- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Por que Jesus foi batizado se Ele não tinha pecados?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: lendo o relato sobre o batismo de Jesus fiquei meio sem entender porque Jesus precisou ser batizado se Ele não tinha pecados, se a Bíblia diz que Ele foi perfeito e se Ele é Deus. Qual seria o significado desse batismo do Senhor Jesus? Por que Ele aceitou ser batizado por um simples homem como João Batista? E por que haveria necessidade dele ser batizado, se o batismo simboliza o lavar do pecado que Deus realizou em nossa vida?

Caro leitor, essa sua dúvida é bastante interessante. Vamos fazer uma análise agora para entendermos por que Jesus achou necessário se batizar antes de começar seu ministério de forma efetiva aqui nessa terra.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

Por que Jesus foi batizado se não tinha pecados?

(1) A Bíblia afirma categoricamente que Jesus, apesar de ter passado por toda sorte de tentações comuns a nós humanos, não foi vencido por nenhuma delas, logo, não pecou:

“Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado” (Hebreus 4:15).

Isso já nos leva a uma primeira conclusão: Jesus não foi batizado como um sinal de que precisava de arrependimento e de perdão de pecados.

(2) Para nós pecadores, o batismo [3] é um sacramento, ou seja, um sinal de uma transformação interior, do arrependimento sincero de nossos pecados, onde já buscamos o perdão de Deus e, através do batismo, sinalizamos (de forma externa) perante as pessoas que somos servos de Deus e iremos andar em Seus caminhos.

Mas o batismo de Jesus foi um pouco diferente desse que nós (seres humanos comuns) devemos fazer, desse que todo convertido realiza como prova de sua fé em Cristo.

Leia também: O que significa sacramento e quantos existem na Bíblia? [4]

(3) Podemos observar que quando Jesus chega até João Batista para ser batizado, o próprio João fica sem entender o porquê e busca mudar a ideia de Jesus:

“Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” (Mateus 3:14). Jesus, porém, insistiu na necessidade de que fosse batizado: “Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu” (Mateus 3:15).

O que significa Jesus cumprir toda a justiça?

(4) O que podemos notar é que Jesus, mesmo sendo Deus, naquele momento quando em forma humana, buscou cumprir todos os preceitos da lei de Deus, de forma que se identificasse com os seres humanos.

Dessa forma, Jesus decide que iria ser batizado para que começasse ali seu ministério público (iniciado aos trinta anos – Lucas 3:23), identificando-se com aqueles a quem iria salvar.

O batismo de Jesus aponta para a Sua morte na cruz: “Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize!” (Lucas 12:50).

(5) Quando Jesus disse a João que convém cumprir toda a justiça (Mateus 3:15), Ele estava dizendo a respeito da Sua obra a ser realizada para transformar os injustos em justos perante Deus.

E isso começava ali naquele momento, quando Cristo começava a caminhada final para chegar até a cruz como nosso substituto: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Coríntios 5:21).

Leia também: o que significa remissão de pecados e redenção? [6]

(6) Dessa forma, concluímos que Jesus, em Seu batismo, nos dá o exemplo daquilo que mais tarde Ele mesmo instituiu, o batismo cristão:

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19).

À semelhança Dele e com a autoridade vinda Dele, os Seus discípulos deveriam ser batizados como símbolo da transformação de Deus em Suas vidas.

Transformação essa que só podemos gozar porque o próprio Cristo nos deu (não só o exemplo) mas também essa possibilidade sendo vitorioso em morrer na cruz pelos nossos pecados e vencer a morte!