- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O que significa Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Inscreva-se em nosso canal: http://youtube.com/c/AndréSanchez [2]

Você pergunta: Sempre ouvi o pastor da minha igreja dizer em algumas pregações que Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e que também escolheu as coisas fracas para envergonhar os fortes. Eu nunca entendi muito bem isso, pois vejo meu pastor como um homem forte e sábio e não como um louco. O que seria essa escolha de Deus das coisas loucas e fracas?

Cara leitora, para compreender esse texto que está em 1 Coríntios 1:27 é importante compreender o contexto [3] para não cairmos em confusão com o que realmente Paulo quis comunicar ali.

O que significa Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios? [4]

O que significa Deus escolheu as coisas loucas do mundo?

(1) Paulo está tratando dentro desse contexto a respeito da mensagem da cruz, uma mensagem altamente rejeitada por grande parte dos sábios, religiosos e autoridades de sua época (e também da nossa): “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus” (1 Coríntios 1:18). A mensagem de que Deus se fez homem, habitou entre nós e morreu na cruz para tirar os nossos pecados [5] era uma loucura e um escândalo para muitos, principalmente para os judeus e gregos que viam a cruz como uma completa derrota.

(2) As pessoas queriam buscar em sua própria sabedoria e ciência as respostas para as questões da vida, no entanto, infelizmente, em sua busca se distanciaram de Deus, pois a sabedoria humana por si só não faz o homem se aproximar de Deus. Essa sabedoria humana não é capaz de levar o homem para mais perto de Deus, antes, é capaz apenas de fazer o contrário disso: “Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios” (1 Coríntios 1:22-23).

(3)  Tudo isso leva os servos de Deus a serem considerados pelo mundo como loucos e fracos. É aqui que entra a fala de Paulo a respeito de um Deus que escolheu as coisas loucas do mundo e as fracas para envergonhar os fortes e sábios: “pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes” (1 Coríntios 1:27). Aqueles que se exaltam e acham que seu entendimento é a verdade e desconsideram a vontade de Deus, são aqueles que se acham fortes e sábios no mundo. No entanto, Deus os envergonha quando faz uma grande obra através daqueles que Ele chama e que são humildes, que reconhecem sua pequenez, sua dependência de Deus e que fazem grandes obras vindas de Deus não para sua própria glória, mas para a glória de Deus e com a força de Deus.

(4) Esse texto nos mostra um padrão na ação de Deus: Ele não age segundo a vontade dos homens, mas segundo Sua própria vontade. Na época de Jesus nem mesmo o Seu próprio povo conseguiu reconhecê-Lo como o Salvador prometido [7] (João 1:11). Isso porque eles é que queriam determinar como seria o Salvador! Queriam um libertador político forte, guerreiro, que destruísse o império Romano [8] (um novo Davi). Mas Deus mandou um filho de um carpinteiro, pobre, que detestava guerras e que estava disposto a morrer numa cruz. O que eles acharam? Loucura! Deus não faria isso! Essa loucura também foi atribuída aos discípulos de Cristo que continuaram o Seu ministério de proclamação da Palavra. Nós é que somos agora os loucos e fracos diante da sociedade!

Deus escolheu as coisas loucas do mundo sim

(5) Mas é assim que Deus age! Ele usa os rejeitados, os que não tem nada em si mesmos a oferecer, aqueles que são considerados pelo mundo como loucos, bitolados e fracos por seguirem as palavras de um outro “louco”, um tal de Jesus de Nazaré. Que praticam as Suas palavras à risca, que O adoram e que dizem não ao que o mundo oferece! Nós somos os loucos e fracos que Deus escolheu para envergonhar este mundo! Para proclamarmos a “loucura” da cruz! E fazemos isso com muito carinho, pois, na verdade, sabemos quem são os verdadeiros fortes e os verdadeiros fracos na visão verdadeira, a visão de Deus! Essa “loucura” que atribuem a Deus e aos seus servos é muito mais sábia que a sabedoria do mundo: “Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens” (1 Coríntios 1:25).