- Esboçando Ideias - https://www.esbocandoideias.com -

Qual foi o pecado de Ananias e Safira? Foi ofertar pouco a Deus?

Você quer ter acesso a um método de ensino, que vai te fazer entender a Bíblia inteira, de Gênesis a Apocalipse?

Durante mais de 5 anos trabalhei criando aulas e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)… [1]

Você pergunta: Lendo lá em Atos 5 a história de Ananias e Safira fiquei um pouco confusa a respeito da severidade do castigo que Deus deu a eles. Eles morreram por que não deram todo o valor da venda da sua propriedade aos apóstolos? A oferta deles teria sido pouca e desagradado a Deus? Qual foi o pecado de Ananias e Safira que deixou Deus tão irado?

Cara leitora, esse realmente é um caso bastante emblemático ilustrado pelas Escrituras Sagradas. Mas analisando o texto e os contextos [2] conseguimos compreender melhor porque da severidade de Deus na vida de Ananias e Safira. Vamos compreender isso juntos analisando a Bíblia:

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez [3]

Qual foi o pecado de Ananias e Safira?

(1) Um pouco antes da narrativa do acontecimento na vida desse casal, observamos que existe a narrativa [4] de como a igreja daquela época vivia:

“Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade” (Atos 4:34-35).

Essa narrativa demonstra que essa igreja tinha uma grande liberalidade em suas contribuições, onde cada pessoa tinha a liberdade de usar seus bens para abençoar outros e faziam isso com muita tranquilidade para o bem da comunidade mais pobre e necessitada.

(2) Esse comportamento dessa igreja era aprovado por Deus. Inclusive é relatado o caso de Barnabé, um levita [5] que vendeu um campo e trouxe aos apóstolos a fim de colaborar na obra realizada naquele lugar:

“como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos” (Atos 4:37). Barnabé é elogiado por ser tão comprometido com o reino do Senhor.

(3) Essa atitude de muitos servos de Deus provavelmente foi um incentivo na decisão de Ananias e Safira de também participarem vendendo uma de suas propriedades.

No entanto, o que observamos é que eles queriam ter a “fama” de quem ajudava, mas não com a retidão de coração e humildade que Deus exige.

Os dois, em comum acordo, vendem a sua propriedade, mas mentem sobre a sua oferta, fingem uma situação mentirosa diante dos apóstolos:

“mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos” (Atos 5:2).

(4) O pecado de Ananias e Safira não está na oferta que deram. A Bíblia nos revela que o pecado deles foi o fato de mentir ao Espírito Santo:

“Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?” (Atos 5:3).

Isso nos mostra que Deus não está interessando no tamanho da oferta, mas em nossa fidelidade enquanto crentes.

O foco aqui foi claramente a intenção deles de fazer a obra de Deus fundamentados na mentira e no fingimento, coisas que não agradam a Deus.

Ananias e Safira tinham o direito pleno de ficar com todos os valores da venda de sua propriedade. Era deles!

No entanto, a partir do momento em que decidem fazer algo para Deus com ela, o que Deus requer era um coração reto. Para Deus os fins não justificam os meios, ou seja, a oferta em si não é nada se não vier acompanhada de um testemunho verdadeiro e de fé do ofertante.

Para Deus, o coração vale mais do que os valores. Tanto é verdade, que podemos nos lembrar do elogio de Jesus a uma viúva pobre que ofertou apenas duas moedas (um valor irrisório [7]), porém, com uma intenção e fé que alegrou o coração de Deus:

“Porque todos estes deram como oferta daquilo que lhes sobrava; esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento” (Lucas 21:4)

Mas Deus não foi muito severo com Ananias e Safira?

(5) Uma análise superficial pode nos levar a achar que o pecado deles foi algo sem maior gravidade. Porém, a Bíblia nos mostra claramente que o diabo é o pai da mentira (João 8:44), logo, esse casal estava servindo ao diabo [8], pois fingiram e mentiram que estavam servindo a Deus retamente.

Esse tipo de atitude é como um câncer dentro de uma igreja. Deus, em Sua soberania, escolheu fazer desse casal um exemplo marcante do tipo de atitude que Ele não aceita de forma alguma.

Tanto é verdade, que a notícia trouxe muito temor a todos que ouviram aquilo que Deus fez com Ananias e Safira: “E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos” (Atos 5:11).

O pecado de Ananias e Safira é um exemplo de que não podemos mentir a Deus, um exemplo aponta que Deus não suporta a hipocrisia e o fingimento.