- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Como vida abundante e provações podem combinar?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10)

Não existe uma única pessoa que passe pela vida sem passar por provações diversas. Alguém certa vez disse que choramos ao nascer e ao morrer a maioria também morre [2] em meio ao choro.

Isso porque a vida não é fácil e tem desafios que nos trazem muitas dores. Ao mesmo tempo que constatamos que as provações fazem parte da vida, observamos também a grandiosa promessa de Jesus aos Seus servos em João 10.10: uma vida abundante dada por Deus!

Mas aqui temos um impasse grandioso: como essa vida abundante prometida por Jesus pode ser uma vida que inclua provações que nos tiram o sono?

Isso parece algo que não se harmoniza. Provações e vida abundante não parecem ser coisas que combinam. Mas o texto de Tiago 1:2 nos ajuda a compreender essa questão:

“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações”.

Provações e vida abundante são compatíveis?

(1) As provações que Deus permite em nossa vida são compatíveis com a vida abundante também prometida por Ele

Observe que Tiago está falando a crentes: “meus irmãos…”. A carta de Tiago é endereçada a irmãos na fé que passavam pelo que chamamos de diáspora ou dispersão, que foi a ocasião onde muita gente do povo de Deus vivia fora da sua terra (por causa da dura perseguição), em diversos países do mundo (Tiago 1:1).

Observe que Tiago harmoniza as provações sofridas com as bênçãos de Deus, ou seja, se havia a permissão de Deus para esse momento de provações, então ela estava dentro da vida abundante prometida por Cristo, pois ela geraria grandiosas bênçãos a eles e a outros.

E de fato isso ocorreu, pois, essa época de perseguições foi a época onde o evangelho [3] se espalhou de forma grandiosa por todo o mundo da época.

Leia também: Como saber se estou sofrendo uma provação de Deus ou um ataque do diabo [5]

(2) As provações são compatíveis com a alegria

Tiago é enfático em seu recado aos irmãos que estavam passando por todo tipo de provações: Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações”.

Tiago queria mostrar aos seus leitores que a alegria podia ser vivida mesmo em meio a uma vida que não estava sendo vivida nos moldes que eles queriam.

E, de fato, muitas vezes perdemos a nossa alegria porque as coisas não andam como queremos, com todos os detalhes que desejamos. Deveríamos aprender a viver a alegria de estar andando nos caminhos de Deus, ainda que esses caminhos não sejam aqueles que, em nossa visão, seriam os que andaríamos se pudéssemos escolher.

Afinal, quem escolheria andar no caminho das perseguições? Deus nos chama a encontrarmos a alegria duradoura na presença Dele, andando com alegria nos caminhos que Ele tem para cada um. No clamor e não na murmuração. Na fé e não na desconfiança.

(3) As provações são compatíveis com a esperança

Para nos ajudar a entender sobre isso vamos usar o texto de 1 Pedro 1:6: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações”.

O servo de Deus é chamado a viver a esperança todos os dias. Isso porque Deus nos afirma que as provações são passageiras e não permanentes.

Que elas são apenas um caminho sobre o qual passaremos e não um lugar em que ficaremos presos. Que as venceremos. Dessa forma, as provações vêm sobre nós por “breve tempo” como ensina Pedro.

E essa esperança deve gerar em nosso coração um círculo virtuoso onde nos alegramos em estar andando na presença de Deus, fieis e alegres, mesmos quando encontramos as provações pelo caminho!

Afinal, a verdadeira vida abundante não é aquela que o mundo prega, onde fazemos e temos aquilo que o nosso coração quer. A vida abundante bíblica é viver no caminho de Deus, ainda que seja um caminho estreito!