- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O apóstolo Paulo era casado, solteiro, divorciado ou viúvo?

Você Pergunta: Confesso que gosto muito de estudar a Bíblia, mas tem uma coisa sempre me deixou intrigado: o apóstolo Paulo era casado? Os textos parecem demonstrar que ele era solteiro, mas será que era comum um homem como ele permanecer solteiro mesmo dentro da cultura judaica que tinha o casamento como algo muito importante na vida de um homem? Pode nos esclarecer isso com o devido respaldo bíblico?

Caro leitor, essa é uma pergunta bem interessante. Vamos analisar alguns textos e tentar descobrir qual era o estado civil do apóstolo Paulo. Alguns afirmam que ele era solteiro, outros afirmam que o apóstolo Paulo era casado. Mas qual será o correto?

O apóstolo Paulo era casado, solteiro, divorciado ou viúvo? [1]

O apóstolo Paulo era casado, solteiro, divorciado ou viúvo?

(1) A primeira observação a ser feita é que não consta nas Escrituras Sagradas de forma clara qual era o estado civil [2] do apóstolo. Não temos nem a menção de uma possível esposa dele registrada e nem uma declaração clara dele mesmo a respeito de seu estado civil. Dessa forma, teremos de investigar nas entrelinhas dos textos para achar pistas dessa informação.

Leia também: O que significa contexto bíblico? Como ler a Bíblia dentro do contexto? [3]

(2) A pista mais próxima que temos ao que poderia ser o estado civil de Paulo é esta declaração: “E aos solteiros e viúvos digo que lhes seria bom se permanecessem no estado em que também eu vivo” (1 Coríntios 7:8). Uma primeira olhada nesse texto pode nos levar a crer que Paulo era solteiro ou viúvo, daí falar especificamente a esses dois grupos nesse texto. No entanto, devemos considerar mais algumas informações antes de darmos o veredito, pois nesse texto ele cita estes dois grupos porque estava exortando-os e não porque fizesse parte de um deles.

(3) Uma outra informação importante a se considerar é observarmos a forma como Paulo fala do casamento. Quando lemos alguns trechos, parece-nos se tratar de uma pessoa que conhecia profundamente o que é ser casado. Vejamos esse texto: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:25). Isso nos leva a crer que Paulo falava com conhecimento de causa, daí a sua capacidade de falar com tantos detalhes sobre o casamento, aconselhando os que são casados.

Neste outro texto Paulo fala também sobre a saciedade dos desejos sexuais dentro do casamento: Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado” (1 Coríntios 7:9). Esse tipo de conselho nos faz perceber que ele tinha um certo conhecimento nessa área de casamento que ia além da teoria.

Leia também: A Bíblia condena o sexo antes do casamento ou isso é uma invenção dos religiosos? [10]

(4) Com essas análises chegamos a pelo menos duas possibilidades: Paulo poderia ser viúvo ou divorciado (largado pela esposa). Era muito comum acontecer naquela época divórcios “forçados” quando um dos cônjuges judeus se convertia a Jesus Cristo. A sinagoga [11] e a pressão dos judeus, com ameaças de exclusão e retaliações, levava muitos a largarem o companheiro que havia se tornado cristão. Isso pode ter sido algo que aconteceu com Paulo, mas que ele não desejou relatar em nenhuma de suas cartas.

(5) Sendo assim, é pouco provável que Paulo fosse solteiro, devido ele seguir fortemente as tradições de seu povo antes de sua conversão a Cristo. E uma das tradições mais fortes era relacionada a formação da família (noivado e casamento) bem cedo na vida dos jovens. As duas possibilidades mais fortes são que Paulo fosse viúvo, ou seja, que tenha perdido sua esposa antes da sua conversão; ou que tenha sido largado por ela, devido a sua conversão a Jesus Cristo e a sua vida como missionário. A opção exata nunca saberemos, pois não nos foi revelado nas Escrituras. Dizer que Paulo era casado naquele momento não se enquadra aos relatos das escrituras. Dizer que Paulo era solteiro também não nos parece harmônico com as análises que fizemos.