- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Doar sangue e transfusão de sangue é pecado segundo a Bíblia?

Você pergunta: Estava em um hospital acompanhando meu pai que estava enfermo e, no mesmo quarto, tinha uma pessoa muito doente. Fiquei espantada quando essa pessoa recusou o tratamento médico, pois ia precisar fazer uma transfusão de sangue. Segundo essa pessoa tanto doar sangue é pecado quando receber transfusão de sangue é pecado também segundo a Bíblia. Fiquei muito confusa com isso. Existe isso mesma na Bíblia?

Cara leitora, esse é um assunto que realmente causa algumas controvérsias. Provavelmente essa pessoa que não aceitou a transfusão de sangue [1] era Testemunha de Jeová. Eles não aceitam doar sangue [2] e nem receber sangue, pois, segundo eles, existe essa proibição na Bíblia. Vamos analisar se esse pensamento se sustenta?

Doar sangue e transfusão de sangue é pecado segundo a Bíblia? [3]

Transfusão de sangue é pecado segundo a Bíblia?

(1) No Antigo Testamento a Bíblia tem leis específicas a respeito de não comer sangue: “Não comereis sangue em qualquer das vossas habitações, quer de aves, quer de gado” (Levítico 7:26). Mais à frente é explicado o motivo desta proibição de Deus: “Portanto, a vida de toda carne é o seu sangue; por isso, tenho dito aos filhos de Israel: não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda carne é o seu sangue; qualquer que o comer será eliminado” (Levítico 17:14). Segundo aqueles que defendem que a transfusão de sangue é pecado, esses textos demonstrariam que a Bíblia proíbe esse tipo de prática.

Veja também:
- Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa (Comece aqui) [4]
- Teologia sem mensalidades (Comece aqui) [5]
- Formação de Professores Para o Ministério Infantil (Comece aqui) [6]
- Memorização Fácil da Bíblia (Comece aqui) [7]
- Método Como Ler a Bíblia E Entendê-la Mais Facilmente (Comece aqui) [8]
- Outros Materiais (Comece aqui) [9]

Transfusão de sangue é pecado porque é a mesma coisa que comer o sangue?

(2) No entanto, não precisamos ser mestres em linguística para ver claramente a diferença entre comer sangue e receber uma transfusão de sangue. Comer implica que o alimento seja levado ao sistema digestivo, digerido e aproveitados os nutrientes do alimento, enquanto aquilo que não serve ao corpo é eliminado. Já a transfusão de sangue tem o objetivo de salvar uma vida que está convalescendo através da transferência direta do sangue no sistema circulatório do paciente. Essa lei alimentar do Antigo Testamento [10] não tem qualquer relação com a transfusão de sangue atualmente usada na medicina.

Leia também: Comer sangue é pecado no Novo Testamento? [11]

(3) A vida na Bíblia é apresentada como sagrada. É bem interessante que pessoas achem que transfusão de sangue é pecado, colocando suas vidas em risco, quando o sangue doado não implicou na morte da pessoa que doou o sangue, bem diferente das leis alimentares do Antigo Testamento, que, obviamente, implicavam na morte do animal a ser ingerido, e a não ingestão do sangue mostrava respeito pela vida que foi sacrificada. Parece-me bem clara essa contradição também sob esta ótica.

Doar sangue é pecado segundo a Bíblia?

(4) Sobre a doação de sangue, não há argumentos contrários que se sustentem. A doação de sangue é um ato de amor ao próximo, portanto, um ato que se harmoniza com a ética bíblica. A Bíblia nos manda amar ao próximo com amor sacrificial: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” (João 15:13). Se dar a vida em favor dos que precisam é incentivado, quiçá uma simples doação de sangue que é capaz de aliviar a dor dos que sofrem enfermidades graves! Aliás, o primeiro grande doador de sangue foi Jesus Cristo, que derramou todo seu sangue na cruz para nos salvar (Lucas 22:20).

(5) Sendo assim, dizer que a transfusão de sangue é pecado e que doar sangue é pecado é forçar os textos bíblicos a dizer o que não dizem, é colocar na boca dos autores bíblicos conceitos que eles não ensinaram, pois doação e transfusão de sangue são coisas relativamente modernas e não existiam nas épocas bíblicas. E também tentar ligar a ingestão de sangue na forma de alimentos com a transfusão, não tem qualquer sentido dentro do contexto bíblico devido as singularidades de cada uma delas.