- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Por que Deus muda o nome de pessoas na Bíblia?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Eu sempre tive uma curiosidade de saber por que em muitos momentos Deus muda o nome de pessoas na Bíblia? Digo isso porque uma mudança de nome não é algo tão simples, implica muitas coisas, não é verdade? Qual seria o objetivo dessas mudanças de nomes que vemos na Bíblia?

Caro leitor, temos várias vezes mencionado na Bíblia essas mudanças de nome. Em algumas vezes podemos observar que o próprio Deus é quem muda o nome de algumas pessoas.

Em outras vezes observamos que são pessoas que mudam os nomes das outras e até mesmo a própria pessoa prefere ser chamada por outro nome. Vejamos algumas informações importantes sobre isso.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

A importância do nome na Bíblia

(1) Quando estudamos a Bíblia precisamos entender que as histórias ali contadas estão dentro de culturas bem diferentes das nossas.

Dentro da cultura antiga, principalmente da cultura judaica, o nome era algo extremamente importante e significativo na vida da pessoa, da família e da sociedade. Ele não era apenas algo que nomeava uma pessoa e a diferenciava das demais. Os nomes podiam representar, por exemplo, situações em que uma pessoa viveu, coisas que faziam parte da história dela ou da família.

Veja o nome que Moisés dá ao seu filho quando estava fugido do Egito por ter sido jurado de morte pelo Faraó: “a qual deu à luz um filho, a quem ele chamou Gérson, porque disse: Sou peregrino em terra estranha” (Êxodo 2:22).

O nome desse filho de Moisés retrata que naquele momento Moisés era um estrangeiro em outras terras. Veja, por exemplo, um dos filhos de Jacó com Lia:

“De novo concebeu e deu à luz um filho; então, disse: Esta vez louvarei o SENHOR. E por isso lhe chamou Judá; e cessou de dar à luz” (Gênesis 29:35). Judá significa “louvado”.

Ou, às vezes, o nome representava homenagens a Deus ou características Dele que os pais queriam enaltecer. Alguns nomes bíblicos, por exemplo, têm significados interessantes: Rafael (Deus cura), Ezequiel (Deus fortalece), Emanuel (Deus conosco), Miguel (Aquele que é semelhante a Deus), etc.

Por que Deus mudou o nome de pessoas na Bíblia?

(2) Uma das coisas interessantes que observamos é que geralmente, quando Deus muda nomes de pessoas na Bíblia, é com o objetivo de apontar para mudanças na vida daquela pessoa ou no futuro dela.

Podemos ver, por exemplo, que Deus muda o nome de Abrão para Abraão. Abrão significa algo como “antepassado famoso” (uma referência a alguém do passado dele) e Abraão significa “pai de uma multidão” (uma referência a promessa de Deus de fazer dele uma grande nação).

Também temos a mudança do nome de Jacó (Aquele que segura o calcanhar) para Israel (O que luta com Deus). Temos também várias outras mudanças de nomes na Bíblia: Sara para Sarai (Gênesis 17:15-16).

Simão para Pedro (Mateus 16:16-18). Oseias para Josué (Números 13:16).

(3) Em outros casos, Deus não mudou nomes, mas Ele mesmo atribuiu nomes a pessoas que nasciam. Veja o caso de Jesus, onde o próprio Deus orientou José sobre qual nome deveria ter o menino:

“Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mateus 1:21). Jesus significa “Jeová é salvação”.

Ou quando Ele disse que o primo de Jesus, deveria se chamar João: “Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João” (Lucas 1:13).

Por que pessoas mudavam os nomes de outras?

(4) Não é somente Deus que muda nomes na Bíblia. Temos também o relato de outras mudanças de nomes, feitas por autoridades.

Veja, por exemplo, que o nome de Daniel, Hananias, Misael e Azarias é mudado pelo chefe dos eunucos na Babilônia [4], onde eles se encontravam cativos:

“O chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abede-Nego” (Daniel 1:7).

Geralmente essas mudanças serviam para retratar a nova vida da pessoa, ou para demonstrar poder de uma cultura sobre a outra, no caso da cultura babilônica sobre a cultura judaica, que tinha muitos nomes exaltando o Senhor e, claro, não agradava os babilônicos que adoravam a diversos deuses.

(5) Temos ainda o uso de nomes diferentes do de “batismo” por escolha da própria pessoa. Por exemplo, Saulo, que era um nome de origem hebraica e que apontava para o passado de Paulo como perseguidor da igreja de Cristo, foi sendo menos usado por ele, que preferiu usar o nome “Paulo”, um nome mais comum entre os gentios [5]:

“Todavia, Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fixando nele os olhos, disse…” (Atos 13:9).

(6) Para finalizar, ainda sobre a questão de Deus e os nomes, temos Deus dando nomes um tanto estranhos para crianças para fazer do nome delas algo profético, enviando uma mensagem para as pessoas. Por exemplo, veja o nome que Deus manda que Isaías coloque em um de seus filhos:

“Fui ter com a profetisa; ela concebeu e deu à luz um filho. Então, me disse o SENHOR: Põe-lhe o nome de Rápido-Despojo-Presa-Segura” (Isaías 8:3).

Veja ainda o nome que Deus manda que Oseias coloque em uma de suas filhas: “Tornou ela a conceber e deu à luz uma filha. Disse o SENHOR a Oseias: Põe-lhe o nome de Desfavorecida, porque eu não mais tornarei a favorecer a casa de Israel, para lhe perdoar” (Oseias 1:6).