- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa o juízo final citado na Bíblia Sagrada?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Eu gostaria de saber mais sobre o juízo final que a Bíblia menciona. Tenho muita curiosidade de entender por que teremos esse juízo, os objetivos dele e também detalhes de como ele acontecerá! O que a Bíblia nos revela a respeito dos detalhes desse dia grandioso que iremos passar?

Caro leitor, esse tema é muito importante. A Bíblia é clara a respeito de que haverá um juízo final, um julgamento onde Deus fará justiça de forma plena. E também nos dá alguns detalhes interessantes sobre esse dia. Vejamos:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

O que é o juízo final descrito na Bíblia?

(1) O juízo final nada mais é do que um dia que foi separado por Deus para julgar todas as pessoas e também seres celestiais. Tanto no Antigo Testamento [3] quando no Novo temos a menção de um dia em que Deus exercerá o seu juízo sobre todos.

Em muitos textos, esse dia é chamado de “Dia do Senhor”, indicando um dia especialmente preparado por Deus para exercer o Seu juízo final:

“Porque o Dia do SENHOR está prestes a vir sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; o teu malfeito tornará sobre a tua cabeça” (Obadias 1:15).

Também no Novo Testamento foram confirmadas as revelações que temos no Antigo Testamento sobre esse dia do juízo de Deus:

“pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite” (1 Tessalonicenses 5:2).

Por que haverá um juízo final?

(2) O juízo final é necessário para que Deus estabeleça de forma plena e pública toda a justiça e a verdade. O homem se desviou do Senhor, se corrompeu, preferiu andar em seus próprios caminhos, rejeitando o Senhor.

Todos os males praticados (até os mais escondidos) deverão ser julgados pelo Senhor para que a verdadeira justiça triunfe diante daqueles que duvidaram dela e a rejeitaram. Os atos de cada um deverão ser julgados:

“Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo” (2 Coríntios 5:10).

(3) Uma observação importante a ser feita é que nenhum dos homens consegue por si próprio fazer aquilo que agrada a Deus: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23).

Ou seja, se dependêssemos apenas de nós mesmos, todos seriamos condenados no dia do juízo final. O juízo de Deus, porém, verificará aqueles que foram perdoados e reconciliados através da obra de Cristo na cruz, que trouxe a salvação dessa condenação a todo o que Nele crê:

“Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (João 3:18).

Aqueles que creram de fato em Cristo estarão do dia do juízo final com a tranquilidade de que serão absolvidos pelo fato de Cristo ter pagado suas dívidas [4] diante de Deus:

“Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo” (1 João 4:17).

Como as pessoas serão julgadas no dia do juízo final?

(4) O crente verdadeiro enfrentará o dia do juízo final tranquilo e viverá para sempre com o Senhor no céu, pois seu nome está escrito no livro da vida [7]:

“Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro” (Apocalipse 21:27).

Aqueles que rejeitaram Jesus Cristo enfrentarão o julgamento e a condenação de Deus baseado no que está registrado de seus atos malignos nos registros do Senhor:

“Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros” (Apocalipse 20:11-12).

Jesus deixou claro que o dia do juízo final seria um dia de choro e sofrimentos para os condenados: “Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes, no reino de Deus, Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós, lançados fora” (Lucas 13:28).

(5) A Bíblia também relata que no juízo final os anjos rebeldes também serão julgados e condenados definitivamente ao tormento eterno:

“e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia” (Judas 1:6).

Tanto os anjos condenados quanto o próprio diabo receberão também uma grande punição eterna de Deus:

“O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos” (Apocalipse 20:10).

(6) Para finalizar, podemos observar que não existe na Bíblia qualquer aprovação ao pensamento de que Deus, no juízo final, vai perdoar todos e todos irão para o céu. Também não temos qualquer menção de segundas oportunidades ou recursos que possam mudar o julgamento de Deus na última hora.

A única forma descrita na Bíblia para não sermos condenados é o arrependimento [8] e a total fé na obra de Cristo e isso ainda em vida. A morte sela nosso destino [9] final e eterno: “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo…” (Hebreus 9:27).

Mas participaremos do juízo final para sermos declarados publicamente perdoados diante de todos por causa do sacrifício de Cristo!

Quanto aos ímpios, até eles terão de reconhecer a Deus e se prostrar diante Dele, porém, já será tarde demais para que esse reconhecimento os livre da condenação:

“Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus” (Romanos 14:11).