- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que era o buraco do fundo de uma agulha citado por Jesus?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Quando Jesus fala a respeito das riquezas no encontro que teve com o homem rico ele cita que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha. Minha pergunta é sobre que agulha seria essa. Seria essa a agulha usada para costurar? Já ouvi pessoas falando que seria uma porta pequena que tinha na cidade. Pode nos esclarecer isso?

Cara leitora, esse texto de Jesus nos ajudará a trabalhar um pouco a importância de estudarmos a Bíblia sempre observando seu contexto cultural [2], pesquisando expressões que eram usadas naquela época e que são diferentes das que usamos em nosso tempo. Vamos aprender mais?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [3]

O que era o buraco do fundo de uma agulha citado por Jesus?

(1) No encontro de Jesus com um homem rico, após tê-lo orientado que para ser um servo fiel ele deveria vender seus bens, dar aos pobres e segui-Lo (Mateus 19:22), Jesus usa da figura de linguagem da comparação para oferecer mais uma lição aos Seus discípulos [4]:

“E ainda vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus” (Mateus 19:24).

(2) Alguém do nosso tempo que lê esse texto logo tem claramente em sua mente a figura de uma agulha de costura, aquela que tem um pequeno buraco onde a costureira precisa, com precisão, acertar a linha para poder fazer o serviço no tecido.

Porém, será que Jesus está falando de que tipo de agulha nesse texto? Seria uma agulha de costura?

(3) O fato é que o texto bíblico não explica o que realmente seria esse “fundo de uma agulha” citado por Jesus. O texto mostra apenas que os discípulos de Jesus entenderam a comparação de Jesus claramente:

“Ouvindo isto, os discípulos ficaram grandemente maravilhados e disseram: Sendo assim, quem pode ser salvo?” (Mateus 19:25).

Para os judeus, a riqueza material era um dos indicativos de que Deus estava abençoando uma pessoa. Mas quando Jesus explica a eles a realidade de que nem sempre a riqueza representa bênção, isso, de fato, os frustra nas suas crenças e os faz refletir em como Deus vê o coração!

Voltando à figura da agulha, quando um texto não explica claramente a informação que está nele, nós costumamos pesquisar possibilidades que possam explicar, por exemplo, que tipo de comparação foi essa feita por Jesus.

Fundo de uma agulha: uma pequena porta ou uma agulha de costurar?

(4) As possibilidades principais são duas: a primeira é que Jesus esteja se referindo a uma pequena porta que ficava ao lado da porta principal da cidade de Jerusalém (que ficava fechada em determinados momentos).

Isso faria com que um camelo só conseguisse entrar na cidade (nos momentos em que a porta principal estivesse fechada) pela porta pequena chamada de fundo de agulha, mas, mesmo assim, só conseguiria passar descarregado, ajoelhado e empurrado, já que o camelo era o maior animal daquela região da palestina.

Se considerarmos esse significado podemos entender que Jesus estava demonstrando que um rico teria dificuldades para ser salvo, mas que havia a possibilidade caso ele se desvencilhasse da proteção das riquezas e se humilhasse diante de Deus assim como o camelo se ajoelhava para poder gozar da proteção da cidade trancada, passando pelo fundo da agulha.

Essa é uma interpretação possível, porém, pouco se sabe se realmente existia essa pequena porta na cidade de Jerusalém [6] e, se realmente existia, se Jesus estava se referindo a ela.

(5) A segunda interpretação aponta que o fundo de uma agulha seja realmente a agulha usada pela costureira. Nesse caso Jesus estaria comparando o camelo com a linha que era passada com dificuldade pela agulha. Uma linha, para passar pela agulha, teria de estar lisa, sem nada preso a ela. Um rico, então, que estivesse preso na riqueza a tal ponto de rejeitar a Deus, esse não entraria no reino de Deus!

Essa interpretação se harmoniza com a mensagem que Jesus quis passar ali aos seus discípulos, utilizando-se do exemplo do jovem rico que, preso às suas riquezas, estava impossibilitado de estar no caminho da salvação, pois ele tinha outro deus que o prendia!

(6) Sendo assim, qual seria a melhor interpretação para esse texto? A julgar pela atual impossibilidade de provarmos de forma inequívoca que existiu essa tal porta com o nome de “fundo de agulha” em Jerusalém, parece-me mais interessante crer que Jesus tinha em mente a agulha usada por costureiras e por muitas outras profissões.

No entanto, o que deve ficar em nossa mente de forma mais marcante sobre esse texto é a sua lição central de que não podemos ter o dinheiro como um deus!