- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Doar sangue e transfusão de sangue é pecado segundo a Bíblia?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Estava em um hospital acompanhando meu pai que estava enfermo e, no mesmo quarto, tinha uma pessoa muito doente. Fiquei espantada quando essa pessoa recusou o tratamento médico, pois ia precisar fazer uma transfusão de sangue. Segundo essa pessoa tanto doar sangue é pecado quando receber transfusão de sangue é pecado também segundo a Bíblia. Fiquei muito confusa com isso. Existe isso mesma na Bíblia?

Cara leitora, esse é um assunto que realmente causa algumas controvérsias. Provavelmente essa pessoa que não aceitou a transfusão de sangue [2] era Testemunha de Jeová.

Eles não aceitam doar sangue [3] e nem receber sangue, pois, segundo eles, existe essa proibição na Bíblia. Vamos analisar se esse pensamento se sustenta?

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [4]

Transfusão de sangue é pecado segundo a Bíblia?

(1) No Antigo Testamento a Bíblia tem leis específicas a respeito de não comer sangue: “Não comereis sangue em qualquer das vossas habitações, quer de aves, quer de gado” (Levítico 7:26).

Mais à frente é explicado o motivo desta proibição de Deus: “Portanto, a vida de toda carne é o seu sangue; por isso, tenho dito aos filhos de Israel: não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda carne é o seu sangue; qualquer que o comer será eliminado” (Levítico 17:14).

Segundo aqueles que defendem que a transfusão de sangue é pecado, esses textos demonstrariam que a Bíblia proíbe esse tipo de prática.

Sabemos que o povo de Israel devia obediência as leis alimentares e que elas tinham um objetivo dentro do plano de Deus de diferenciar a sua nação das outras.

No entanto, as leis alimentares não vigoram após Cristo! Vemos isso claramente em orientações como a do apóstolo Paulo:

“Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo” (Colossenses 2:16-17)

Transfusão de sangue é pecado porque é a mesma coisa que comer o sangue?

(2) Não precisamos ser mestres em linguística para ver claramente a diferença entre comer sangue e receber uma transfusão de sangue.

Comer implica que o alimento seja levado ao sistema digestivo, digerido e aproveitados os nutrientes do alimento, enquanto aquilo que não serve ao corpo é eliminado.

Já a transfusão de sangue tem o objetivo de salvar uma vida que está convalescendo através da transferência direta do sangue no sistema circulatório do paciente.

Essa lei alimentar do Antigo Testamento [6] não tem qualquer relação com a transfusão de sangue atualmente usada na medicina. Mas mesmo que tivesse, não estamos mais debaixo dela no tempo da graça!

Leia também: Comer sangue é pecado no Novo Testamento? [7]

(3) Mas e o texto de Atos 15:20? Vejamos esse texto: “mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue” (Atos 15:20).

Para os gentios não havia problema nenhum em comer sangue. E agora eles estavam se convertendo e na nova aliança de Cristo também isso não era um problema.

Porém, para os judeus que estavam se convertendo, isso era um tipo de ofensa a lei de Moisés! Os líderes da igreja, sabiamente, orientaram que a comunhão ficasse acima da liberdade pessoal para que houvesse paz entre judeus e gentios!

Ou seja, a questão das leis almentares ali em Atos não se tratava de estarem anulando a liberdade que a graça de Cristo trouxe, mas mostrando que abençoar o irmão “mais fraco”, que ainda não tinha conhecimento, era prioridade, acima da liberdade individual! Era um ato de amor também!

(4) A vida na Bíblia é apresentada como sagrada. É bem interessante que pessoas achem que transfusão de sangue é pecado, colocando suas vidas em risco, quando o sangue doado não implicou na morte da pessoa que doou o sangue!

Bem diferente das leis alimentares do Antigo Testamento, que, obviamente, implicavam na morte do animal a ser ingerido, e a não ingestão do sangue mostrava respeito pela vida que foi sacrificada. Parece-me bem clara essa contradição também sob esta ótica.

Doar sangue é pecado segundo a Bíblia?

(5) Sobre a doação de sangue, não há argumentos contrários que se sustentem. A doação de sangue é um ato de amor ao próximo

Portanto, um ato que se harmoniza com a ética bíblica. A Bíblia nos manda amar ao próximo com amor sacrificial:

“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” (João 15:13).

Se dar a vida em favor dos que precisam é incentivado, quiçá uma simples doação de sangue que é capaz de aliviar a dor dos que sofrem enfermidades graves!

Aliás, o primeiro grande doador de sangue foi Jesus Cristo, que derramou todo seu sangue na cruz para nos salvar:

“Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós” (Lucas 22:20)

(6) Sendo assim, dizer que a transfusão de sangue é pecado e que doar sangue é pecado é forçar os textos bíblicos a dizer o que não dizem!

É colocar na boca dos autores bíblicos conceitos que eles não ensinaram, pois doação e transfusão de sangue são coisas relativamente modernas e não existiam nas épocas bíblicas.

E também tentar ligar a ingestão de sangue na forma de alimentos com a transfusão, não tem qualquer sentido dentro do contexto bíblico devido as singularidades de cada uma delas.