- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que é a ressurreição dos mortos segundo a Bíblia?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Eu já li passagens na Bíblia que falam a respeito da ressurreição dos mortos, mas esse tema me deixa muito confuso, pois não consegui ainda entender muito bem como isso vai acontecer e nem quando. Você pode fazer um estudo mais detalhado sobre esse assunto na Bíblia?

Caro leitor, creio que um dos temas que mais nos deixa curiosos é a respeito da vida após a morte. Existem muitas teorias por aí. Cada religião [2] pensa de uma forma.

No entanto, nós que adotamos a Bíblia Sagrada como nossa regra de fé e prática nos pautamos nela também para esclarecer esse assunto. Vejamos:

O que é a ressurreição dos mortos na Bíblia?

(1) Ressurreição dos mortos é quando alguém (já morto) volta à vida. A Bíblia apresenta dois significados sobre a ressurreição dos mortos:

O primeiro tem a ver com alguns milagres em que pessoas que haviam morrido voltaram à vida. Por exemplo, Lázaro, ressuscitado por Jesus (João 11:43) e muitos outros que não temos notícias mais detalhadas, mas são mencionados na Bíblia (Hebreus 11:35).

O segundo significado tem a ver com o final dos tempos, quando Deus ressuscitará todos os que já morreram:

“Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro…” (1 Tessalonicenses 4:16).

(2) Nós vamos focar agora no segundo significado de ressurreição dos mortos. A Bíblia é clara a respeito de que Deus já preparou um dia em que todos serão julgados.

Esse dia é chamado de dia do juízo ou juízo final: “Em verdade vos digo que menos rigor haverá para Sodoma e Gomorra [3], no Dia do Juízo, do que para aquela cidade” (Mateus 10:15).

(3) A Bíblia também nos revela que nossos corpos mortais serão ressuscitados nesse dia e transformados para refletir a nova realidade da vida eterna:

“num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1 Coríntios 15:52).

Observe que nesse momento final da história ocorrerá a ressurreição dos mortos. Mas observe que os mortos ressuscitarão incorruptíveis [4].

Incorruptível significa não sujeito à corrupção, ou seja, nossos corpos não irão mais sofrer os problemas da vida terrena, eles serão transformados em um corpo diferente para viver a eternidade.

A Bíblia não nos revela em detalhes essa questão, apenas diz que vai acontecer.

(4) A ressurreição dos mortos será também um momento que trará cada um de nós perante o tribunal de Deus. Todos serão julgados:

“Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros” (Apocalipse 20:12).

Esse julgamento separará os salvos dos condenados. Os salvos, como sabemos, aqueles que têm seus nomes inscritos no Livro da Vida habitarão para todo o sempre no céu, na presença de Deus:

“Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles” (Apocalipse 21:3).

Leia também: o que significa Livro da Vida? [6]

(5) Ao mesmo tempo, aqueles que rejeitaram o Senhor e não tinham seus nomes inscritos no Livro da Vida, serão condenados ao sofrimento eterno:

“E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo” (Apocalipse 20:15).

Essa condição final dos condenados é chamada na Bíblia de segunda morte, ou seja, é a total e eterna separação de Deus (Apocalipse 20:14).

Leia também: Os três tipos de morte que encontramos na Bíblia [7]

(6) Dessa forma, a ressurreição dos mortos será um importante acontecimento que marcará a finalização do plano de Deus com relação a nós e com relação a este mundo como ele é.

Marcará também a salvação eterna no paraíso de Deus para os que são salvos e a condenação eterna, a total distância de Deus, a todos aqueles que foram condenados, assim como o próprio Jesus exemplificou:

“Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25:41).

(7) Por isso, é muito importante que você que está lendo este estudo entregue sua vida a Jesus agora mesmo.

É somente estando aos pés de Jesus Cristo que somos salvos, pois Ele se entregou por nós na cruz para que tenhamos vida eterna no paraíso de Deus!