- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Estou sem vontade de ir à igreja, o que devo fazer?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Eu me lembro com saudades dos tempos onde eu tinha um grande fervor em meu coração para servir a Deus. Mas eu fui esfriando, e esfriando, e para falar a verdade, não tenho a mínima vontade de ir à igreja hoje em dia. Mas isso tem me matado por dentro, pois eu sei que é importante eu congregar, mas sempre que me animo um pouco, parece que alguma coisa acontece e perco totalmente a vontade. O que devo fazer com relação a isso?

Cara leitora, essa é uma situação que muitas pessoas têm passado e é muito importante que reflitamos a respeito disso para que essa situação seja superada e tenhamos os servos de Deus integrados na comunidade de uma forma saudável, exercitando seus dons, sendo abençoados e abençoando.

Inscreva-se em nosso canal: http://youtube.com/c/AndréSanchez [2]

Estou sem vontade ir à igreja

(1) A primeira coisa a refletir em tudo isso é a respeito dessa questão da vontade. O fato é que se nós basearmos o que fazemos e o que não fazemos apenas apoiados na vontade, estaremos perdidos. Imagine o seguinte: você acorda um dia pela manhã e está sem vontade de trabalhar.

Então decide que não vai trabalhar. Em um outro dia seu chefe pede que faça determinado serviço, mas você está sem vontade de fazer, então diz a ele que não vai fazer.

Alguém te liga pedindo ajuda e você está sem vontade de ajudar, então deixa a pessoa no sofrimento. Seu filho acorda a noite com dores, mas você está sem vontade de levantar e ajudá-lo. Então você deixa ele se virar com a dor dele.

(2) O que podemos notar é que, se deixarmos a vontade ser aquilo que nos dá a direção das nossas decisões na vida, nos daremos muito mal! As consequências serão desastrosas!

Isso porque a nossa vontade é muito flutuante. Ele pode existir e deixar de existir dependendo do nosso humor, dos sentimentos que estamos sentindo em determinado momento e de uma série de outras coisas. Daí ela ser uma péssima base para tomarmos decisões do que fazemos ou deixamos de fazer.

Leia também: Posso cultuar a Deus sozinha em casa, sem precisar ir à igreja? [3]

(3) Isso nos leva a pensar: O que deve ser então a base para a minha tomada de decisões na vida? Essa resposta é simples, porém, não tão simples de praticar.

É muito bom quando temos vontade de fazer algo. Isso nos ajuda muito, mas em muitas coisas não teremos essa vontade em nós. Nesses casos, o que precisa tomar a direção é algo que conhecemos muito bem e que se chama razão.

A razão é a nossa capacidade de raciocinar, aprender, compreender, ponderar, julgar. A razão nos fará fazer as coisas que devemos fazer e não apenas aquelas que temos vontade de fazer.

Leia também: 7 motivos para você não desistir do caminho de Deus ainda que esteja difícil [5]

(4) Quando você diz que não tem mais vontade de ir à igreja, mostra claramente que os sentimentos dominaram suas ações e você não consegue tomar a decisão mais correta.

O que precisa ser feito é colocar a razão acima dos sentimentos e fazer com que aquilo que você ponderou, julgou, refletiu que é o melhor (ir à igreja) seja realmente feito, independentemente de qualquer obstáculo.

É assim que pais conseguem cuidar de seus filhos, mesmo quando tem de ficar noites e mais noites acordados. É assim que chefes de família sustentam suas casas mesmo quando a vontade de trabalhar não aparece.

É assim que pessoas fazem trabalhos incríveis mesmo quando a vontade de ficar em casa no sofá insiste em aparecer. É assim que pessoas servem a Deus mesmo quando em alguns momentos a vontade de desistir aparece.

(5) Assim, creio que você precisa refletir sobre isso e começar a romper essas barreiras que têm se colocado entre você e sua vida com Deus. Isso é possível de ser feito e ainda você conta com a ajuda do Senhor. Minha dica é que você comece a estabelecer metas.

Por exemplo, coloque uma meta de começar a participar pelo menos uma vez na semana. Converse com sua família e cumpra a meta. Aos poucos, você conseguirá ir identificando e vencendo cada um dos obstáculos até o momento que esse prazer e vontade de servir a Deus apareça novamente em sua vida.

Todo esse esforço em buscar ao Senhor será honrado por Ele: “Mas sede fortes, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra terá recompensa” (2 Crônicas 15:7).

(6) Para finalizar, gostaria de deixar também um alerta importante: Algumas vezes a nossa falta de vontade e de disposição podem ser provocadas por problemas de saúde: desequilíbrio hormonal, anemia, estresse, depressão, falta de vitaminas no corpo, etc.

Se você perceber que está desanimada para tudo, procure também um médico para verificar se não existe algum fator físico ou psicológico que tem contribuído para que você esteja tão casada e desanimada.