- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

A Bíblia diz que somos templo do Espírito Santo, o que quer dizer isso?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Poderia me explicar na prática porque a Bíblia diz que nós somos templo do Espírito Santo? Como isso é possível já que mesmo quando temos Jesus em nossa vida, ainda assim temos pecadores? Somente quem é salvo é templo do Espírito Santo ou todas as pessoas têm o Espírito Santo em suas vidas?

Cara leitora, essa palavra do Senhor sobre a habitação do Espírito Santo em nós é uma das mais lindas da Bíblia, pois, como veremos a seguir, mostra o carinho de Deus para com cada um de seus servos.

Quando pensamos na grandeza de Deus e ele habitando em nós. Logo vem em nosso pensamento a ideia de não merecimento! E, de fato, se tratarmos a questão sob a ótica do merecimento, nosso destino é sofrimento e morte!

Mas a ótica da obra de Deus não é baseada em merecimento! E, inclusive, a presença do Espírito Santo em nós também não está ligada a merecimento e vamos entender isso em detalhes agora!

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

O que significa ser templo do Espírito Santo?

(1) A primeira coisa que precisamos saber é a respeito da ideia bíblica sobre o templo. A ideia bíblica, principalmente do Velho Testamento [3], onde temos a construção de um templo de adoração a Deus (o tabernáculo e posteriormente o templo de Salomão), é que o templo era sagrado:

“porém eu, pela riqueza da tua misericórdia, entrarei na tua casa e me prostrarei diante do teu santo templo, no teu temor” (Salmos 5:7).

Isso significa que este local de adoração era especial, era consagrado a Deus, continha a presença de Deus de uma forma especial, o que o tornava santo.

Leia também: o que significa santo na Bíblia? [4]

(2) No Novo Testamento a ideia de templo muda um pouco, pois esse templo sagrado passa a ser as próprias pessoas, ou seja, os servos de Deus:

“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6:19).

Isso nos indica claramente que agora nós somos templo do Espírito Santo (santuário), ou seja, a presença viva de Deus está em nós de forma especial, somos consagrados a Deus, santos, dedicados a andar nos caminhos do Senhor, somos considerados sagrados:

“…porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado” (1 Coríntios 3:17).

Leia também: O que significa consagração? [6]

Todas as pessoas são templo do Espírito Santo?

(3) A Bíblia diz que somente aqueles que se arrependeram de seus pecados e receberam Jesus como salvador [7] são selados com o Espírito Santo:

“em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa” (Efésios 1:13).

Isso nos mostra claramente que não são todas as pessoas que são templo do Espírito Santo, mas somente aquelas que de fato são convertidas de verdade.

Ser templo do Espírito Santo nos traz responsabilidades:

(4) Ser templo do Espírito Santo é um privilégio, mas também uma responsabilidade muito grande. A Bíblia diz claramente que o Espírito Santo habita em nós: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Coríntios 3:16). E, por isso, devemos ter cuidado com diversas coisas:

a) Devemos ter uma vida santa diante de Deus e cuidar para o pecado não dominar o nosso corpo, pois ele é templo do Espírito Santo:

“Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo” (1 Coríntios 6:18).

b) Devemos ainda cuidar para que o Espírito Santo não se entristeça por causa de nossa falta de temor a Deus e falta de zelo para com a nossa vida cristã: “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção” (Efésios 4:30).

c) Devemos trabalhar para não sufocar, menosprezar, minimizar a ação do Espírito Santo em nossas vidas sendo negligentes [8] e surdos à voz de Deus: “Não apagueis o Espírito” (1 Tessalonicenses 5:19).

d) Devemos, como templo do Espírito Santo, glorificar a Deus por meio de nossa vida, do nosso corpo, pois o custo da nossa salvação foi muito alto para nós menosprezarmos a ação Dele e Sua obra em nossas vidas:

“Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (1 Coríntios 6:20).