- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

É pecado mudar de igreja ou visitar outras igrejas?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Eu sou crente há mais ou menos uns três anos. De uns tempos para cá a minha igreja tem pregado algumas doutrinas que não acho que são bíblicas. Já conversei com meu pastor sobre isso, mas ele não dá ouvidos. Devido a isso tenho ido na semana visitar outras igrejas. No meu coração o meu desejo é mudar para uma igreja que pregue corretamente a Bíblia. Mas esse fato gerou muitas críticas de irmãos da minha igreja. Eles dizem que é pecado mudar de igreja e que visitar outras igrejas é uma atitude de quem está desviado. O que pode me dizer sobre isso? É pecado mudar de igreja e visitar outras igrejas? O que a Bíblia diz?

Caro leitor, essa é uma questão que causa dúvidas em muitos irmãos. Não temos na Bíblia mandamentos ou ordens precisas a respeito dessa questão de mudança de igreja, até porque essa divisão por denominações que temos hoje é algo que não existia quando a igreja de Cristo iniciou.

Dessa forma, gostaria de apresentar alguns pontos de reflexão sobre o tema para que você possa tomar a melhor decisão.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

É pecado mudar de igreja e visitar outras denominações diferentes da minha?

(1) A primeira coisa que é importante pensarmos é o porquê. Por que você deseja sair de sua igreja e ir para outra? Existem motivos que são banais, sem fundamento.

Por exemplo, já conheci pessoas que saíram de suas igrejas porque não tinha ar-condicionado. Então, ficavam vagando de igreja em igreja até achar uma que tinha um ar-condicionado que as agradava.

Esses são motivos carnais que, em minha opinião, não devem ser motivos que nos façam abandonar a igreja local em que congregamos.

Leia também: 5 coisas que não devemos procurar em uma igreja [3]

(2) Mas, evidentemente, existem motivos que são fortes: por exemplo, no seu caso, você disse na pergunta que sua igreja tem pregado coisas que não são bíblicas.

Se isso foi realmente analisado com muito critério, é um motivo forte para uma mudança de igreja. Ficar numa igreja que não prega a verdadeira palavra de Deus será algo complexo, poderá gerar conflitos desnecessários.

O apóstolo Paulo, em um momento de sua caminhada missionária, teve que fazer mudanças devido a uma desavença com João Marcos. Ele preferiu a separação para que o trabalho fluísse melhor:

“Mas Paulo não achava justo levarem aquele que se afastara desde a Panfília, não os acompanhando no trabalho. Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se. Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre” (Atos 15:38-39)

Assim como Paulo, se você tem uma direção clara de mudar algo, não existe pecado em fazer mudanças. Se os motivos são justos diante do Senhor, podemos fazer mudanças e não haverá qualquer punição de Deus por conta disso!

(3) É importante fazer uma observação aqui: a igreja de Cristo não se resume a paredes ou ao ministério “a” ou “b”.

É verdade que a Bíblia nos manda congregar (Hebreus 10:25). Mas isso não significa que pastores ou líderes possam te impedir ou dizer que é pecado mudar de igreja.

Na realidade, se você é um crente alcançado por Cristo, você já faz parte da igreja invisível Dele. Já a igreja visível, você pode estar em qualquer uma delas (as que pregam a verdade, é claro).

Certamente Deus vai te direcionar para o lugar onde Ele deseja que você o sirva. E havendo motivos corretos, Deus pode sim te levar para outras igrejas sem que haja qualquer pecado nisso.

(4) Mas uma coisa que acho importante orientar é que, se for sair da sua igreja, que busque sair em paz. Eu sei que nem sempre isso é fácil, pois algumas pessoas ficam magoadas com uma saída, mas busque sair em paz, sem escândalos. Isso é algo que devemos buscar em uma eventual mudança de igreja.

Visitar outras igrejas é pecado?

(5) Alguns líderes e pastores ficam incomodados quando um membro visita outra igreja. Penso que isso não seja pecado, mas, evidentemente, os porquês aqui também são importantes para evitar fofocas e falatórios prejudiciais.

Por que você está visitando outra igreja e não está participando ativamente da obra de Deus realizada ali na sua igreja? Ou você está visitando outra igreja, mas também participa ativamente da sua?

Aqui também é necessário buscar motivos justos e corretos, pois todo membro de uma igreja local é importante e deve ter seu papel ali, ser operante, firme e participativo na comunidade! Isso é o que se espera de um bom crente!

Se existe o desejo de mudança de igreja, converse isso com sua liderança para que tudo fique claro. Se o motivo é outro, por exemplo, você está apenas indo ver algum pregador que gosta ou acompanhando um amigo novo convertido, creio que não haverá qualquer problema nisso.

Mas havendo qualquer questionamento sobre isso, explique com carinho. A maioria dos líderes (sérios) realmente se preocupa com um membro que possa estar indo por caminhos errados. Por isso, explique os motivos de suas decisões se houver espaço para esse tipo de conversa.