- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

O apóstolo Paulo era casado, solteiro, divorciado ou viúvo?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você Pergunta: Eu admito que tenho grande interesse em estudar a Bíblia, e uma questão que sempre me intrigou é se o apóstolo Paulo era casado. Os escritos sugerem que ele era solteiro, mas levanta a dúvida se era comum um homem como ele permanecer solteiro, especialmente considerando a importância do casamento na cultura judaica. Será possível obtermos esclarecimentos sobre esse assunto com base nas passagens bíblicas?

Caro leitor, essa é uma pergunta bem interessante. Vamos analisar alguns textos e tentar descobrir qual era o estado civil do apóstolo Paulo. Alguns afirmam que ele era solteiro, outros afirmam que o apóstolo Paulo era casado. Mas qual será o correto?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [2]

O apóstolo Paulo era casado, solteiro, divorciado ou viúvo?

(1) A primeira observação a ser feita é que não consta nas Escrituras Sagradas de forma clara qual era o estado civil [3] do apóstolo Paulo.

Não temos nem a menção de uma possível esposa dele registrada e nem uma declaração clara dele mesmo a respeito de seu estado civil, por exemplo, dizendo que era solteiro. Dessa forma, teremos de investigar nas entrelinhas dos textos para achar pistas dessa informação.

Leia também: O que significa contexto bíblico? Como ler a Bíblia dentro do contexto? [4]

(2) A pista mais próxima que temos ao que poderia ser o estado civil de Paulo é esta declaração: “E aos solteiros e viúvos digo que lhes seria bom se permanecessem no estado em que também eu vivo” (1 Coríntios 7:8).

Uma primeira olhada nesse texto pode nos levar a crer que Paulo era solteiro ou viúvo, daí falar especificamente a esses dois grupos nesse texto.

No entanto, devemos considerar mais algumas informações antes de darmos o veredito, pois nesse texto ele cita estes dois grupos porque estava exortando-os e não porque fizesse parte de um deles.

(3) Uma outra informação importante a se considerar é observarmos a forma como Paulo fala do casamento. Quando lemos alguns trechos, parece-nos se tratar de uma pessoa que conhecia profundamente o que é ser casado.

Vejamos esse texto: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:25).

Isso nos leva a crer que Paulo falava com conhecimento de causa, daí a sua capacidade de falar com tantos detalhes sobre o casamento, aconselhando os que são casados.

Neste outro texto Paulo fala também sobre a saciedade dos desejos sexuais dentro do casamento: “Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado” (1 Coríntios 7:9). Esse tipo de conselho nos faz perceber que ele tinha um certo conhecimento nessa área de casamento que ia além da teoria.

Sendo assim, isso parece indicar que Paulo não seria solteiro, ou seja, alguém que nunca tenha se casado. Descartamos essa opção. Aqui descartamos também a opção de Paulo ser (naquele momento) casado, pois ele fala que estava em um estado ser compromisso algum com alguma mulher.

Ficamos, então, ainda com as opções divorciado ou viúvo que analisaremos a seguir.

Leia também: A Bíblia condena o sexo antes do casamento ou isso é uma invenção dos religiosos? [7]

(4) Com essas análises chegamos a pelo menos duas possibilidades: Paulo poderia ser viúvo ou divorciado (largado pela esposa). Era muito comum acontecer naquela época divórcios “forçados” quando um dos cônjuges judeus se convertia a Jesus Cristo.

A sinagoga [8] e a pressão dos judeus, com ameaças de exclusão e retaliações, levava muitos a largarem o companheiro que havia se tornado cristão. Isso pode ter sido algo que aconteceu com Paulo, mas que ele não desejou relatar em nenhuma de suas cartas.

Observe o que Paulo orienta quando um casal de um crente com um descrente entra em conflitos por causa da fé:

“Mas, se o descrente quiser apartar-se, que se aparte; em tais casos, não fica sujeito à servidão nem o irmão, nem a irmã; Deus vos tem chamado à paz” (1 Coríntios 7:15)

Soma-se ainda a informação de que Paulo poderia ser um membro do Sinédrio, pois dava seu voto em condenação de cristãos (Atos 26:10). Se isso for uma realidade, pode indicar que Paulo tenha sido casado quando era perseguidor da igreja, pois era necessário, por tradição, que o membro do Sinédrio fosse casado.

(5) Sendo assim, é pouco provável que Paulo fosse solteiro, devido ele seguir fortemente as tradições de seu povo antes de sua conversão a Cristo. E uma das tradições mais fortes era relacionada a formação da família (noivado e casamento) bem cedo na vida dos jovens.

As duas possibilidades mais fortes são que Paulo fosse viúvo, ou seja, que tenha perdido sua esposa antes da sua conversão; ou que tenha sido largado por ela, devido a sua conversão a Jesus Cristo e a sua vida como missionário.

A opção exata nunca saberemos, pois não nos foi revelado nas Escrituras. Dizer que Paulo era casado naquele momento não se enquadra aos relatos das escrituras. Dizer que Paulo era solteiro também não nos parece harmônico com as análises que fizemos.