- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

10 dicas para ajudar seu filho pequeno a se comportar na igreja

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Uma das grandes dificuldades de todos os pais é fazer com que seus filhos aprendam a se comportar nos lugares. Principalmente em lugares que requerem silêncio e que eles fiquem quietos. As experiências difíceis (birras, choros, inquietação, etc.) acabam fazendo pais desistirem de participar de certos eventos e de irem a lugares devido ao mau comportamento dos filhos, que os fazem passar vergonha. Na igreja não é diferente! Muitos pais desistem de levar seus filhos à igreja porque têm muitas dificuldades de mantê-los em uma postura que o lugar exige. Mas será que é possível fazer os filhos pequenos se comportarem na igreja?

10 dicas para ajudar seu filho pequeno a se comportar na igreja [2]

Dicas para ajudar seu filho a se comportar na igreja

(1) Comece a ensinar em casa

É em casa que os maiores ensinos que as crianças precisam acontecem. Por isso, converse com seu filho (caso ele já entenda) e fale sobre o que vão fazer. Por exemplo: filho, hoje nós vamos à igreja, vamos orar ao papai do céu, cantar músicas lindas e ouvir o pastor contar algumas historinhas da Bíblia. O papai e a mamãe querem que você se comporte assim…”. Isso já gera na criança uma expectativa de como precisará agir. Ela vai começar a entender aquele ensino mas, claro, seja paciente, pois ela não vai aprender isso logo na primeira vez.

(2) Faça cultos em casa

Muitas crianças não conseguem se comportar na igreja simplesmente porque é um ambiente em que elas não sabem se comportar. É quase um absurdo os pais exigirem algo de uma criança que simplesmente ela não sabe e que não aprendeu. É por isso que a estratégia de fazer um micro culto em casa é muito boa. Faça um culto doméstico parecido com a programação que sua igreja tem, mas com um tempo menor. Coloque música, oração e uma historinha e busque ensinar seu filho a se comportar ali. O objetivo é que a criança acostume e aprenda a se portar. Se sua igreja tiver reunião de oração, é também uma boa forma de ensinar levando seu filho e ensinando-o em um ambiente com menos pessoas.

Leia também: Como fazer um culto doméstico bem sucedido? [3]

(3) Não deixe o mau comportamento fazer você desistir

Sim, é chato quando nosso filho faz birra na igreja, chora, se joga no chão, fica querendo andar toda hora. Ficamos envergonhados e pensamos: o que as pessoas vão achar de mim como pai? Mas entenda que muito mais importante do que o que as pessoas vão achar, é você investir no crescimento do seu filho, expondo ele ao aprendizado também na prática. Essas situações revelam para os pais que eles precisam atuar de uma forma mais específica com o filho. Ou seja, fazem parte do aprendizado. Não se preocupe com o que as pessoas pensam. Todos já foram filhos um dia e aqueles que já tem filhos passam por situações parecidas.

(4) Abuse das conversas ao pé do ouvido e lá fora

Se seu filho insiste em se comportar mal na igreja, adote um sistema de advertência e disciplina caso ele insista no mau comportamento. Diante de um comportamento ruim, dê uma advertência ali mesmo, falando ao pé do ouvido. Na negativa dele obedecer, leve-o até um lugar tranquilo (lá fora para não atrapalhar o culto), olhe nos olhos dele e dê a segunda advertência e alerte que, se mais um comportamento errado acontecer, ele sofrerá uma disciplina (que você deve estabelecer qual é e em qual momento irá aplicar).

(5) Seja sábio nas disciplinas impostas

Alguns pais disciplinam os filhos não os levando mais a igreja. Pode isso? Isso está extremamente errado. Tente usar o método do cantinho da disciplina em casa, quando chegarem. Conversem com ele, pontuem os momentos em que se comportou bem, elogie, mas também mostrem o que fez de errado e aplique as disciplinas que prometeu “naquela conversa ao pé do ouvido”. Isso dará peso a sua palavra e fará ele respeitar mais quando você disser algo.

(6) Prepare-se para o culto com seu filho

Você realmente espera que seu filho fique uma hora e meia sentado quietinho, cantando as músicas, orando e ouvindo o pastor pregar? Isso é impossível. Por isso, é preciso que você planeje o culto. Que tal levar uma Bíblia especial para ele, com desenhos? Incentivá-lo a fechar os olhinhos para orar para o papai do céu, orar pertinho dele, falando com ele? Mostrar a ele alegria na hora do louvor, cantarem as músicas, levantar as mãos juntos? Isso fará que seu filho não ache o culto algo chato. Se sua igreja tiver um culto infantil por um tempo durante o culto, ótimo. Incentive-o a participar. Fique atento nas estratégias que seu filho usa para não se comportar. Às vezes, uma simples Bíblia de colorir pode ajudá-lo a ter a atenção preenchida naquele momento.

(7) Ajude ele a fazer as necessidades em casa

Um dos grandes trunfos das crianças é o banheiro. Quando estão entediadas em um lugar logo descobrem que o argumento perfeito para sair é pedir para ir ao banheiro ou beber água. Seja atento, faça seu filho ir ao banheiro antes do culto e leve também uma garrafinha de água ou mesmo leite caso for pequeno ainda. Isso te fará avaliar melhor se o que ele tem é uma vontade real ou apenas uma estratégia para sair.

(8) Crie o hábito de elogiar a igreja

Muitas crianças odeiam ir à igreja porque o que ouvem dos pais são apenas críticas. Criticam no carro e em casa o pastor, o louvor, o tempo do culto, o irmão fulano, etc. Procure elogiar a igreja para seus filhos, para que eles possam ver os pontos positivos. Como ainda não pequenos, eles ainda não têm maturidade suficiente para lidar com os pontos de crítica. Por isso, o melhor é fazê-los enxergar o quão bom é cultuar a Deus (como de fato é).

(9) Seja assíduo em suas participações

Não é incomum que pais que vão à igreja uma vez ao mês queiram que seus filhos, como que magicamente, se comportem e aproveitem o culto. Isso não vai acontecer. A assiduidade é muito importante, pois expõe as crianças a mais oportunidades de aprendizados. Por isso, os pais devem ser mais assíduos, não só porque é bom para eles próprios, mas porque, também, é importante para que seus filhos comecem a amar a obra de Deus, a se sentirem parte dela.

(10) Presenteie o bom comportamento

Métodos de incentivo são muito proveitoso para as crianças. Com eles começa-se a ensinar a meritocracia, ou seja, eles terão coisas quando tiverem mérito e perderão coisas quando não tiverem mérito. Converse com seu filho, identifique algo que ele queira muito e, caso ele se comporte segundo as condições, ele ganhará aquilo. Mas cuidado! O objetivo não é transformar seus filhos em interesseiros, por isso, não dê apenas coisas financeiras. Trabalhe com outros “prêmios” também como um passeio, uma brincadeira que ele gosta muito, etc. O objetivo é premiar o bom comportamento, fazendo-o perceber que o bom comportamento gera bênçãos em nossas vidas.