição a Cristo representaria a retenção, ou seja, o não perdão dos pecados das pessoas.

Essa autoridade foi dada aos apóstolos e a todos nós que somos discípulos de Jesus. Nós temos a autoridade para declarar às pessoas o evangelho [8], a boa notícia sobre o perdão pleno dos pecados pelo sacrifício de Jesus e também de mostrar o quão terrível é manter-se longe Dele.

Não podemos também excluir aqui a autoridade da igreja de Cristo para ligar e desligar no céu e na terra, ou seja, a aplicação das disciplinas a pessoas que estão em desacordo com as exigências do evangelho. Veja aqui um artigo sobre este tema, clique [9].

(4) Esse entendimento é fortemente apoiado pela observação do que os apóstolos fazem logo após esse encontro com Jesus.

Por exemplo, numa das primeiras pregações do apóstolo Pedro após a ascensão de Jesus, ele declara: “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38).

Essa é exatamente a mensagem ordenada por Cristo, o poder de apresentar às pessoas o perdão de Deus disponível pelo sacrifício de Cristo. Observe que Pedro não perdoou ele mesmo os pecados das pessoas, mas levou as pessoas a se arrependerem diante de Deus e crerem no sacrifício feito pelo Senhor Jesus para a remissão dos pecados [10].

Ao mesmo tempo, aqueles que rejeitaram essa mensagem continuaram com a culpa de seus pecados sobre si mesmos.